Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
A historicidade da Arte na Educação em diálogo com experiências teatrais com jovens em conflito com a lei
Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Este trabalho pretende discutir os objetivos do teatro e o papel do professor de arte na Educação Básica, a partir de análise histórica das políticas educacionais e do relato de vivências teatrais. Considerando as premissas de alguns documentos basilares da educação, o artigo objetiva refletir, por meio da narrativa de propostas pedagógicas teatrais na socioeducação, a viabilidade de algumas diretrizes das políticas educacionais no Brasil, sobretudo no que concerne às artes, e os impasses que dificultaram a concretização dessas ações.

Tecnologia e o “ensino aprendizagem”
História, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este trabalho visa levar aos professores de História a possibilidade de uso da tecnologia disponível na escola, buscando mais interação por parte dos alunos, pois o mundo digital é uma ferramenta poderosa para estimular a curiosidade. Trazer os meios tecnológicos para dentro da sala de aula é de suma importância; percebemos que os discentes atuais estão voltados à imagem e não muito ao método tradicional. As transformações tecnológicas fazem aparecer novas necessidades sociais que se refletem na educação, estabelecendo indagações sobre a função da escola perante a tecnologia.

O protagonismo do aluno em projetos interdisciplinares: o Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo analisa o papel de protagonismo do aluno em projetos da proposta curricular chamada Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica. Com base em estudo do tipo etnográfico em educação, as residentes-pesquisadoras realizaram trabalho de campo observando e participando dos projetos, para depois fazer entrevistas e colher dados. Feitos esses procedimentos, somados a leituras e discussões teóricas sobre Paulo Freire, interdisciplinaridade e metacognição, o trabalho foi redigido com o docente-orientador a partir dos momentos de orientação da Residência Educacional.

Imunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.

Educação Inclusiva e formação continuada de professores no Ensino Fundamental I: reflexões a partir de uma experiência educativa na rede pública municipal de Guaçuí/ES
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

O principal objetivo do presente trabalho foi apresentar algumas reflexões sobre o processo de inclusão dos alunos da rede municipal nas escolas do segundo ano da Educação Fundamental de Guaçuí/ES. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com docentes atuantes nesse nível de ensino (os professores diretamente envolvidos) acerca de suas percepções a respeito da formação continuada, no intuito de investigar o quantitativo de crianças em atendimento. Por meio da pesquisa, foi possível perceber que há inúmeras dificuldades no cotidiano escolar da Educação Inclusiva.

A importância do ensino de Língua Inglesa nas escolas brasileiras: uma proposta de reformulação das diretrizes institucionais e dos conteúdos
Formação de Professores e Língua Estrangeira

Este artigo visa refletir sobre a importância da prática de ensino de Língua e Literatura Inglesa tal qual é dada ao ensino de Literatura Brasileira no ensino básico nas escolas públicas. A bibliografia foca nas dificuldades que o ensino de línguas estrangeiras enfrenta no sistema público de ensino devido a uma regulamentação descentralizada e à pouca importância dada à disciplina por ser considerada instrumental e secundária. Procurou-se verificar a aderência aos documentos legais que regem o ensino nacional, como a LDBEN e os PCN, além da importância dos aspectos culturais, com intuito de fornecer material para um aprofundamento no tema.

Filmes, conversações e afetos no currículo escolar da menina negra
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

As imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Este artigo buscará investigar as relações de gênero bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro.

A inclusão no ensino e na aprendizagem em Matemática
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O ensino e a aprendizagem de conteúdos que fazem parte da matriz curricular de Matemática no ensino regular vêm sofrendo modificações com o passar dos anos – e a inclusão de alunos com deficiências e com necessidades educacionais especiais também. Algumas metodologias são utilizadas a fim de oportunizar ao aluno aprendizagem adequada. O objetivo desta pesquisa é demonstrar quais atividades já foram empregadas nas salas de aula e propiciaram inclusão dos alunos surdos, além de analisar a promoção e as inovações encontradas no ensino-aprendizagem da disciplina.

Inclusão: desafios do atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Durante muitos anos, as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ficavam à margem da sociedade, sendo excluídas ou até mesmo mortas, como acontecia em algumas civilizações, como em Esparta, por acreditar que elas não teriam potencialidade a ser desenvolvida em prol da sociedade. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a trajetória das pessoas com deficiência na história da humanidade em estudo de cunho bibliográfico. Este trabalho busca compreender melhor os processos de transição das ideias sobre a deficiência até a atualidade, para construir uma sociedade inclusiva.

O uso do lúdico para o ensino e aprendizagem da Matemática
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho traz o relato de uma aluna de graduação em Pedagogia pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em que é apresentada sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica até a conclusão do curso. Juntamente com essa trajetória, é apresentado o uso do lúdico como metodologia de ensino para a Matemática, baseando-se em algumas disciplinas realizadas ao longo do curso. O objetivo do trabalho é relatar o contato com um ensino híbrido de graduação e o uso do lúdico para a aprendizagem da Matemática.