Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Farmácia; Nutrição e Alimentos; Saúde
Limpar filtros
Imunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.

Medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este estudo busca analisar os impactos da medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, retrospectivo, de natureza qualitativa, com corte transversal, envolvendo pesquisa de campo com professores regentes e professores de apoio que acompanham crianças que fazem uso de psicofármacos para a melhora do desempenho escolar. Foram entrevistados cinco professores de uma escola infantil da cidade de Montes Claros/MG, incluindo docentes que acompanhavam crianças com autismo em uso de medicamento.

A dança como elemento facilitador na Educação Física escolar para crianças com síndrome de Down
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação Física

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades positivas de desenvolvimento corporal, cognitivo, social e afetivo através da dança, especialmente para as crianças com síndrome de Down. Pela fundamentação teórica foi possível refletir e encaminhar o trabalho para as respostas possíveis ou esperadas. Esta pesquisa preocupa-se em apontar conhecimentos científicos sobre a síndrome de Down, as características comuns e o tratamento; é abordada também a inclusão das crianças com síndrome de Down na rede regular de ensino, pois cada vez mais aumenta a presença de portadores de necessidades especiais nas escolas regulares, as políticas educacionais estão empenhadas em promover a socialização dessas crianças.

A teatralização como ferramenta de Educação em Saúde com ênfase em parasitoses intestinais para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Saúde

A Educação em Saúde constitui-se como uma ferramenta de intervenção importantíssima para o controle e a prevenção de diversas infecções, em especial as parasitoses intestinais. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo conscientizar alunos de uma escola municipal sobre a prevenção de parasitoses intestinais por meio da teatralização. Para isso, foi realizado um relato de experiência por alunos de cursos distintos da área da Saúde e de Ciências Biológicas, utilizando o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo com escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Uno Celular: uma proposta de atividade de revisão dos conceitos da Biologia Celular
Saúde, Biologia e Biociências, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno. Os jogos lúdicos são grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem, por trazerem inúmeras contribuições. Pensando nisso objetivou-se a adaptação do tradicional jogo Uno ao conteúdo de Biologia Celular com a proposta de oferecer aos alunos melhor entendimento dos conceitos, possibilitando uma atividade lúdica de revisão e maior interação entre os alunos e com o docente.

O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de Aula

Pensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.

As Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical como forma de promoção da saúde na Comunidade da Maré
Saúde e Música

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre uma pesquisa desenvolvida a partir da Art-Based Research (ABR) como potencialidade na articulação entre arte e ciência com moradores do Complexo da Maré. Na primeira parte, abordamos o referencial teórico adotado na pesquisa referente à linha de pesquisa Ciência e Arte no mestrado em Ensino em Biociências em Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, enquanto na segunda descrevemos a metodologia ABR, assim como o detalhamento do cenário de pesquisa. Ao final, trazemos análises de conversas feitas com quatro participantes de cada oficina.

O professor e as potencialidades do aluno com dislexia
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A produção científica sobre dislexia tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro, tendo apontado diferentes aspectos que merecem uma análise mais acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções, relevamos o papel do professor e as potencialidades do aluno com dislexia, a fim de buscar respostas à seguinte problematização: Quais as orientações didáticas de que o professor pode fazer uso no despertar das potencialidades do aluno com dislexia no contexto escolar? Para tanto, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema dislexia, a fim de dar suporte ao professor sobre como diagnosticar e como saber lidar com alunos com dislexia no contexto escolar.

A inserção de temas transversais no ensino: saneamento básico e saúde
Saúde e Formação de Professores

As questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializa questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se trata de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.