Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtros
Os impactos causados pela supervalorização da mídia pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional

Com a globalização, avanços tecnológicos surgiram, ocasionando transformações no comportamento dos educandos de todo o mundo. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo interpretar o impacto constante da valorização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a mídia e como ela pode afetar seu processo de ensino-aprendizagem. No que se refere à metodologia, é trabalho teórico de natureza bibliográfica, qualitativa, uma vez que se baseia na interpretação de como os alunos agem conforme a mídia induz, juntamente com o papel do docente diante desse cenário.

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e suas implicações para o processo de formação do pedagogo
Formação de Professores e Política Educacional

Em virtude de o gestor escolar ter um papel fundamental no ambiente escolar, a pesquisa teve como objetivo geral compreender as implicações do Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica para a formação do aluno graduando em Pedagogia em uma instituição pública de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará, tendo como objetivos específicos: entender a relação teoria e prática no Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica, analisar o papel do pedagogo no âmbito da gestão educacional e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos no estágio. O motivo para pesquisar esse tema partiu da necessidade de entender melhor o Estágio Supervisionado em Gestão Educacional.

Estado da arte: a importância do uso das TDIC como auxílio no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de modelos atômicos de Química
Química, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Buscou-se através deste trabalho fazer um levantamento de pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2017 a 2021 do uso dos recursos didáticos com auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de Química, mais especificamente conteúdos relacionados aos modelos atômicos. Fez-se uso de uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, com mapeamento das produções acadêmicas, mediante o método do “estado da arte”, na base de dados Google Acadêmico. Verificou-se que as pesquisas voltadas para a importância das TDIC no processo de ensino-aprendizagem ainda são relativamente pequenas.

Relação entre saúde física e emoções positivas na aprendizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional
Saúde, Formação de Professores, Instituição Escola, Educação Física e Política Educacional

Este artigo aborda a relação existente entre saúde física e emocional no âmbito educacional, havendo, portanto, necessidade de maior entendimento sobre esses assuntos, que se fundamentam em três pontos principais: saúde física, emoções positivas e perspectivas para o cenário educacional. Sabemos que os desafios encontrados atualmente no que se refere à socialização e à capacidade de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade na questão emocional e no processo de aprendizagem são enormes e a escola precisa se ressignificar a cada dia.

Letramento visual no contexto Língua Inglesa: uma proposta para o 1º ano do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no curso de mestrado do Colégio Pedro II (MPPEB). Faz parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do grupo de estudos Geplieb, com pesquisa sobre letramento visual, propondo prática pedagógica que contribui para o letramento visual em escolas públicas brasileiras. O projeto é baseado na Gramática de Design Visual, de Kress e Leeuwen, e em documentos brasileiros da Educação Básica, como a BNCC e o currículo de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. A investigação implica debater o letramento visual nas escolas, contribuindo para o pensamento crítico já nos primeiros anos de escolaridade.

A importância da formação docente para a Educação de Surdos nos ambientes educacionais
Formação de Professores e Política Educacional

A Educação de Surdos tem se tornado muito relevante em suas pesquisas; porém, ao mesmo tempo que avança por um lado, existem questões que ainda precisam ser implementadas pela escola e pela sociedade em geral. Este trabalho visa debater aspectos voltados para a formação de professores e ressaltar alguns pontos voltados para a educação bilíngue de surdos dentro de seus ambientes escolares. Localizamos a princípio uma breve história da Língua Brasileira de Sinais – Libras; também vamos relacionar o tema à abrangência da cultura e trazer a discussão sobre algumas das legislações que salientam esse ramo da educação.

Educação de Jovens e Adultos: formação docente, práticas pedagógicas e letramentos
Sociologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Objetivamos tecer reflexões a respeito da situação educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente das questões que atravessam a formação de professoras/es e as práticas pedagógicas aplicadas nesse segmento de ensino, em particular práticas de letramento crítico. Para esse fim, o texto se constrói a partir de análise bibliográfica de estudos como os de Faria, Soares e Pedroso, Schneider e Fernandes, os quais oferecem bases teóricas para pensar, no contexto atual, as questões de interesse deste trabalho. Também apresentamos brevemente uma proposta de abordagem da leitura do gênero charge em sala de aula, à luz da uma perspectiva que valorize as práticas de letramento crítico (Sousa e Oliveira).

Formação continuada para professores de sala de recursos multifuncional: uma contribuição com as novas tecnologias digitais
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

A formação continuada de docentes da Educação Inclusiva é tema emergente e relevante. A temática vem ganhando espaço nas discussões educacionais, apontando para a necessidade de construção de olhares inovadores e a efetivação da qualidade educacional, a fim de provocar rupturas com o modelo conservador de formação continuada. Esta pesquisa deu voz aos que estão no “chão da escola” e respiram as necessidades da comunidade escolar, por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, e contou com rodas de conversas para colher informações junto aos professores participantes e questionários estruturados que serviram de suporte.

O labor docente e a alienação do trabalho
Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é discutir o fenômeno da precarização do trabalho do professor dentro da Educação Básica e expandir a discussão a fim de buscar refletir até que ponto o trabalho precarizado do professor pode se configurar como um trabalho alienado. Para isso, iremos pensar sobre como se dá o trabalho alienado de professores, os motivos pelos quais o trabalho alienado ocorre e, por fim, a quem interessa essa alienação e como combatê-la. A História vem nos ensinando que mudanças sociais são feitas a muitas mãos. Daí a importância de valorizarmos a figura da luta coletiva.

Abordagem da variação linguística em livro didático da 6ª série do Ensino Fundamental
Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O intuito deste trabalho foi realizar uma análise do tratamento dado à temática da variação linguística pelo livro didático, tomando como corpus de investigação a obra Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, que foi organizada pelos professores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. As variações linguísticas devem ser trabalhadas cada vez mais dentro da sala de aula; o preconceito linguístico ainda é muito forte no Brasil e muitas vezes pode provocar a evasão escolar de inúmeros alunos. Dentro desse contexto é que analisamos criticamente como a variação linguística é abordada no livro didático, destacando seus pontos positivos e mais frágeis.