Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Reta Curiosa – uma abordagem com jogo sobre o aprendizado de reta, semirreta e segmento de reta
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O trabalho tem o intuito de demostrar, com uma pesquisa com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conteúdos matemáticos. Pretende ainda evidenciar, pelo questionário aplicado nas turmas após a apresentação do conteúdo de retas, que quanto mais trabalharmos jogos matemáticos, mais notória será a facilidade de aprendizado. Vários relatos dos estudantes afirmam que os jogos são uma forma prazerosa de estudar. Nos gráficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conteúdo mais fácil após o jogo e dos que consideraram o assunto difícil antes do jogo.

Língua e sociedade: ensino que liberta
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem como principal objetivo traçar uma pesquisa sobre a relação entre língua, sociedade e ensino, fazendo com que o foco principal seja uma real transformação na forma de educar os alunos da rede pública em Língua Portuguesa. Para tanto, o artigo traz um relato observacional realizado em 2020. Foi analisada a aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio durante algumas semanas, a partir de uma leitura de alguns dos principais autores brasileiros, como Paulo Freire, Sírio Possenti e João Geraldi, entre outros. Tanto o relato como todo o material aqui produzido objetiva enriquecer o debate sobre o melhoramento da educação brasileira.

A saúde mental e a escola online – relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste artigo é analisar relatos dos desafios que os estudantes vêm enfrentando durante o isolamento físico, seus medos e perspectivas no pós-quarentena. Atualmente, estamos passando por dias difíceis, afastamo-nos de pessoas que amamos, deixamos de visitar amigos próximos, fizemos da nossa casa nosso trabalho, virando home office, o quarto dos estudantes virou sala de aula e nossa rotina virou de cabeça para baixo; isso tudo vem deixando consequências na saúde mental das pessoas, principalmente dos estudantes. Pensando nisso, as autoras tiveram o intuito de realizar esta pesquisa usando as referências bibliográficas disponíveis e dados coletados em escolas da rede pública de Canoas/RS.

Inclusão e mediação escolar: relato do processo inclusivo de uma criança autista
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo buscou compreender o processo inclusivo de uma criança com necessidades educacionais especiais através do relato de caso, objetivando incitar novos olhares que sejam capazes de evidenciar que a inclusão social é fundamental para alcançar o êxito no processo de inserção escolar e, a partir disto, promover a construção de diferentes arranjos organizacionais. A escolha desta temática decorreu do acompanhamento diário, como profissional de apoio, das vivências de socialização desse aluno em situação de inclusão em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, o estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa que se deu através da revisão bibliográfica sustentado teoricamente em pressupostos que discutem a inclusão.

As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.

A importância da coordenadoria de tecnologia educacional para a implantação de um projeto de inovação tecnológica na escola
Formação de Professores

Este artigo aborda o papel do professor coordenador de tecnologia educacional, como responsável pela implantação do projeto de inovação tecnológica na escola. Reflete sobre os desafios desse profissional em promover a formação continuada dos docentes visando inserir as ferramentas de tecnologias no ambiente educacional. Para que um projeto de inovação tecnológica seja bem sucedido, faz-se necessário que o professor coordenador acompanhe o processo ensino aprendizagem e busque soluções que fomentem práticas pedagógicas com o uso de tecnologias na escola.

Ensino de Física e Matemática na Educação de Jovens e Adultos: desafios e alternativas didáticas
Formação de Professores

Diante da necessidade de alternativas para a construção de um currículo contextualizado, com estratégias de ensino específicas, diferenciadas, principalmente considerando os alunos da Educação de Jovens e Adultos, foi feita pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa com o intuito de ampliar discussões quanto ao ensino de Física e Matemática para tal público, analisando-se propostas didáticas provenientes do Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa indicou que há trabalhos com resultados positivos quanto ao envolvimento dos alunos ao utilizar estratégias de aproximação das experiências diárias desses sujeitos na sala de aula.

A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG
Avaliação

O processo de avaliação nas escolas de Ensino Fundamental torna-se elemento de exclusão pedagógica dos alunos por meio do reducionismo da categorização entre aptos e inaptos para prosseguir nos estudos. É uma realidade que causa prejuízos para os alunos. Este manuscrito apresenta uma investigação, seguida de discussão e análise sobre como os professores concebem o processo avaliativo numa escola do Ensino Fundamental em Formiga/MG. A metodologia do estudo baseia-se em rigoroso levantamento bibliográfico e em entrevistas estruturadas em questionário, realizadas com 15 professores da escola.

O professor e as potencialidades do aluno com dislexia
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A produção científica sobre dislexia tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro, tendo apontado diferentes aspectos que merecem uma análise mais acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções, relevamos o papel do professor e as potencialidades do aluno com dislexia, a fim de buscar respostas à seguinte problematização: Quais as orientações didáticas de que o professor pode fazer uso no despertar das potencialidades do aluno com dislexia no contexto escolar? Para tanto, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema dislexia, a fim de dar suporte ao professor sobre como diagnosticar e como saber lidar com alunos com dislexia no contexto escolar.

Análise crítica da proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o Currículo Mínimo do 6º ano utilizado nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, trazendo aspectos referentes à sua elaboração e sobre como ele afeta os docentes e a parte principal de todo o sistema educacional: os alunos. O trabalho está dividido em tópicos que abordam diferentes aspectos sobre nosso objeto central de estudo, usando como fonte, além de alguns autores, as observações realizadas por mim durante o período de estágio.