Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.

Buscas pedagógicas em tempos de crise: sobre os pensamentos de Boaventura de Sousa Santos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo é um estudo do livro de Boaventura de Sousa Santos e serviu de estímulo para análise conjuntural daqueles que apoiam os pressupostos da inclusão e de uma “educação para todos”. Associada ao distanciamento presenciado na pandemia, encontramos a exclusão perene e histórica que estudantes vulneráveis enfrentam. A atuação docente avançou para o ambiente virtual como uma construção em trânsito e sem manuais. A pandemia foi mais difícil para grupos vulneráveis e a adaptação já tem sido considerada fator inicial de mudança em estudos sobre Educação Inclusiva.

Educação Infantil: relato de vivências nos campos de experiências da BNCC: Educação e experiências mediadas pelas famílias
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A finalidade desta produção é descrever as experiências vivenciadas no ensino remoto com o auxílio e mediação das famílias na pandemia de covid-19 no ano de 2020. E assim reconhecer o ótimo trabalho da Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Distrito de Caramujo, Município de Cáceres/MT. As atividades estudadas foram desenvolvidas especialmente com a turma de creche unificada de dois e três anos de idade; para esse propósito, foram realizadas atividades com o objetivo de dar continuidade e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Ensino remoto no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba/BA, em tempos de pandemia: percepções e desafios dos discentes
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.

Inovação na Educação Infantil tendo como foco a aprendizagem baseada no ensino híbrido
Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo objetiva proporcionar aos professores conhecimento teórico e prático a respeito do ensino híbrido, principalmente sobre Rotação por Estações, com estratégias e metodologias que podem ser implantadas em sala de aula. O ensino híbrido, que de forma simplificada é a mescla do ensino presencial aliado às tecnologias e aos recursos do ensino a distância, proporciona aos professores e às crianças uma nova forma de ensinar e aprender; aliando conhecimento, discussões e uso de tecnologias, permite que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e que os professores sejam mediadores desse processo.

QuimicAtiva: a gamificação como estratégia pedagógica, motivacional e avaliativa durante o ensino remoto
Química e Educação a Distância

O ensino remoto tem se apresentado como a única alternativa pedagógica e didática viável no enfrentamento dos obstáculos educacionais em tempos de pandemia. Entretanto, as práticas de ensino, o desestímulo e a escassez de recursos avaliativos verificados nessa modalidade emergencial de ensino foram otimizados com a finalidade de obter aprendizagem significativa. Diante da necessidade de desenvolver estratégias didáticas efetivas, o projeto teve como objetivo utilizar a gamificação como estratégia de melhoria pedagógica, motivacional e avaliativa aplicando o jogo QuimicAtiva nas aulas virtuais.

Formação continuada de professores em tempos de pandemia: do improviso à realidade – relato de experiência na Educação Especial
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo apresenta as percepções de “segundas professoras” e professoras que atuam no AEE sobre a participação em um processo de formação continuada. É um estudo de caráter exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, desenvolvido no contexto do trabalho remoto em decorrência da pandemia da covid-19. A formação continuada de professores mediada pelas tecnologias digitais e organizada a partir das demandas que emergem da prática pedagógica é uma possibilidade de enfrentamento das dificuldades encontradas no trabalho remoto e no ensino presencial.

Imunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.

Ensino remoto e Matemática: a participação restrita de estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula

Este texto é oriundo do Estágio Curricular Supervisionado III, que, devido à pandemia, aconteceu de maneira remota. Os estudantes pouco se envolveram com as atividades propostas, justificando o objetivo deste artigo, que é identificar os motivos que levaram à participação restrita dos estudantes em Matemática no ensino remoto. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário aos estudantes. Os dados apontam que os participantes têm outras ocupações, por isso a participação restrita nas aulas de Matemática. A carga elevada de exercícios aparece em destaque nos resultados. Esses dados alertam para a necessidade de repensar o ensino desse componente curricular, ainda de forma mais intensa no ensino remoto noturno.

Tecnologia e educação: a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem por objetivo observar e analisar a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora da aprendizagem no período da pandemia da covid-19. A pesquisa consiste em pensar a ferramenta para o ensino de aulas remotas por meio das tecnologias digitais e apresentar a metodologia de forma expositiva-qualitativa, por métodos de observação e análises com base em pesquisas em sites, reportagens, notícias e artigos relacionados ao tema e com embasamento teórico de pesquisadores da área da linguagem, tecnologia e Educação, como Braga, Lévy, Rojo, Cordeiro e Castilho, entre outros.