Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
É possível falar de nanotecnologia na escola? Uma proposta de artigo científico para crianças e adolescentes
Saúde, Biologia e Biociências, Química, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

O universo científico e tecnológico está em contínua transformação, e um dos importantes papéis da educação é possibilitar à criança e ao adolescente que compreendam a sociedade e o seu desenvolvimento de forma crítica. A nanotecnologia está em avanço constante para o combate a microrganismos patogênicos que podem causar várias doenças. A maioria das crianças e adolescentes possui pouco contato com os conhecimentos que norteiam esses avanços tecnológicos nas escolas. O objetivo do artigo é abordar o contexto pedagógico em que a nanotecnologia se enquadra nas escolas.

Contribuições para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica
Matemática

Muitos alunos continuam apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Para o embasamento desta pesquisa qualitativa bibliográfica foram analisados artigos de diversos autores. Verifica-se, portanto, que para falar sobre a aprendizagem é preciso falar também sobre o ensino, uma vez que a aprendizagem e o ensino estão interligados. Assim, entende-se a relevância da figura do professor no papel de facilitador na construção do conhecimento dos alunos. A aprendizagem do aluno está vinculada à intermediação do professor, bem como à utilização de materiais didáticos e manipuláveis em sala de aula.

Que tal um cafezinho? Métodos de preparo de café como temática de ensino em Ciências
Biologia e Biociências, Química e Vivências de Sala de Aula

Este relato contém as observações referentes à aplicação de uma sequência didática abordando o conteúdo separação de misturas em uma aula de Ciências, com uma turma multisseriada de 5ª e 6ª etapa de EJA. A sequência foi desenvolvida em oficina que compreendeu a apresentação teórica de três processos de extração da bebida, a demonstração prática e degustação do café produzido. Pode-se concluir que a realização da atividade teve impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem, pois foi possível visualizar na prática e de forma contextualizada o que foi aprendido na aula teórica.

Projeto de construção de um semáforo de trânsito sonoro para deficientes visuais em uma escola pública
Física, Matemática e Vivências de Sala de Aula

A mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual afasta estudantes da sala de aula. As políticas públicas que deveriam garantir o acesso desses indivíduos ainda precisam ser discutidas dentro e fora do ambiente escolar. Assim, observa-se que o debate do tema é necessário, de modo a promover a efetiva inclusão de alunos. Nesse contexto, apresentamos aqui um relato de uma experiência que foi desenvolvida em uma turma de Física de uma escola pública, em que se pretendeu, com base em um tema chave (a acessibilidade dos estudantes com deficiência visual), observar o desenvolvimento das competências curriculares.

Estratégias para divulgação científica em Entomologia: um relato do projeto Meu Amigo Inseto
Biologia e Biociências, Educação Infantil e Formação de Professores

O projeto de extensão Meu Amigo Inseto consiste em um programa de divulgação científica voltado a estudantes da Educação Básica a fim de construir, com a divulgação de materiais digitais e ações em escolas, uma nova visão sobre a classe dos insetos, trazendo uma nova vivência com esses animais. O projeto foi executado pela produção de conteúdos digitais publicados na página do Instagram @meuamigoinseto, jogos digitais e ações presenciais em escolas e no Laboratório de Entomologia da UFG. Verificou-se a influência do projeto através de um teste χ2 aplicado para as postagens e através de dados observacionais coletados.

O universo virtual como conteúdo de trabalho em sala de aula: relatos de experiência
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

Os trabalhos com as tecnologias nas escolas devem ir além do simples operacional na utilização de mecanismos práticos e de acesso à internet. Eles devem possibilitar a reflexão sobre posturas e comportamentos sobre o que é publicado nas redes, problematizando as suas consequências. Neste documento, apresentamos duas iniciativas realizadas em nossa prática educativa; nelas, os conteúdos virtuais são veiculados nas plataformas digitais como focos de trabalho, com o intuito de melhor pensar a forma como nos comportamos em determinados espaços virtuais de comunicação.

Utilização da saga "Harry Potter" no ensino significativo das Ciências por meio de analogias e ludicidades: uma pesquisa bibliográfica
Biologia e Biociências, Física e Química

Muitas vezes, o ensino de Ciências não é recebido da forma mais satisfatória pelos alunos. Dito isso, esta pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que foi realizada com base em análises de artigos científicos, além de buscar por referências às Ciências da Natureza na coletânea Harry Potter, tem como finalidade evidenciar a importância da prática da ludicidade e do conhecimento de analogias. Esse exercício se fará por meio da literatura fantástica no uso da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, como método para desenvolver e despertar o interesse dos alunos pelos estudos científicos.

Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.

Regiões poligonais triangulares: uma investigação com dobraduras no Ensino Fundamental
Matemática, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetivou investigar de que forma as dobraduras auxiliam no ensino-aprendizagem de formas geométricas. Foram apresentadas atividades investigativas no 7º ano do Ensino Fundamental pelo Google Meet durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa abordando triângulos e respectivas regiões triangulares. A metodologia foi uma sequência de ensino utilizando materiais manipuláveis, explorando dobraduras. Mesmo no ensino remoto, foi possível aproximar a Geometria aos alunos com atividades concretas. As aulas foram gravadas em vídeo pelo professor, e, posteriormente, as gravações foram analisadas.

Um panorama sobre o uso de jogos didáticos de Biologia
Biologia e Biociências

Ferramentas didáticas, como jogos, podem auxiliar na aprendizagem, enriquecendo o cognitivo, instigando o senso crítico, estimulando a criatividade, fazendo o aluno pensar enquanto brinca, contudo é mister que o jogo didático tenha um bom embasamento teórico para alcançar seus propósitos pedagógicos. Assim, o objetivo deste trabalho é oferecer ao leitor uma breve revisão de literatura, com caráter exploratório, envolvendo os grandes temas da Biologia, sobre o uso de jogos didáticos, buscando uma reflexão dos tipos de jogos construídos e quais seus objetivos no processo de ensino-aprendizagem.