Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtros
“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.

A arte como combate à crise de audiência e ao adoecimento mental na escola
Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Neste artigo, apontamos um desafio a ser enfrentado na educação brasileira: superar a crise de audiência nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que vêm sendo oferecidos pelos institutos federais (IF). Trataremos os fenômenos com base em referencial bibliográfico como ferramenta para entender determinações que perpassam as condições materiais relacionadas ao afastamento do estudante do processo de ensino-aprendizagem. Apontamos o papel da arte na mudança das condições de existência relacionadas à crise de audiência no Ensino Médio a partir da ressignificação da função social da escola.

Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos nas escolas regulares em Lucas do Rio Verde/MT. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos que discutem surdez, Libras, inclusão e aprendizagem. Consultamos o Plano Municipal de Educação e o documento de referência curricular do município. O método utilizado foi o dedutivo e os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento contínuo das políticas públicas, visando a uma atuação efetiva em favor do atendimento desses alunos, a partir de políticas que garantam o respeito às diferenças para uma educação de qualidade.

Os desafios do ensino-aprendizagem de um aluno com transtorno do espectro autista no Ensino Técnico de Nível Médio em uma escola pública
Química, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O transtorno do espectro autista faz parte dos transtornos de desenvolvimento e é caracterizado pelo comprometimento de habilidades sociais de comunicação e comportamento estereotipados. O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência sobre os enfrentamentos e ações desenvolvidas para acolher e ensinar um aluno com autismo num curso técnico integrado numa escola pública da rede federal. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa separada em duas etapas. O aluno apresentava dificuldades na fala e na escrita e as avaliações foram adaptadas: questões objetivas e com menor necessidade de escrita.

Pibid, Educação Física e pandemia: vivências e desafios em uma escola pública
Educação Física e Política Educacional

Este é um relato de experiência que se sustenta em uma pesquisa descritiva baseada nas ações e nos desafios vividos por um grupo de acadêmicos do Pibid em uma escola pública municipal de Corumbá/MS, de modo especial durante o período da pandemia. O objetivo foi relatar e analisar as experiências e os desafios enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar, sobretudo demonstrando as estratégias utilizadas ao longo das aulas nesse período. Os resultados demonstram que as formações continuadas nortearam as ações durante o período e que diversas limitações contribuíram para sobrecarregar o trabalho dos professores.

Professor da EJA: o sujeito da práxis pedagógica
Antropologia, Comunicação, Filosofia, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que aborda a ação dos professores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antônio Martins/RN. As reflexões estão voltadas à práxis dos docentes, bem como do universo do público discente que frequenta as aulas da modalidade. A pesquisa constituiu-se na aplicação de questionários semiestruturados entre professores e alunos, abordando a importância da formação docente para esse público-alvo. O amparo metodológico se deu por leituras pertinentes à temática.

Obstáculos para a dialogicidade entre a escola e os adolescentes sobre sexualidade
Saúde, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

Este estudo objetivou conhecer os obstáculos percebidos pelos alunos na efetivação do diálogo entre escola e os adolescentes sobre sexualidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo com 53 alunos concludentes do Ensino Médio de uma escola no interior cearense. Entre os obstáculos que impedem a dialogicidade entre a escola e os estudantes estão tabu, medo, insegurança, religião e desconhecimento do assunto. É necessário que os docentes sejam preparados para discutir assuntos que causam desconforto no âmbito escolar, haja vista que a escola é o espaço de educação que deve cumprir seu papel social de informar e formar.

Práticas pedagógicas para reconhecimento de gêneros textuais e compreensão de descritores da Matemática em classe multisseriada
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente artigo surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo propor uma nova estratégia pedagógica para o reconhecimento dos gêneros textuais e a compreensão dos descritores da Matemática em classe multisseriada com os alunos do 5º ano, por meio de um simulado digital. Para atingir o objetivo da pesquisa, convidamos gestores escolares, professores, responsáveis e alunos. Após a aceitação do convite para a pesquisa, aplicaram-se questionários no Google Forms, além de uma atividade pedagógica com questões de Língua Portuguesa e Matemática, pelo aplicativo Socrative.

Desenvolvendo habilidades para ingressar na carreira docente com sucesso
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo é o resultado das práticas desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica implantado pela professora doutora Antônia Dalva França Carvalho de agosto de 2018 a janeiro de 2020, a partir do fazer/saber dos residentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no contexto da sala de aula. Sabemos que esse fazer/saber é decisivo para conquistar a confiança dos alunos e para o fluxo tranquilo das atividades desenvolvidas, conduzindo, assim, o aluno à aprendizagem significativa. Para tanto, vale questionar também o que é uma aprendizagem significativa, segundo vários estudiosos da Educação.

Laboratório de informática: um recurso necessário para o ensino-aprendizagem
Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho relata o uso do laboratório de informática como um recurso fundamental para o ensino-aprendizagem dos alunos, tornando o processo mais dinâmico, criativo e prazeroso. O laboratório de informática nas escolas é um mecanismo essencial para os alunos e para os profissionais da escola para um novo mundo tecnológico. A sociedade está passando por inúmeras mudanças, e uma dessas é a tecnologia, que está presente no cotidiano das pessoas. O método utilizado foi bibliográfico, em diversos artigos, sites, revistas, periódicos etc. e mobiliza-se para a necessidade de mudanças no processo educacional.