Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
Acervo e técnicas organizacionais de uma coleção didática de Zoologia
Zoologia e Biologia e Biociências

Conhecer a biodiversidade possibilitou identificar seu potencial econômico, medicinal e cênico. Coleções biológicas são testemunho da biodiversidade, podendo contribuir para o aprendizado pela observação e análise dos organismos. Para isso, devem estar em boas condições para garantir o uso de todo seu potencial pedagógico. No presente estudo foi desenvolvido o levantamento da diversidade zoológica do acervo fixado em álcool 70% do Instituto Federal do Espírito Santo - Câmpus Santa Teresa. Realizou-se a identificação, catalogação e organização da coleção, visando transformá-la num acervo duradouro e de fácil utilização. O material foi triado, etiquetado e os dados foram planilhados. A logística organizacional proposta permitiu facilitar o uso e acesso do acervo.

Repórter Natureza: observações botânicas no Ensino Fundamental
Botânica

O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência do desenvolvimento de um projeto de extensão mediado pela realização de observações naturalísticas no Horto Botânico do Museu Nacional – UFRJ como recurso complementar de forma a remediar a cegueira botânica. Este artigo é um relato de experiência proveniente do projeto de extensão intitulado Repórter Natureza, que teve como intenção desenvolver atividades de educação em Botânica, através de observações naturalísticas, elaboração de textos e postagens em blogs. Essas atividades foram elaboradas por alunos de turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I
Ecologia e Meio Ambiente

Promover uma proposta investigativa não é apenas fazer uma pergunta para que os alunos possam solucioná-la; é criar um ambiente investigativo nas aulas, levando os alunos a pesquisar, tocar, experimentar, usar, mexer, fazer, refazer e principalmente errar e tentar novamente. Essas habilidades procedimentais são desenvolvidas de forma gradual enquanto os alunos interagem com seus colegas, desenvolvendo também habilidades atitudinais; para a concretização de sua aprendizagem, o registro do processo é importante, desenvolvendo a habilidade conceitual. Este trabalho traz uma sequência didática tendo como tema a poluição das águas e como base teórica o ensino por investigações.

Efeito estufa x aquecimento global: percepção dos alunos e uso de simulador para elucidar tais conceitos
Ecologia e Meio Ambiente, Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

Efeito estufa é o processo natural e vital no decorrer do qual a atmosfera terrestre aprisiona o calor dos raios solares, por meio de gases chamados de gases estufa, e mantém a Terra em temperatura constante. Porém, um conceito equivocado de efeito estufa vem sendo difundido, apresentando-o como sinônimo de aquecimento global; como um processo prejudicial e destrutivo. Este trabalho visou esclarecer tal conceito por meio do uso de um simulador em uma aula de Biologia das turmas da segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva, no município de São José de Ubá/RJ. Paralelamente, um questionário foi empregado antes e depois da exposição do simulador, visando constatar a (in)eficiência da aplicação desse recurso didático como facilitador de aprendizagem.

Uso de biodigestor didático e técnica de animação para ensino de Química aos educandos indígenas
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A alfabetização científica é um dos pontos-chave no ensino de ciência, pois associa a ciência com o cotidiano do aluno, desatrelando o conhecimento baseado meramente em métodos pedagógicos com a apresentação de conteúdos dogmáticos desprovidos de reflexões críticas. Em relação aos elementos que permeiam a cultura indígena, observa-se despreparo dos profissionais da Educação para tratar da temática, porque as universidades ainda apresentam uma defasagem de formação dos docentes para atender às questões multiculturais.

Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente: possíveis encontros
Ecologia e Meio Ambiente

Vivenciamos, na atualidade, um aumento significativo de problemáticas de ordem social e política que impactam o meio ambiente. O mundo atual é dominado pela lógica capitalista, que enaltece o consumo exagerado. Diante de tais problemáticas, este artigo tem como objetivo sensibilizar professores de Educação Básica para o trabalho com a preservação ambiental, sustentabilidade e Educação Ambiental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tal, realizamos buscas em base de dados confiáveis e selecionamos artigos com essas temáticas que, pelas nossas análises, apresentam possibilidades de “encontros” entre Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente. Assim, além de apresentar aos leitores uma síntese de como a relação consumo e degradação ambiental tem sido abordada por esses autores, intentamos que o presente estudo possa despertar para a urgência de diálogos sobre a preservação ambiental, bem como para as possibilidades de uma educação interdisciplinar nesse sentido.

O Parque Mutirama como espaço não formal e potencializador no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
Ecologia e Meio Ambiente, Matemática, Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos e Política Cultural

Os debates proporcionados durante a disciplina de Ensino de Ciências e Matemática em Espaços Não Formais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás foram engajadoras para a investigação acerca das potencialidades do espaço não formal no Parque Mutirama, na cidade de Goiânia-GO. Este artigo tem por objetivo refletir as propostas e possibilidades de atividades pedagogicas que possam ser desenvolvidas em um espaço não formal. Propõe, também, compreender as possibilidades que o espaço pode oferecer ao professor de diversas áreas nas construções de conhecimentos curriculares, pois as proposituras de desenvolver atividades nesse espaço são inúmeras e abarcam a interdisciplinaridade entre diversas disciplinas. O material foi resultado de visitar o parque de diversão, tendo como mediador um funcionário que forneceu informações do espaço e suas especificidades. Nesse viés, a investigação propiciou a visualização do Parque Mutirama como espaço rico em possibilidades que pode oportunizar o professor da Educação Básica desenvolver atividades inter e multidisciplinares com os temas transversais presentes em seu meio. Os resultados mostram que nesse espaço evidenciam-se contribuições significativas no processo de ensino-aprendizagerm dos alunos, permitindo compreender as possibilidades de praticas contextualizadas e problematizadoras, transformando a realidade vivenciada.

Os acidentes de mineração contados por dados estatísticos
Ecologia e Meio Ambiente, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho possui fundamentação teórica em questões sociocientíficas aplicadas ao estudo de dados estatísticos, abordando-os em contextos de tomada de decisões sociais, econômicas, políticas e ambientais responsáveis, nas quais aspectos hegemônicos de consumismo, competição e individualismo estão presentes.

Arte, cultura e divulgação científica nas aulas virtuais de Química e Biologia em tempos de pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Química e Educação a Distância

Em tempos de isolamento social, a escola se abriu para o mundo e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) passaram a fazer parte do novo contexto de ensino-aprendizagem, porque, apesar de a tecnologia impregnar de sentido nosso estar no mundo, a escola até então não estava apartada dessa impregnação (Silva; Monteiro; Acioly, 2020). Novas oportunidades e desafios se debruçaram sobre os professores. A escola se viu forçada a adotar novas formas de ações educativas e metodológicas, apropriando-se de ferramentas digitais, ressignificando o processo pedagógico.

Percepções dos alunos de Bom Jesus do Itabapoana/RJ sobre Educação Ambiental e meio ambiente
Ecologia e Meio Ambiente e Instituição Escola

A expressão Educação Ambiental tem sido amplamente utilizada, divulgada e discutida, podendo ser inserida em diversos setores da sociedade, especialmente nas escolas, lugar em que as pessoas aprendem a desenvolver habilidades e conhecer o que significa cidadania, direitos e deveres e, portanto, conseguem entender a importância de temas como esse. O ensino da Educação Ambiental é determinante para amenizar os problemas que há anos são provocados ao meio ambiente pela ação do homem.