Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.

Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.

A importância da utilização da música na escola
Vivências de Sala de Aula, Música e Política Educacional

A música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial sobre questões reflexivas. Seja qual for a forma de a música auxiliar o ser humano, sua implantação na educação facilita muito o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os professores da Escola Municipal Padre José Luiz Silva, no município de Pendências/RN, desenvolveram um projeto envolvendo a musicalidade, como meio de interação e desenvolvimento.

Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.

Uso de filme como prática interventiva no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Cuiabá/MT
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Política Educacional

Este estudo analisa a utilização de filmes como prática pedagógica estratégica para estimular a motivação de estudantes com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública estadual de Mato Grosso. A relevância da pesquisa se deu pela necessidade de uma intervenção pedagógica a fim de sensibilizar os estudantes à reflexão sobre suas perspectivas de vida e compreensão da relevância dos estudos para a transformação social. Sendo uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, o estudo se configurou como um estudo de caso e os participantes foram estudantes de 6º a 9º ano com dificuldades de aprendizagem.

A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e reflexões
Música

O presente estudo tem por finalidade analisar como a música pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias metodológicas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar que fazer uma reflexão sobre a importância do uso da linguagem musical em sala de aula faz-se necessário pelo fato de ela estar inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como importante área do conhecimento. De acordo com a BNCC, as atividades humanas são realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens: verbal, corporal, visual e sonora e, contemporaneamente, digital.

Inclusão da cultura afro-brasileira na educação
Comunicação, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Folclore e Datas Importantes, Política Cultural e Política Educacional

A presente resenha traz a relevância da inclusão da cultura afro-brasileira no contexto educacional brasileiro, a fim de desmistificar os preconceitos e a exclusão que a etnia negra sofre em nosso país, onde a escravização que o povo negro sofreu precisa ser desconstruída no ambiente escolar. É necessário ressaltar o fato de que o Brasil se destaca pela sua singularidade, é percebido mundialmente como uma sociedade plurirracial e, historicamente, como o destino de milhares de indivíduos livres que, trazidos para o país, tornaram-se mão de obra escrava.

Oficinas de redação para estudantes do Ensino Médio (EJA) numa escola pública de Vilhena/RO
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo é fruto de um projeto de redação desenvolvido com alunos da Educação Básica, na modalidade EJA, no segundo semestre de 2021 no Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, no município de Vilhena/RO. Nosso objetivo era dar condições discursivas aos estudantes, matriculados nessa modalidade de ensino, para participarem da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto foi desenvolvido com os terceiros anos, no componente curricular de Língua Portuguesa, em colaboração com o professor desses discentes, durante duas semanas, no horário normal noturno de aula.

Revista Educação Pública agora é B1
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

O sistema Qualis, gerenciado pela Capes, classifica as revistas científicas publicadas no Brasil. No final de 2022, o ranking indicou que a revista Educação Pública havia alcançado o nível B1, o mais alto nível da história da publicação. Isso se deve à qualidade dos artigos veiculados e ao número de seus trabalhos citados em outras obras, mas também às ações de modernização da revista, que visam principalmente desenvolver e incentivar a interação dos autores e leitores – objetivo da revista desde seu início – confirmando a relevância da Educação Pública.

Promovendo a alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais de uma escola pública de Roraima
Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Cultural

Este relato apresenta uma experiência educativa, visando à promoção da alfabetização científica e tecnológica (ACT) dos estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Boa Vista/RR. Como fruto de uma pesquisa qualitativa, o relato adota tom analítico e interpretativo dos resultados colhidos, registros em caderno de campo, filmagens e fotografias. Os resultados sugerem que o uso da realidade aumentada contribuiu para a facilidade na aquisição de conceitos científicos na área de Ciências Naturais, assim como ampliou as possibilidades de compreensão.