Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Oficina pedagógica sobre metodologias ativas para o Ensino Médio no IFMT - Câmpus Confresa: percepções dos professores participantes
Formação de Professores

Este texto tem como objetivo descrever as percepções dos professores que atuam no Ensino Médio e que participaram de uma oficina pedagógica sobre as contribuições das metodologias ativas para o ato educativo na Educação Básica. Configura-se como levantamento descritivo, ocorrido em fevereiro de 2020, durante a realização da Semana Pedagógica do IFMT - câmpus Confresa. As percepções expressas pelos participantes demonstram que as metodologias ativas possuem potenciais que podem ser explorados em sala de aula, em especial o estudo de caso de ensino e a rotação por estações.

Um diálogo entre a dança e a Psicomotricidade: a importância do professor em sala de aula
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Dança

A Psicomotricidade tem como característica o fazer incluir o indivíduo por meio lúdico-educativo. A dança por vezes entra como intensificadora das potências do corpo, criando conceitos que impulsionam a produção de um corpo que dança num espaço dançado por ele. Essa inter-relação do corpo que dança no espaço acaba por não se limitar a um meio externo, sequer a um espaço interno subjetivo. É necessário que o estudante analise seus movimentos interiorizando-os, para que seja possível atingir uma aprendizagem significativa de si e de suas possibilidades.

Aplicação do jogo Animais em Ação durante o ensino remoto síncrono: uma experiência com um aluno autista
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho busca relatar as experiências vivenciadas com a aplicação do jogo Animais em Ação em aula remota de Biologia, em uma escola privada no Rio de Janeiro, para a motivação e o aprendizado de um aluno autista. A atividade lúdica foi aplicada para atender o interesse desse discente, que se inspira pelo tema mencionado; tal fato contribuiu para instigá-lo na busca de outros recursos digitais importantes para sua formação e inserção na sociedade e aumentar sua autoestima na tentativa de torná-lo mais autônomo e criativo.

Resenha do artigo: “A escola no mundo hiperconectado: redes em vez de muros?”
Computação e Tecnologias, História da Educação e Instituição Escola

Se retomarmos uma perspectiva histórico-social, a escola como instituição que conhecemos hoje nem sempre existiu. E, quando da sua fundação, o papel central que cabia a ela era promover instrução para os sujeitos que dali faziam parte a fim de desempenharem papéis na vida em sociedade, demarcando a tão velha dicotomia: ensino para aprendizagens intelectuais para os filhos das famílias mais privilegiadas econômica e socialmente, enquanto, para os filhos das classes subalternas, um ensino restrito em que eles pudessem apenas desempenhar os papéis a que foram relegados desde o seu nascimento.

Ludicidade no processo ensino-aprendizagem: motivação para alunos e professores
Vivências de Sala de Aula

As brincadeiras das crianças apresentam características presentes no meio em que vivem seus sujeitos brincantes. Neste trabalho, de vertente bibliográfica, se pretende refletir sobre as possibilidades de utilização de jogos e brincadeiras na Educação, tendo a escola como espaço privilegiado de inserção cultural e social. Seu objetivo principal é mostrar os benefícios que a ludicidade, os jogos, brinquedos e brincadeiras são capazes de promover no ambiente escolar, assim como as mudanças geradas a partir dela e como o ensino se beneficia de tais práticas.

Ensino remoto e Matemática: a participação restrita de estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula

Este texto é oriundo do Estágio Curricular Supervisionado III, que, devido à pandemia, aconteceu de maneira remota. Os estudantes pouco se envolveram com as atividades propostas, justificando o objetivo deste artigo, que é identificar os motivos que levaram à participação restrita dos estudantes em Matemática no ensino remoto. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário aos estudantes. Os dados apontam que os participantes têm outras ocupações, por isso a participação restrita nas aulas de Matemática. A carga elevada de exercícios aparece em destaque nos resultados. Esses dados alertam para a necessidade de repensar o ensino desse componente curricular, ainda de forma mais intensa no ensino remoto noturno.

Inserção do surdo no ensino em Sinop/MT
Avaliação, História da Educação, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

O presente artigo mostra como se deu a inserção de surdos e deficientes auditivos no ensino no município de Sinop, no norte do Estado de Mato Grosso. A análise se dá com as informações junto à Associação de Surdos de Sinop e documentos de matriculas referentes à comunidade local, à quantidade de surdos que habitavam a cidade, e quantos frequentavam cursos de nível superior, no ano de 2016. Para tanto, a pesquisa aproximou-nos da realidade, a qual questiona se as leis estão a par com a realidade da comunidade. A demanda de surdos é maior do que a quantidade que frequenta o ensino.

Reconhecimento de saberes de Matemática proporcionado pela Educação a Distância: um estudo da Educação de Jovens e Adultos
Matemática e Educação a Distância

A EJA é uma modalidade da Educação Básica que tem por finalidade garantir o direito à educação, de forma reparadora, às pessoas que não tiveram acesso a ela na idade própria. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de reconhecimento de saberes matemáticos necessários à conclusão do Ensino Médio de jovens e adultos matriculados na EJA - EaD de uma escola de São Luís/MA. Este estudo, de cunho qualitativo, parte da análise dos formulários de Matemática disponibilizados aos alunos a fim de que possam demonstrar seus conhecimentos sobre a área. Como resultado, infere-se que os alunos apresentam conhecimentos prévios matemáticos que podem ser reconhecidos.

Violência escolar: uma percepção social
Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo objetivou apresentar conceitos sobre a violência no âmbito escolar, dissertando sobre suas causas, consequências e a maneira como as instituições de ensino lidam com conflitos entre professores e alunos e alunos entre si. As escolas gradativamente estão sendo envolvidas por pequenos conflitos cotidianos que tendem a resultar em violência mais agravada, afetando a saúde física e psicológica dos envolvidos, além de maleficiar o ensino e a aprendizagem, provocar a evasão e o abandono escolar. Os professores devem mediar esses conflitos junto aos seus alunos, proporcionando a formação de cidadãos com pensamentos críticos e reflexivos.

Base Nacional Comum Curricular: Educação Especial em foco
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta escrita tem por objetivo abordar a BNCC, atentando para as menções à Educação Especial. Para tanto, o tensionamento utiliza o documento em sua íntegra, para que possamos compreender qual foco foi direcionado a essa modalidade educacional, como também as metas direcionadas a ela. A Educação Especial, na última década, conseguiu avançar na sua luta por direitos e visibilidade, e cabe aqui tensionar essa base para compreender em qual posição ela se encontra aos olhos de governos nessa nova política instituída. Assim, percebe-se que a EE aparece fragilmente no documento, sendo mencionada vagamente em suas entrelinhas, deixando-a esquecida.