Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Estudo do lúdico no ensino de Matemática: uma pesquisa bibliográfica exploratória
Matemática

A ludicidade no Ensino de Matemática é muito importante para os processos de ensino-aprendizagem. O presente artigo propôs desenvolver um estudo qualitativo exploratório de revistas do estrato A pela plataforma Sucupira, da Capes. Os dados foram subdivididos em: tipo de recurso, ano, público-alvo e conteúdo abordado. Os resultados apontaram maiores pesquisas sendo desenvolvidas com o uso da ludicidade no segundo segmento do Ensino Fundamental (atual 6º ao 9º ano), além do uso predominantemente analógico como recurso de ensino e com a Aritmética como conteúdo de maior contemplação para o uso da ludicidade.

A Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano: o caso dos produtores rurais de Uruçuca/BA
Matemática

O estudo tem o objetivo de investigar as relações existentes entre a Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano no âmbito dos produtores rurais do município de Uruçuca/BA. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez produtores rurais do município, utilizando um instrumento com quinze questões, elaborado com o intuito de identificar qual relevância eles atribuem à Matemática, como a aplicam em seu cotidiano e quais métodos utilizam. Esse estudo evidenciou que as duas Matemáticas são importantes e se complementam; torna-se necessário refletir sobre outras Matemáticas além da escolar.

Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.

Aplicação da plataforma Phet como recurso didático no ensino-aprendizagem de Química
Química, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

Jogos didáticos são jogos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem, como material de apoio didático no desenvolvimento cognitivo dos alunos da Educação Básica. Tendo em vista a importância desse recurso, o objetivo desta pesquisa foi responder sobre a relevância dos jogos didáticos no ensino-aprendizagem de Química no conteúdo de coeficiente estequiométrico ou balanceamento pelo método da tentativa, aplicado no Ensino Médio na Escola Militar Estadual de Aparecida de Goiânia/GO. Percebeu-se a dificuldade da aplicação dessa ferramenta por diversos motivos, como desinteresse dos professores, falta de recursos e outros.

Buscas pedagógicas em tempos de crise: sobre os pensamentos de Boaventura de Sousa Santos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo é um estudo do livro de Boaventura de Sousa Santos e serviu de estímulo para análise conjuntural daqueles que apoiam os pressupostos da inclusão e de uma “educação para todos”. Associada ao distanciamento presenciado na pandemia, encontramos a exclusão perene e histórica que estudantes vulneráveis enfrentam. A atuação docente avançou para o ambiente virtual como uma construção em trânsito e sem manuais. A pandemia foi mais difícil para grupos vulneráveis e a adaptação já tem sido considerada fator inicial de mudança em estudos sobre Educação Inclusiva.

História da Matemática como dispositivo de aprendizagem: concepções de docentes da rede pública estadual de Minas Gerais
Matemática, História e História da Educação

Este artigo objetiva analisar as concepções de professores de Matemática acerca do uso da História da Matemática como dispositivo de aprendizagem em suas aulas na Educação Básica. Para tanto, utilizamos como coletor de dados um questionário online que foi respondido por 24 professores do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais, a fim de investigar a importância dada para a inclusão desse conteúdo em sala de aula. Percebemos, então, que, apesar de relatar dificuldade em incluir a HM no processo de ensino-aprendizagem, a maioria dos participantes concorda que ela deve estar presente no Ensino da Matemática.

"Lili do Rio Roncador" na educação: uma resenha da obra de Lucília Junqueira de Almeida Prado
Ecologia e Meio Ambiente, Farmácia, Agronomia e Língua Portuguesa e Literatura

A presente resenha busca apresentar a obra Lili do Rio Roncador, escrita por Lucília Junqueira de Almeida Prado. Inicialmente é feita uma breve contextualização sobre a escritora, enfatizando seus locais de vivência e prêmios recebidos. Em seguida, apresenta-se a obra de modo geral, obedecendo à sequência presente no livro. O trajeto heroico da personagem principal aparece permeado de intertextualidade. Vê-se um animal domesticado, do sexo feminino, no posto de herói; entretanto, é possível perceber algumas aberturas para interpretações ideológicas da obra.

Pibid de Ciências Biológicas: abordagem do tema solo no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O solo é um importante tema para ser trabalhado, pois por meio dessa temática é possível compreender a sua formação e sua importância no ambiente em que cada um está inserido. O presente trabalho teve como objetivo aprender mais sobre o solo por meio do ensino de Ciências por investigação. De início foi realizada uma atividade prática assíncrona sobre erosão do solo e posteriormente um encontro síncrono sobre formação do solo com os alunos do Pibid. Pode ser observado que os trabalhos foram importantes para entender a formação do solo e a importância da preservação da vegetação.

Matemática: como aprendi, como ensinarei
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A Matemática está presente no dia a dia, mas a forma de trabalhá-la em sala pode variar, privilegiando experiências do dia a dia. Não é só decorar a tabuada, é possível usar o raciocínio para substituir a memória. Acontece desse modo com os diversos cursos que utilizam conhecimentos matemáticos, como Engenharia, Estatística... porque é a Matemática que resolve problemas práticos. A equipe da escola – professores, coordenadores, diretores – devem se preparar para trabalhar dessa forma, capacitando os estudantes para a vida, para o trabalho, para a vivência em sociedade.

Educação Matemática: a transposição do Ensino Fundamental para o Médio dos estudantes do campo
Matemática

O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória dos estudantes do Ensino Médio do IFMG – Câmpus São João Evangelista em Matemática. Definiu-se como participantes os estudantes provenientes das zonas rurais regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio Técnico que colaboraram ao responder ao questionário fornecendo os dados necessários à análise de suas trajetórias, a partir de suas percepções a respeito da Educação Matemática e sua transposição do Ensino Fundamental para o Médio. Os resultados sugerem que houve queda no desempenho e na aprendizagem de conceitos matemáticos na transposição para o Ensino Médio.