Revista Educação Pública https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica <p><em>Divulgação Científica e Ensino de Ciências</em> é uma seção da <em>Revista Educação Pública, </em>vinculada à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CECIERJ. A seção, associada à vice-presidência científica da instituição, destina-se à publicação de textos elaborados por pesquisadores, divulgadores científicos, docentes e alunos de pós-graduação, voltados às temáticas primárias da divulgação científica e/ou ensino de ciências. Artigos científicos, de revisão e relatos de experiência, seja nos âmbitos teórico ou prático, serão aceitos para avaliação.</p> <p>Destaca-se a relação cooperativa entre o campo da divulgação científica e o contexto escolar, e destes, por sua vez, com as origens da Fundação CECIERJ. Não por acaso, um dos programas fundadores da instituição, a Praça da Ciência Itinerante, consiste na capacitação continuada de professores. Por meio de dinâmicas que apresentam conteúdos científicos de forma palatável e lúdica, o programa visa ampliar estratégias de atuação em sala de aula, e promover o ensino de Ciências. Nessa perspectiva, estudos sobre o intercâmbio entre ações de divulgação científica e processos de ensino-aprendizagem na escola serão acolhidos. Textos que relacionem múltiplos campos do conhecimento são bem-vindos, dado o caráter interdisciplinar da revista e o ensejo de fomentar a diversidade e o diálogo entre diferentes autores e atores sociais. </p> <p>Os manuscritos serão recebidos em fluxo contínuo, não sendo cobrada quaisquer taxas para tal. Nesta seção estão previstos três números anuais e as submissões podem ser realizadas, exclusivamente, no portal da <a href="https://educacaopublica.cecierj.edu.br/ojs/index.php/educacaopublica/about/submissions">Revista <em>Educação Pública: Divulgação Científica e Ensino de Ciências</em></a>, durante todos os meses do ano. Ressaltamos que os volumes poderão vincular dossiês, ou seja, seções de temáticas especiais, que, eventualmente, podem permitir modalidades de submissão diferentes das rotineiras explicitadas nas <a href="https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/about/submissions">Diretrizes para os autores</a>. </p> <p><a href="https://educacaopublica.cecierj.edu.br">Revista Educação Pública</a>:</p> <p>ISSN: 1984-6290 <br />B3 em ensino - Qualis, Capes<br />DOI: 10.18264/REP</p> <p>Apoio: <a href="http://www.faperj.br/">FAPERJ</a></p> pt-BR educacaopublicadc@cecierj.edu.br (Coordenação Editorial - Seção Divulgação Científica e Ensino de Ciências) educacaopublicadc@cecierj.edu.br (Suporte - Seção Divulgação Científica e Ensino de Ciências) qui, 29 jun 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial Volume 2 https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/article/view/158 <p>Apresentação do editorial do Volume 2/2023.</p> Mônica Dahmouche, Simone Pinheiro Pinto, Thelma Lopes Carlos Gardair Copyright (c) 2023 Revista Educação Pública https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/article/view/158 qui, 29 jun 2023 00:00:00 +0000 DESVENDANDO A BOTÂNICA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS: POSSIBILIDADES PARA A REDUÇÃO DA INVISIBILIDADE DAS PLANTAS https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/article/view/100 <p>A maioria das pessoas é insensível ao mundo vegetal que as cerca; é capaz de perceber e reconhecer os animais, mas ignora as plantas, produzindo o que se pode chamar de “invisibilidade Botânica”. No intuito de contribuir para o avanço do ensino de Botânica, este trabalho teve como objetivo sensibilizar os acadêmicos do curso de Pedagogia para a importância do ensino de temas relacionados com a Botânica. Desta forma, conceitos botânicos foram apresentados aos acadêmicos durante a primeira etapa do trabalho. Na segunda etapa os acadêmicos fizeram o estudo do livro “A vida secreta das árvores” e, a partir deste, foram desafiados a criar propostas didáticas com atividades que pudessem ser desenvolvidas com as crianças na Educação Infantil. Após a finalização dos trabalhos, foi possível observar que a sensibilização e o envolvimento dos acadêmicos oportunizaram a construção de novas conexões, interesses e conhecimentos na área de Botânica. Além disso, destaca-se que as diversas propostas criadas trouxeram diferentes possibilidades de atuação qualificada na docência da Educação Básica<strong>. </strong></p> Mariane Paludette Dorneles, Denise Wildner Theves , João Iganci Copyright (c) 2023 Revista Educação Pública https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/article/view/100 qui, 29 jun 2023 00:00:00 +0000