Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As informações de todos os autores (nome completo, filiação, email e orcid) foram inseridas no sistema da revista.
  • Seu texto anexado NÃO possui dados de autoria ou quaisquer outras informações que possam revelar sua identidade.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A classificação foi informada na ocasião da submissão:

    a) Artigo Científico; b) Artigo de revisão; c) Relato de experiência; d) Outro tipo de texto.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • As referências seguem as normas da ABNT. Você pode encontrar orientações neste link: https://doi.org/10.11606/9788573140651
  • Quando disponível, os DOIs e/ou URLs para as referências foram fornecidos.
  • As imagens além de estarem no texto, também estão sendo enviadas em anexo.
  • Seu texto não contém plágio.
  • Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

Diretrizes para Autores

1. Informações gerais 

Somente serão avaliados textos que atendam ao foco de atuação e às diretrizes do periódico, incluindo os critérios de formatação obrigatórios.

A revista aceita artigos originais e inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês, submetidos por, no máximo 5 autores. A seleção levará em consideração a qualidade da pesquisa. Todos os artigos serão submetidos à avaliação por pares, não podendo ser encaminhados para apreciação simultânea em outros periódicos. 

No processo de revisão, os trabalhos recebidos serão inicialmente apreciados pelos editores e, caso estejam em conformidade com as normas para publicação, serão encaminhados para a revisão por pares. Após a análise do trabalho, os autores serão notificados sobre a decisão dos revisores, bem como eventual solicitação de ajustes. Caso sejam aprovados na revisão por pares, os artigos serão publicados após realizados os ajustes solicitados aos autores pela equipe de revisão. 

Atenção: Em nenhuma hipótese será cobrada taxa para submissão e publicação de artigos.

2. Exigências para a publicação

A submissão dos trabalhos se dará por meio desta plataforma. Cada texto só poderá ser submetido após o preenchimento prévio 一 nesta plataforma 一 do cadastro do autor responsável pelo envio, bem como de todos os demais autores. Os cadastros deverão estar completamente preenchidos, contendo: 

  • Nome 
  • Sobrenomes que serão exibidos na publicação
  • E-mail (preferencialmente institucional)
  • Instituição
  • ORCID
  • Mínimo de 3 palavras-chave para cada idioma do resumo (Português, Inglês e Espanhol)

Os cadastros dos autores no sistema deverão ser conferidos sempre que novos artigos forem submetidos.

3. Modalidades de submissão

Os artigos serão avaliados segundo a classificação informada pelo autor na ocasião da submissão, devendo estar identificados com uma das três modalidades discriminadas a seguir:

3.1. Artigo Científico 

As submissões referentes à modalidade “Artigo Científico” devem apresentar material inédito resultado de investigação científica nas áreas de divulgação científica e/ou ensino de ciências, e suas interseções com outros campos do conhecimento. Submissões de artigos científicos devem conter obrigatoriamente as seções: 

  • Introdução: contendo contextualização e importância do tópico, justificativa da necessidade do mapeamento e objetivo do estudo.
  • Revisão de Literatura: contendo fundamentação teórica e revisão bibliográfica. 
  • Estado da Arte e Trabalhos Relacionados: devem ser apresentados sempre que a pesquisa envolver design e desenvolvimento de tecnologias. 
  • Metodologia: contendo o passo a passo da pesquisa, além dos métodos de coleta e análise dos dados. 
  • Análise de Dados.
  • Resultados e Discussões.
  • Conclusão e Próximos Passos: com resumos dos principais resultados e recomendações para pesquisas futuras.
  • Referências.

3.2. Artigo de Revisão 

As submissões referentes à  modalidade “Artigo de Revisão” devem apresentar material inédito resultado de revisões bibliográficas, revisões por escopo, mapeamentos sistemáticos, revisões sistemáticas em divulgação científica e/ou ensino de ciências, como áreas prioritárias, e suas interseções com outros campos do conhecimento. Deve consistir em atualização do estado de temas, problemáticas e ou controvérsias ligadas às Ciências, embasadas em metodologia a ser explicitada de forma clara e objetiva no texto. Submissões de artigos de revisão devem conter obrigatoriamente as seções:

  • Introdução: contendo contextualização e importância do tópico, justificativa da necessidade do mapeamento e objetivo do estudo.
  • Metodologia: contendo estratégia de busca, critérios de inclusão e exclusão e fonte dos dados utilizados, processo de seleção dos estudos.
  • Resultados: contendo a caracterização dos estudos, a análise dos resultados e o mapeamento dos resultados dos estudos incluídos. 
  • Discussão dos resultados: contendo a interpretação dos resultados, as limitações do estudo e as implicações dos resultados.
  • Conclusão e próximos passos: com resumos dos principais resultados e recomendações para pesquisas futuras.
  • Referências

3.3. Relato de Experiência 

Material inédito resultado de reflexão sobre experiências práticas em divulgação científica e/ou ensino de ciências e suas interseções com outras áreas do conhecimento, com o intuito de proporcionar o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas. Nesta modalidade o texto deve apresentar dados descritivos, resultados e reflexões críticas baseadas em referencial teórico. Submissões de relatos de experiência devem conter obrigatoriamente as seções:

  • Introdução: contendo contextualização da experiência, descrição do local, período e circunstâncias, além do objetivo do relato.
  • Descrição da experiência: contendo a descrição da experiência de forma cronológica, com os principais eventos e desafios.
  • Análise e reflexão: descrevendo as lições aprendidas, os impactos da experiência e recomendações de pesquisa.
  • Conclusão: contendo o resumo da experiência e os principais resultados obtidos, além de reflexões.

4. Formatação

4.1. Template

Somente serão aceitas submissões padronizadas conforme o Template da revista. 

4.2. Número de páginas

As submissões devem apresentar entre 15 e 20 páginas de texto, mais o número necessário de páginas contendo as referências. 

4.3. Formato da página e do arquivo para a submissão 

As páginas/folhas devem estar no formato A4 em layout retrato. As submissões devem ser realizadas no sistema da revista, no formato de arquivo de documento .docx. O arquivo de uma submissão não pode ultrapassar o tamanho de 4MB.  

4.4. Fontes

O título principal (no idioma do artigo) deve ser escrito com fonte Calibri 17, em negrito e ser posicionado centralizado. As traduções para os outros dois idiomas deverão estar na fonte Calibri 12, em negrito, também centralizadas. O espaçamento entre os títulos deve ser simples. Os títulos e subtítulos das seções internas do artigo devem estar em negrito e alinhados à esquerda, seguindo o modelo do template. A fonte dos títulos e subtítulos das seções internas deve ser Calibri 16, em negrito. No corpo do texto deve-se usar a fonte Calibri 12, entrelinha 1.15, justificado, conforme o template.  

4.5. Resumo, Resumen e Abstract

O resumo deve conter entre 70 e 250 palavras, sendo a apresentação sucinta dos principais conteúdos, objetivos, percurso metodológico e resultados do estudo desenvolvido. O resumo deve constar nos três idiomas da revista: português, espanhol, e inglês. O resumo não deve conter abreviações, notas de rodapé, referências bibliográficas, figuras ou tabelas. Primeiramente deverá ser apresentado o resumo em Português, na sequência os resumos em espanhol e inglês.

4.6. Palavras-chave

Após o resumo, devem ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave para cada um dos três idiomas solicitados no template: português, espanhol e inglês. 

4.7. Palavras estrangeiras

Palavras estrangeiras ao idioma do texto principal do artigo deverão ser grafadas em itálico. 

4.8. Imagens

Fotografias, ilustrações e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto em formato de imagem. As imagens devem conter legenda explicativa seguindo o modelo do template. 

Os créditos da imagem devem ser atribuídos, mesmo que sejam de autoria dos próprios autores do artigo. Imagens de outros autores devem possuir licença Creative Commons

As imagens devem ser enviadas no corpo do artigo e em arquivos separados no sistema da revista. A resolução mínima para envio das imagens é, para cada uma delas, 300 dpi. 

Fotografias de seres humanos, precisam ser autorizadas através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e justificadas através de carta de responsabilização ética pelo uso de imagens aos editores datada e assinada pelo autor correspondente. Os rostos dos participantes devem estar borrados. 

4.9. Tabelas e quadros

As tabelas e quadros devem ser inseridos preferencialmente no corpo do texto, digitados, seguindo o modelo do template.

4.10. Citações 

Citações diretas de até 30 palavras deverão ser inseridas “entre aspas”, na fonte Calibri 12, com espaços entre linhas 1.5, no corpo do texto. As citações com mais de 30 palavras deverão constar no texto em recuo de 4 cm, fonte Calibri 10 e entrelinhas simples. Recomenda-se evitar o uso de notas de rodapé ou de final de texto visando preservar a fluidez da leitura.

4.11. Referências bibliográficas

As referências bibliográficas compõem o último item de um artigo científico, quando da inexistência de agradecimentos e/ou anexos. Conforme as recomendações da ABNT, as referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Há vários tutoriais disponíveis na internet sobre como redigir as referências no formato ABNT. Sugerimos o manual que pode ser acessado por este link.

4.12. Idiomas para a submissão

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. A correção linguística é sempre de responsabilidade dos autores. As citações em outra língua devem ser traduzidas para a língua utilizada no corpo do texto principal.

4.13. Agradecimentos (opcional)

Nos agradecimentos, os autores podem indicar pessoas ou instituições que tenham contribuído  significativamente para a execução do trabalho. Caso tenham ocorrido auxílios ou bolsas provenientes de órgãos de fomento, os autores devem fazer referência à instituição financiadora, ao ano e ao número do processo ao qual  se refere o apoio. 

4.14. Anonimização

Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:

  • Remova qualquer identificação de autoria, no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão>, das instituições <instituições dos autores>, dos ORCID <omitido para revisão>, e dos emails dos autores <omitido para revisão>.
  • Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>.
  • Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão.
  • Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
  • Omita a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.

Para mais informações sobre o processo de revisão/avaliação anônima recomendamos a leitura de: Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em: https://bit.ly/submissao-anonima. Para assegurar a anonimidade da publicação, deve-se retirar os nomes dos autores também nos metadados do programa de processamento de texto (Ex: Microsoft Word), conforme mostramos na Figura 2 do template).

5. Política anti-plágio e uso de Inteligência Artificial

A revista Divulgação Científica e ensino de Ciências adota uma política rigorosa contra o plágio e outras formas de má conduta acadêmica, incluindo o uso inadequado de ferramentas de Inteligência Artificial na produção de conteúdos. O plágio é definido como a utilização, sem a devida atribuição, de ideias, textos, dados, imagens, ou outras fontes de informação pertencentes a outros autores. Todos os manuscritos submetidos serão avaliados quanto à originalidade e, em caso de detecção de plágio ou uso impróprio de IA, os autores serão notificados e o artigo poderá ser rejeitado.

5.1. Originalidade

Os autores devem garantir que seus trabalhos sejam originais. Qualquer citação de fontes externas deve ser devidamente referenciada, conforme as normas de citação da revista. O uso de IA para gerar ou auxiliar na escrita do manuscrito deve ser transparente e claramente indicado na submissão, com a devida atribuição.

5.2. Uso de Inteligência Artificial

Caso o manuscrito tenha sido assistido por ferramentas de IA, os autores devem declarar de forma clara e completa na submissão em que contexto foi empregado o seu uso. O uso de IA não pode substituir o trabalho intelectual original dos autores. Não será aceito o conteúdo gerado por IA, caso seja utilizada para a redação do artigo, para a sua análise ou para a revisão de literatura ou revisão de texto. 

5.3. Detecção de plágio

O uso de ferramentas de detecção de plágio será aplicado a todas as submissões. Trabalhos que apresentem similaridade substancial com publicações anteriores sem a citação adequada ou que envolvam o uso impróprio de IA para gerar conteúdo sem a devida atribuição serão rejeitados.  Recomenda-se o uso do software Copyspider para a detecção de plágio, pelos próprios autores, antes da submissão do artigo.

6. Termo de Autorização de Publicação

Junto com a submissão do artigo deverá ser submetido na plataforma da revista o Termo de autorização de Publicação, no qual os autores garantem a originalidade da obra e asseguram que a obra não foi publicada em nenhum outro veículo, ou seja, não realizaram a sessão de direitos autorais para outrem, e que a obra não contém nada de ilegal, difamatório, ou que, se publicado, constitua-se em violação de compromisso de sigilo.

No Termo de Autorização de Publicação os autores deverão autorizar a publicação da obra de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public Licence (CC BY 4.0), permitindo a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original e aos seus autores. 

7. Disposições complementares

As opiniões emitidas nos artigos publicados, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente posicionamentos da revista Divulgação Científica e Ensino de Ciências ou da Fundação Cecierj, órgão mantenedor da revista. 

A permissão para o uso de imagens, mesmo apresentadas com os rostos das pessoas anonimizados, é de responsabilidade dos autores que,  devem encaminhar uma carta de autorização para o seu uso, conforme especificado no item 4.8.

Em caso de não cumprimento das normas aqui previstas, o artigo será rejeitado e arquivado. Os autores somente poderão realizar uma nova submissão somente após realizarem as adequações solicitadas pela equipe editorial.

 

Fluxo Contínuo

Os manuscritos serão recebidos em fluxo contínuo, não sendo cobrada quaisquer taxas para tal. São previstos três números anuais e as submissões podem ser realizadas, exclusivamente, no portal da Revista Divulgação Científica e Ensino de Ciências, durante todos os meses do ano.  

Política de Privacidade

As opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. A publicação de fotos, desenhos e ilustrações foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.