Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As informações de todos os autores (nome completo, filiação, email e orcid) foram inseridas no sistema da revista.
  • Seu texto anexado NÃO possui dados de autoria ou quaisquer outras informações que possam revelar sua identidade.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A classificação foi informada na ocasião da submissão:

    a) Artigo Científico; b) Artigo de revisão; c) Relato de experiência; d) Outro tipo de texto.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • As referências seguem as normas da ABNT. Você pode encontrar orientações neste link: https://doi.org/10.11606/9788573140651
  • Quando disponível, os DOIs e/ou URLs para as referências foram fornecidos.
  • As imagens além de estarem no texto, também estão sendo enviadas em anexo.
  • Seu texto não contém plágio.
  • Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

Diretrizes para Autores

Somente serão avaliados textos que atendam ao foco de atuação e às diretrizes do periódico, incluindo a formatação disponível aqui

1. QUANTO ÀS NORMAS DE PUBLICAÇÃO:

A submissão dos trabalhos se dará por meio desta plataforma.

Cada texto só poderá ser submetido após o preenchimento prévio do cadastro do autor responsável pelo envio, bem como de todos os demais autores. Os cadastros devem conter nome completo, e-mail, filiação institucional e ORCID. 

Os cadastros poderão ser utilizados posteriormente, por ocasião do envio de novos trabalhos.

A submissão deve obrigatoriamente incluir o título do trabalho (não usar CAIXA ALTA) e pelo menos três palavras-chave.

2. QUANTO À MODALIDADE DE SUBMISSÃO

Os textos serão avaliados segundo a classificação informada pelo autor na ocasião da submissão, devendo estar identificados com uma das três modalidades, a saber: 

a) Artigo Científico: material inédito resultado de investigação científica nas áreas de divulgação científica e/ou ensino de ciências, e suas interseções com outros campos do conhecimento. Deve ser original, apresentar dados novos, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

b) Artigo de revisão: texto oriundo de revisão bibliográfica em divulgação científica e/ou ensino de ciências, como áreas prioritárias, e suas interseções com outros campos do conhecimento. Deve consistir em atualização do estado de temas, problemáticas e ou controvérsias ligadas às Ciências, embasadas em metodologia a ser explicitada de forma clara e objetiva no texto. É necessário que seja original, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

c) Relato de experiência: texto que tem como foco a reflexão sobre experiências práticas em divulgação científica e/ou ensino de ciências e suas interseções com outras áreas do conhecimento, com o intuito de proporcionar o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas. Nesta modalidade o texto deve apresentar dados descritivos, resultados e reflexões críticas baseadas em referencial teórico. Deve ser original, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

d) Outros tipos de textos: enviar email para a coordenação editorial.

3. QUANTO À FORMATAÇÃO:

ESTE TEMPLATE DEVE SER USADO

Os textos devem apresentar extensão de 8 a 15 páginas de texto (de 4000 a 6.500 palavras aproximadamente), incluindo os elementos pré e pós-textuais, como Resumo, Abstract, Referências Bibliográficas. Em casos excepcionais, admite-se no máximo 20 páginas (cerca de 7500 palavras), desde que a submissão seja acompanhada de uma justificativa pertinente aos editores.

Deve-se usar fonte Calibri 12, entrelinha 1.5, justificado.

Título: em português e em inglês, máximo de 10 palavras, fonte Calibri 14, em negrito.

Autores: citados abaixo do título

Devem ser enviados em formato de editor de texto (.docx, .doc) e não podem ultrapassar o tamanho de 4MB

Página: tamanho A4.

Resumo: Entre 70 e 200 palavras. Texto descritivo apresentando, sucintamente, os principais conteúdos, objetivos, percurso metodológico e resultados do estudo desenvolvido. Deve constar em duas versões: português e inglês. No caso de textos em outro idioma, deve-se sempre ter o resumo no idioma do artigo, acompanhado do resumo em português. O texto não deve conter abreviações, notas de rodapé, referências bibliográficas, figuras ou tabelas.  

Palavras-chave: Devem ser inseridas entre 3 e 5 palavras-chave após o resumo, em duas versões: português e inglês ou no mesmo idioma estrangeiro do artigo (inglês ou espanhol e português).

Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico. Títulos e subtítulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda, seguindo o modelo do template.  

As tabelas e quadros devem ser inseridos preferencialmente no corpo do texto, digitados. 

Fotografias, ilustrações e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto em formato de imagem. Devem conter legenda explicativa e a fonte autorizada pelos autores.

Citações diretas de até 30 palavras: deverão ser inseridas “entre aspas”, Calibri 12, entrelinha 1.5, no corpo do texto. 

Citações com mais de 30 palavras: deverão constar no texto em recuo de 4 cm, fonte Calibri 10 e entrelinhas simples.

Recomenda-se evitar o uso de notas de rodapé ou de final de texto visando preservar a fluidez da leitura. 

Agradecimentos: Se for necessário, indicar pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para a execução do trabalho. Caso tenham ocorrido auxílios ou bolsas provenientes de órgãos de fomento, os autores devem fazer referência à instituição financiadora, ao ano e ao número do processo a que se refere o apoio.

As Referências Bibliográficas compõem o último item de um artigo científico, quando da inexistência de anexos ou notas explicativas. Conforme as recomendações da ABNT, as referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Há vários tutoriais disponíveis na internet sobre como redigir as referências no formato ABNT. Sugerimos o seguinte manual que pode ser acessado por este link

Para assegurar a anonimidade da publicação, deve-se retirar os nomes dos autores também nos metadados do aplicativo Microsoft Word.

As opiniões emitidas nos trabalhos publicados, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a posição da revista ou da Fundação Cecierj, órgão mantenedor desta publicação. A permissão para o uso de imagens, especialmente quando envolve a identificação de pessoas, é de responsabilidade dos autores, que devem encaminhar uma carta de autorização do uso delas.

Em caso de não cumprimento das normas aqui propostas, o artigo poderá ser rejeitado e arquivado. Os autores poderão realizar uma nova submissão somente após as adequações.

4. IDIOMAS 

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. A correção linguística é sempre de responsabilidade do(s) autor(es). 

As citações em outra língua devem ser traduzidas para a língua utilizada no texto.

5. CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO:

O autor garante que é uma contribuição inédita, eventualmente partilhada com coautores devidamente inseridos no sistema desta revista.

Caso partes dos textos tenham sido publicados, em outros contextos, o autor deve garantir a devida referência e a justificativa de fazê-lo em notas de rodapé.

O autor declara que o texto não está sendo avaliado por outra revista. 

O texto segue padrões e requisitos da revista descritos nas Diretrizes aos autores.

O texto apresenta uma folha de rosto contendo título, resumo, palavras-chave, abstract e keywords.   

Os arquivos estão em formato word e não devem ultrapassar 4MB. 

Ao enviar o texto o autor aceita as normas da revista e cede os direitos de publicação do trabalho.

O autor declara não possuir conflitos de interesse para avaliação do manuscrito submetido. 

O autor declara que o texto não possui qualquer tipo de plágio.  

 

** Atenção: ESTE TEMPLATE DEVE SER USADO

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo

Os manuscritos serão recebidos em fluxo contínuo, não sendo cobrada quaisquer taxas para tal. São previstos três números anuais e as submissões podem ser realizadas, exclusivamente, no portal da Revista Educação Pública: Divulgação Científica e Ensino de Ciências, durante todos os meses do ano.  

Os textos serão avaliados segundo a classificação informada pelo autor na ocasião da submissão, devendo estar identificados com uma das três modalidades, a saber: 

a) Artigo Científico: material inédito resultado de investigação científica nas áreas de divulgação científica e/ou ensino de ciências, e suas interseções com outros campos do conhecimento. Deve ser original, apresentar dados novos, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

b) Artigo de revisão: texto oriundo de revisão bibliográfica em divulgação científica e/ou ensino de ciências, como áreas prioritárias, e suas interseções com outros campos do conhecimento. Deve consistir em atualização do estado de temas, problemáticas e ou controvérsias ligadas às Ciências, embasadas em metodologia a ser explicitada de forma clara e objetiva no texto. É necessário que seja original, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

c) Relato de experiência: texto que tem como foco a reflexão sobre experiências práticas em divulgação científica e/ou ensino de ciências e suas interseções com outras áreas do conhecimento, com o intuito de proporcionar o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas. Nesta modalidade o texto deve apresentar dados descritivos, resultados e reflexões críticas baseadas em referencial teórico. Deve ser original, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

Política de Privacidade

As opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. A publicação de fotos, desenhos e ilustrações foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.