Sobre a Revista

Divulgação Científica e Ensino de Ciências é uma seção da Revista Educação Pública, vinculada à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CECIERJ. A seção, associada à vice-presidência científica da instituição, destina-se à publicação de textos elaborados por pesquisadores, divulgadores científicos, docentes e alunos de pós-graduação, voltados às temáticas primárias da divulgação científica e/ou ensino de ciências. Artigos científicos, de revisão e relatos de experiência, seja nos âmbitos teórico ou prático, serão aceitos para avaliação.

Destaca-se a relação cooperativa entre o campo da divulgação científica e o contexto escolar, e destes, por sua vez, com as origens da Fundação CECIERJ. Não por acaso, um dos programas fundadores da instituição, a Praça da Ciência Itinerante, consiste na capacitação continuada de professores. Por meio de dinâmicas que apresentam conteúdos científicos de forma palatável e lúdica, o programa visa ampliar estratégias de atuação em sala de aula, e promover o ensino de Ciências. Nessa perspectiva, estudos sobre o intercâmbio entre ações de divulgação científica e processos de ensino-aprendizagem na escola serão acolhidos. Textos que relacionem múltiplos campos do conhecimento são bem-vindos, dado o caráter interdisciplinar da revista e o ensejo de fomentar a diversidade e o diálogo entre diferentes autores e atores sociais.  

Os manuscritos serão recebidos em fluxo contínuo, não sendo cobrada quaisquer taxas para tal. Nesta seção estão previstos três números anuais e as submissões podem ser realizadas, exclusivamente, no portal da Revista Educação Pública: Divulgação Científica e Ensino de Ciências, durante todos os meses do ano.  Ressaltamos que os volumes poderão vincular dossiês, ou seja, seções de temáticas especiais, que, eventualmente, podem permitir modalidades de submissão diferentes das rotineiras explicitadas nas Diretrizes para Autores.    

Revista Educação Pública:

ISSN: 1984-6290
B3 em ensino - Qualis, Capes
DOI: 10.18264/REP

Apoio: FAPERJ

Notícias

Publicado: DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA N. 2 - Divulgação Científica e Ensino de Ciências

2022-06-29

Prezado/as leitores e colaboradores, 

Convidamos a conhecer o número 2 do dossiê Arte e Ciência  da seção "Divulgação científica e Ensino de Ciências"´ que aborda múltiplas interações entre Artes e Ciências publicado hoje. Trata-se da continuidade do número 1, publicado em março de 2022, inaugurando a seção de divulgação científica e ensino de Ciências.

A capa é composta por uma montagem com a imagem da obra "O pensador", de Auguste Rodin. A escultura é esverdeada na qual um homem com a mão sobre o queixo parece refletir. Está sentado.  Ao fundo, arbustos, e inscritos em um céu lilás, partitura, fórmulas e assinaturas de artistas e cientistas.

Aproveitamos o email para convidá-los a assistir o evento de lançamento do volume inaugural da seção "Divulgação científica e Ensino de Ciências" Dossiê Arte e Ciência da Revista Educação Pública da Fundação Cecierj.  Link: https://www.youtube.com/watch?v=VdMddv1sDs4

Em breve, estaremos com novos textos on-line submetidos ao Fluxo Contínuo. 

 

Saiba mais sobre Publicado: DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA N. 2 - Divulgação Científica e Ensino de Ciências

Edição Atual

v. 1 n. 2 (2022): Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
A capa é composta por uma montagem com a imagem da obra "O pensador", de Auguste Rodin. A escultura é esverdeada na qual um homem com a mão sobre o queixo parece refletir. Está sentado.  Ao fundo, arbustos, e inscritos em um céu lilás, partitura, fórmulas e assinaturas de artistas e cientistas.

O número 2 do dossiê Arte e Ciência reúne um conjunto de textos inéditos que exploram o intercâmbio entre múltiplos saberes. Trata-se da continuidade do número 1, publicado em março de 2022, inaugurando a seção de divulgação científica e ensino de Ciências. 

Publicado: 2022-06-29

Dossiê Arte e Ciência

Ver Todas as Edições