v. 4 n. 2 (2025): Dossiê Meninas e Mulheres na Ciências

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É com entusiasmo e satisfação que a seção Ensino de Ciências e Divulgação Científica da Revista Educação Pública publica o primeiro volume do dossiê dedicado à temática Meninas e Mulheres na Ciência.  A literatura acadêmica nacional e internacional é ampla ao demonstrar como estereótipos de capacidade, lacunas de representatividade, efeitos de ambiente escolar e barreiras institucionais moldam o acesso, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nos campos das ciências exatas engenharias e computação. Entretanto, também cresce um conjunto vigoroso de pesquisas e práticas educativas, muitas vezes fomentadas por políticas públicas, que questionam essas estruturas e apontam caminhos concretos para transformá-las.

Este dossiê nasce, portanto, da necessidade de colocar em diálogo investigações, reflexões e iniciativas que iluminam questões como as mencionadas acima. Reunimos relatos de experiência e artigos científicos que problematizam a baixa representatividade de mulheres nas ciências exatas e apontam as experiências e alternativas para formação científica. Os textos possuem uma perspectiva interseccional, tratam o tema das mulheres na ciência considerando questões de etnia, cor e classe.  São apresentados textos de diversas regiões do país, demostrando que esse movimento não é regionalizado.  A maioria dos textos retratam experiências desenvolvidas em escolas púbicas, com estudantes do ensino médio, outros envolvem estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Os textos que integram o dossiê são diversos, há relato de experiência de projeto voltado à promoção da participação de meninas do ensino médio nas áreas de ciências exatas e engenharias, sobre Clubes de Astronomia criado na Universidade e voltado para alunas da educação básica em situação de vulnerabilidade, experiências vivenciadas em museu de ciência com visitantes que participaram de atividade de Ciência e Arte e problematização do colorismo e da representatividade negra Há estudo realizado a partir de uma imersão científica no âmbito do programa Futuras Cientistas, destinado à avaliação de impacto do projeto e do programa na vida das participantes. Outro texto está centrado nas relações étnico-raciais e na perspectiva antirracista da Ciência, que apresentada a experiência de um projeto de extensão que aproxima meninas negras da educação básica da universidade.  O uso da placa Arduíno está presente em um relato de experiência sobre a aproximação entre alunas de pré-iniciação científica, em situação de vulnerabilidade social, e o ambiente universitário, mediado por mentores de graduandos.

O desenvolvimento de jogos de tabuleiro é uma estratégia usada para promover as mulheres na ciência e o debate sobre desigualdade de gênero, nas escolas da educação básica, conforme relatado por um grupo de Blumenau-SC em outro texto integrante do dossiê. Um dos artigos relata a relação entre a universidade e um colégio estadual a fim de despertar o interesse de jovens mulheres pela carreira científica, por meio de encontros com cientistas e incentivo à pesquisa e a escrita, explorada no projeto “Elas na Ciência”.  O dossiê também conta com um artigo de revisão bibliográfica no qual a presença da visibilidade de mulheres nas ciências exatas a partir da análise de teses e dissertações da base da CAPES é analisada.  Uma discussão acerca de mudanças na inserção de mulheres no mundo do trabalho científico é apresentada em texto baseado nos dados do observatório da pós-graduação, da Plataforma Sucupira, da CAPES, intervalo de 2017-2023.  A presença das mulheres nos museus de ciência é abordada no texto “Onde Estão as Mulheres no Museu? Histórias Não Contadas”, que trata da visita mediada.  As autoras discutem a visita ao museu onde exploram conceitos científicos e trajetórias de vida de cientistas, com o recorte de desafios estruturais enfrentados pelas mulheres no campo científico. Uma abordagem decolonial, feminista e antirracista, objetivando estimular o interesse de meninas do ensino fundamental pelas carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) é apresentada em mais um dos artigos deste dossiê. As mulheres cientistas e a sétima arte é o objetivo de uma análise fílmica concentrada em produções comerciais lançadas entre os anos de 1980 e 2020.  O discurso de meninas e professoras participantes do projeto de Astronomia e Astronáutica, voltado para meninas em situação de vulnerabilidade e imigrantes em práticas científicas na, sob a ótica foucaultiana é o objeto de um dos textos apresentados.

Os textos apresentam diversas formas de discutir a temática das mulheres nas Ciências com o olhar voltado ao futuro. No conjunto de textos aqui reunidos, o leitor vai se deparar com diferentes perspectivas e múltiplos enfoques, e é convidado a conhecer melhor as iniciativas e se envolver com a temática.

Boa Leitura!!

Publicado: 2025-11-28

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência