Edições anteriores

  • Dossiê Feiras de Ciências
    v. 3 n. 2 (2024)

    O segundo volume do dossiê “Feira de Ciências” reúne 12 escritos inéditos: artigos científicos e relatos de experiências abordam perspectivas complementares e problematizam questões relacionadas ao tema principal desta publicação. O conjunto dos textos compõe rico panorama das atuais reflexões relacionadas à concepção de feiras de ciências – atividade clássica nas ações de divulgação científica e, também, em ambiente escolar.

    Coroando a edição, uma entrevista com a pesquisadora Vera Cascon – coordenadora da maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro: a FECTI, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O longevo programa da Fundação Cecierj, por quase duas décadas, vem reunindo estudantes, professores e pesquisadores em prol da educação cidadã em Ciências.

    Boa leitura!

                                                                                         Vera Cascon, Simone Pinto, Monica Dahmouche, Luciana Brito e Thelma Lopes.

  • Fluxo contínuo
    v. 2 n. 1 (2023)

    Neste primeiro número do volume 2, referente ao ano de 2023, apresentamos os artigos de fluxo contínuo.  Outros textos serão agregados à medida que forem sendo avaliados e aceitos.

  • Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
    v. 1 n. 1 (2022)

    Volume inaugural da seção "Divulgação científica e Ensino de Ciências"´ que aborda múltiplas interações entre Artes e Ciências. Um novo número reunindo textos sobre a mesma temática está sendo organizado.  

  • Artigos de fluxo contínuo
    v. 3 n. 4 (2024)

    O presente número reúne textos inéditos que abordam temáticas diversas
    no âmbito da divulgação científica e ensino de ciências. Esta nova edição de textos
    submetidos em fluxo contínuo marca o encerramento do terceiro volume.
    O processo de ensino e aprendizagem das crianças é abordado em um dos
    artigos deste número, que também possui uma discussão instigante sobre a percepção
    infantil acerca de sujeira e limpeza, na perspectiva antropológica.
    A percepção dos professores de matemática sobre a educação financeira
    nas escolas é trazida para o debate sobre o endividamento das famílias brasileiras,
    contribuindo para a divulgação dessa ciência no cotidiano da população.
    O livro “O Gene Egoísta”, que pretende ajudar a compreender como espécies
    surgem e se diversificam, e como indivíduos se relacionam e colaboram entre si, é
    discutido em um artigo que relata a produção de um curso online a respeito desta
    obra clássica.
    Dois textos instigantes e desafiadores desenvolvidos a partir de conceitos da
    física abordam a mecânica newtoniana aplicada à disseminação de sementes, pólen
    e frutos pelo vento e a medida da circunferência terrestre com engajamento virtual.
    O Tik Tok também pode ser usado como ferramenta pedagógica. Sabe como?
    A questão é abordada em um dos artigos deste número que trata de uma sequência
    didática como alternativa para o ensino de artrópodes, filo de animais invertebrados
    que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados.
    Com essa edição, encerramos 2024 e o volume 3, convidando o leitor a desfrutar
    de pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento que podem gerar conexões e
    exercitar a criatividade.
    Boa leitura! Feliz 2025!

    Comissão Editorial

  • Dossiê Feiras de Ciências
    v. 3 n. 1 (2024)

    Esta edição reúne textos inéditos que exploram um dos temas mais caros ao campo da divulgação científica – feira de ciências. Trata-se de uma ação clássica que conjuga reflexão teórica e formulação de tarefas práticas, proporcionando rica vivência sobre diversos saberes. É também oportunidade de convivência fértil entre múltiplos atores sociais de instituições de educação. Pesquisadores experientes e alunos iniciantes dialogam em prol de objetivos comuns e aprendizado mútuo.    

    A temática é também especialmente cara à Fundação Cecierj. A instituição desenvolve a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro: a FECTI, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2005, na FECTI, são apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada de ensino, sob orientação de seus professores. 

    O presente dossiê apresenta 10 escritos, dentre os quais estão incluídos artigos científicos e relatos de experiências que exploram enfoques complementares e problematizam questões relativas ao tema central desta publicação. Autores de diferentes instituições e localidades, e suas respectivas abordagens e métodos, compõem um panorama plural de importantes reflexões relacionadas à concepção de feiras de ciências.  

    Boa leitura!   

    Vera Cascon, Simone Pinto, Monica Dahmouche, Luciana Brito e Thelma Lopes.

  • A capa é composta por uma montagem com a imagem da obra "O pensador", de Auguste Rodin. A escultura é esverdeada na qual um homem com a mão sobre o queixo parece refletir. Está sentado.  Ao fundo, arbustos, e inscritos em um céu lilás, partitura, fórmulas e assinaturas de artistas e cientistas.

    Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
    v. 1 n. 2 (2022)

    O número 2 do dossiê Arte e Ciência reúne um conjunto de textos inéditos que exploram o intercâmbio entre múltiplos saberes. Trata-se da continuidade do número 1, publicado em março de 2022, inaugurando a seção de divulgação científica e ensino de Ciências. 

  • Artigos de fluxo contínuo
    v. 4 n. 1 (2025)

    A Revista Educação Pública – Seção Divulgação Científica e Ensino de Ciências, da Fundação Cecierj, apresenta seu volume 4, no modelo fluxo contínuo, no qual os artigos aceitos serão publicados individualmente, assim que revisados, ficando disponíveis para leitura imediatamente. Iniciamos o quarto volume com oito textos que apresentam artigos científicos e relatos de experiências. Temas como estágio curricular, pedagogia da alternância e o uso do Instagram voltado à divulgação científica estão entre os assuntos abordados. Boa leitura!

  • Dossiê II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
    v. 3 n. 3 (2024)

    Este dossiê reune os trabalhos apresentados durante o II Encontro Brasileiro de Divulgadores Científicos.

    Editor Convidado: Luiz Fernando Jardim Bento

  • A capa é composta por fundo branco e pontos coloridos que se interligam por meio de linhas.

    v. 1 n. 3 (2022)

    O número 3 reúne um conjunto de textos inéditos. São artigos científicos, relatos de experiência, entrevista e resenhas que abordam importantes conteúdos ligados ao campo da divulgação científica e do ensino de ciências, explorando múltiplas conexões.