Edições anteriores

  • Dossiê Feiras de Ciências
    v. 3 n. 1 (2024)

    Esta edição reúne textos inéditos que exploram um dos temas mais caros ao campo da divulgação científica – feira de ciências. Trata-se de uma ação clássica que conjuga reflexão teórica e formulação de tarefas práticas, proporcionando rica vivência sobre diversos saberes. É também oportunidade de convivência fértil entre múltiplos atores sociais de instituições de educação. Pesquisadores experientes e alunos iniciantes dialogam em prol de objetivos comuns e aprendizado mútuo.    

    A temática é também especialmente cara à Fundação Cecierj. A instituição desenvolve a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro: a FECTI, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2005, na FECTI, são apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada de ensino, sob orientação de seus professores. 

    O presente dossiê apresenta 10 escritos, dentre os quais estão incluídos artigos científicos e relatos de experiências que exploram enfoques complementares e problematizam questões relativas ao tema central desta publicação. Autores de diferentes instituições e localidades, e suas respectivas abordagens e métodos, compõem um panorama plural de importantes reflexões relacionadas à concepção de feiras de ciências.  

    Boa leitura!   

    Vera Cascon, Simone Pinto, Monica Dahmouche, Luciana Brito e Thelma Lopes.

  • A capa é composta por uma montagem com a imagem da obra "O pensador", de Auguste Rodin. A escultura é esverdeada na qual um homem com a mão sobre o queixo parece refletir. Está sentado.  Ao fundo, arbustos, e inscritos em um céu lilás, partitura, fórmulas e assinaturas de artistas e cientistas.

    Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
    v. 1 n. 2 (2022)

    O número 2 do dossiê Arte e Ciência reúne um conjunto de textos inéditos que exploram o intercâmbio entre múltiplos saberes. Trata-se da continuidade do número 1, publicado em março de 2022, inaugurando a seção de divulgação científica e ensino de Ciências. 

  • Dossiê II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
    v. 3 n. 3 (2024)

    Este dossiê reune os trabalhos apresentados durante o II Encontro Brasileiro de Divulgadores Científicos.

    Editor Convidado: Luiz Fernando Jardim Bento

  • A capa é composta por fundo branco e pontos coloridos que se interligam por meio de linhas.

    v. 1 n. 3 (2022)

    O número 3 reúne um conjunto de textos inéditos. São artigos científicos, relatos de experiência, entrevista e resenhas que abordam importantes conteúdos ligados ao campo da divulgação científica e do ensino de ciências, explorando múltiplas conexões.  

  • Dossiê Feiras de Ciências
    v. 3 n. 2 (2024)

    O segundo volume do dossiê “Feira de Ciências” reúne 12 escritos inéditos: artigos científicos e relatos de experiências abordam perspectivas complementares e problematizam questões relacionadas ao tema principal desta publicação. O conjunto dos textos compõe rico panorama das atuais reflexões relacionadas à concepção de feiras de ciências – atividade clássica nas ações de divulgação científica e, também, em ambiente escolar.

    Coroando a edição, uma entrevista com a pesquisadora Vera Cascon – coordenadora da maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro: a FECTI, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O longevo programa da Fundação Cecierj, por quase duas décadas, vem reunindo estudantes, professores e pesquisadores em prol da educação cidadã em Ciências.

    Boa leitura!

                                                                                         Vera Cascon, Simone Pinto, Monica Dahmouche, Luciana Brito e Thelma Lopes.

  • Fluxo contínuo
    v. 2 n. 1 (2023)

    Neste primeiro número do volume 2, referente ao ano de 2023, apresentamos os artigos de fluxo contínuo.  Outros textos serão agregados à medida que forem sendo avaliados e aceitos.

  • Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
    v. 1 n. 1 (2022)

    Volume inaugural da seção "Divulgação científica e Ensino de Ciências"´ que aborda múltiplas interações entre Artes e Ciências. Um novo número reunindo textos sobre a mesma temática está sendo organizado.  

  • Artigos de fluxo contínuo
    v. 3 n. 4 (2024)

    O presente número reúne textos inéditos que abordam temáticas diversas
    no âmbito da divulgação científica e ensino de ciências. Esta nova edição de textos
    submetidos em fluxo contínuo marca o encerramento do terceiro volume.
    O processo de ensino e aprendizagem das crianças é abordado em um dos
    artigos deste número, que também possui uma discussão instigante sobre a percepção
    infantil acerca de sujeira e limpeza, na perspectiva antropológica.
    A percepção dos professores de matemática sobre a educação financeira
    nas escolas é trazida para o debate sobre o endividamento das famílias brasileiras,
    contribuindo para a divulgação dessa ciência no cotidiano da população.
    O livro “O Gene Egoísta”, que pretende ajudar a compreender como espécies
    surgem e se diversificam, e como indivíduos se relacionam e colaboram entre si, é
    discutido em um artigo que relata a produção de um curso online a respeito desta
    obra clássica.
    Dois textos instigantes e desafiadores desenvolvidos a partir de conceitos da
    física abordam a mecânica newtoniana aplicada à disseminação de sementes, pólen
    e frutos pelo vento e a medida da circunferência terrestre com engajamento virtual.
    O Tik Tok também pode ser usado como ferramenta pedagógica. Sabe como?
    A questão é abordada em um dos artigos deste número que trata de uma sequência
    didática como alternativa para o ensino de artrópodes, filo de animais invertebrados
    que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados.
    Com essa edição, encerramos 2024 e o volume 3, convidando o leitor a desfrutar
    de pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento que podem gerar conexões e
    exercitar a criatividade.
    Boa leitura! Feliz 2025!

    Comissão Editorial