Edições anteriores
-
Dossiê Feiras de Ciências
v. 3 n. 1 (2024)Esta edição reúne textos inéditos que exploram um dos temas mais caros ao campo da divulgação científica – feira de ciências. Trata-se de uma ação clássica que conjuga reflexão teórica e formulação de tarefas práticas, proporcionando rica vivência sobre diversos saberes. É também oportunidade de convivência fértil entre múltiplos atores sociais de instituições de educação. Pesquisadores experientes e alunos iniciantes dialogam em prol de objetivos comuns e aprendizado mútuo.
A temática é também especialmente cara à Fundação Cecierj. A instituição desenvolve a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro: a FECTI, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2005, na FECTI, são apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada de ensino, sob orientação de seus professores.
O presente dossiê apresenta 10 escritos, dentre os quais estão incluídos artigos científicos e relatos de experiências que exploram enfoques complementares e problematizam questões relativas ao tema central desta publicação. Autores de diferentes instituições e localidades, e suas respectivas abordagens e métodos, compõem um panorama plural de importantes reflexões relacionadas à concepção de feiras de ciências.
Boa leitura!
Vera Cascon, Simone Pinto, Monica Dahmouche, Luciana Brito e Thelma Lopes.
-
Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
v. 1 n. 2 (2022)O número 2 do dossiê Arte e Ciência reúne um conjunto de textos inéditos que exploram o intercâmbio entre múltiplos saberes. Trata-se da continuidade do número 1, publicado em março de 2022, inaugurando a seção de divulgação científica e ensino de Ciências.
-
Dossiê II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
v. 3 n. 3 (2024)Este dossiê reune os trabalhos apresentados durante o II Encontro Brasileiro de Divulgadores Científicos.
Editor Convidado: Luiz Fernando Jardim Bento
-
v. 1 n. 3 (2022)
O número 3 reúne um conjunto de textos inéditos. São artigos científicos, relatos de experiência, entrevista e resenhas que abordam importantes conteúdos ligados ao campo da divulgação científica e do ensino de ciências, explorando múltiplas conexões.
-
Dossiê Feiras de Ciências
v. 3 n. 2 (2024)O segundo volume do dossiê “Feira de Ciências” reúne 12 escritos inéditos: artigos científicos e relatos de experiências abordam perspectivas complementares e problematizam questões relacionadas ao tema principal desta publicação. O conjunto dos textos compõe rico panorama das atuais reflexões relacionadas à concepção de feiras de ciências – atividade clássica nas ações de divulgação científica e, também, em ambiente escolar.
Coroando a edição, uma entrevista com a pesquisadora Vera Cascon – coordenadora da maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro: a FECTI, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O longevo programa da Fundação Cecierj, por quase duas décadas, vem reunindo estudantes, professores e pesquisadores em prol da educação cidadã em Ciências.
Boa leitura!
Vera Cascon, Simone Pinto, Monica Dahmouche, Luciana Brito e Thelma Lopes.
-
Fluxo contínuo
v. 2 n. 1 (2023)Neste primeiro número do volume 2, referente ao ano de 2023, apresentamos os artigos de fluxo contínuo. Outros textos serão agregados à medida que forem sendo avaliados e aceitos.
-
Divulgação Científica e Ensino de Ciências DOSSIÊ ARTE E CIÊNCIA
v. 1 n. 1 (2022)Volume inaugural da seção "Divulgação científica e Ensino de Ciências"´ que aborda múltiplas interações entre Artes e Ciências. Um novo número reunindo textos sobre a mesma temática está sendo organizado.
-
Artigos de fluxo contínuo
v. 3 n. 4 (2024)O presente número reúne textos inéditos que abordam temáticas diversas
no âmbito da divulgação científica e ensino de ciências. Esta nova edição de textos
submetidos em fluxo contínuo marca o encerramento do terceiro volume.
O processo de ensino e aprendizagem das crianças é abordado em um dos
artigos deste número, que também possui uma discussão instigante sobre a percepção
infantil acerca de sujeira e limpeza, na perspectiva antropológica.
A percepção dos professores de matemática sobre a educação financeira
nas escolas é trazida para o debate sobre o endividamento das famílias brasileiras,
contribuindo para a divulgação dessa ciência no cotidiano da população.
O livro “O Gene Egoísta”, que pretende ajudar a compreender como espécies
surgem e se diversificam, e como indivíduos se relacionam e colaboram entre si, é
discutido em um artigo que relata a produção de um curso online a respeito desta
obra clássica.
Dois textos instigantes e desafiadores desenvolvidos a partir de conceitos da
física abordam a mecânica newtoniana aplicada à disseminação de sementes, pólen
e frutos pelo vento e a medida da circunferência terrestre com engajamento virtual.
O Tik Tok também pode ser usado como ferramenta pedagógica. Sabe como?
A questão é abordada em um dos artigos deste número que trata de uma sequência
didática como alternativa para o ensino de artrópodes, filo de animais invertebrados
que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados.
Com essa edição, encerramos 2024 e o volume 3, convidando o leitor a desfrutar
de pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento que podem gerar conexões e
exercitar a criatividade.
Boa leitura! Feliz 2025!Comissão Editorial