DESVENDANDO A BOTÂNICA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS: POSSIBILIDADES PARA A REDUÇÃO DA INVISIBILIDADE DAS PLANTAS
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v2i1.100Palavras-chave:
Ciências naturais, Invisibilidade Botânica, Docências com as crianças, Formação inicial de professores, Valorização da naturezaResumo
A maioria das pessoas é insensível ao mundo vegetal que as cerca; é capaz de perceber e reconhecer os animais, mas ignora as plantas, produzindo o que se pode chamar de “invisibilidade Botânica”. No intuito de contribuir para o avanço do ensino de Botânica, este trabalho teve como objetivo sensibilizar os acadêmicos do curso de Pedagogia para a importância do ensino de temas relacionados com a Botânica. Desta forma, conceitos botânicos foram apresentados aos acadêmicos durante a primeira etapa do trabalho. Na segunda etapa os acadêmicos fizeram o estudo do livro “A vida secreta das árvores” e, a partir deste, foram desafiados a criar propostas didáticas com atividades que pudessem ser desenvolvidas com as crianças na Educação Infantil. Após a finalização dos trabalhos, foi possível observar que a sensibilização e o envolvimento dos acadêmicos oportunizaram a construção de novas conexões, interesses e conhecimentos na área de Botânica. Além disso, destaca-se que as diversas propostas criadas trouxeram diferentes possibilidades de atuação qualificada na docência da Educação Básica.
Referências
ARRAIS, Maria. Das G.; SOUSA, Gardene. M. De; MASRUA, Mariana L. A. O ensino de Botânica: investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBEnBio, v.7, p. 5409-5418, 2014. ISSN: 1982-1867. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.
BITTENCOURT, Bruna. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
BRASIL. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
CORNEJO, Luiza da Silva. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
FORTES, Francielle Alves. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
FREITAS, Kelma Cristina de; VASQUES, D. T. ; URSI, S. . Panorama da abordagem dos conteúdos de Botânica nos documentos norteadores da Educação Básica Brasileira. In: Diego T. Vasques, Kelma C. de Freitas, Suzana Ursi. (Org.). Aprendizado ativo no Ensino de Botânica. 1ed.São Paulo: IB/USP, 2021, v. 1, p. 31-51. 2021.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Alegre: Porto Editora, 2005.
GBIF. 2016. The global biodiversity information facility. Disponível em: http://www.gbif.org/. Acesso em 02 out. 2022.
GOME, Carina Dias. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
KINGSLAND, Sharon Elizabeth. Facts or fairy tales? Peter Wohlleben and the hidden life of trees. Bulletin of the Ecological Society of America, v. 99, n. 4, p. 1–5. 2018. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/26501966. Acesso em 22 de set. 2022.
KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, DF, Brasil. v. 11, n. 55, 2008. ISSN: 2176-6673. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.11i55.%25p. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2153. Acesso em: 21 abr. 2022.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001. Doi:https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2022.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér et al. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão. Educação: [Porto Alegre], Porto Alegre, v. 49, p. 127-135, 2003. ISSN 0101-465X
MCDONOUGH MacKenzie C et al. We do not want to “cure plant blindness” we want to grow plant love. Plants, People, Planet. V. 1, p. 139–141, 2019. Doi: 10.1002/ppp3.10062. Disponível em: https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/150580/ppp310062.pdf?sequence=2. Acesso em: 21 abr. 2022.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Acesso em: 21 abr. 2022.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de educación, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.
OLIVEIRA, Gabrielle Silva de. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017a.
OLIVEIRA, Josiane de Jesus. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017b.
ORTIZ, Ana Cano et al. Botanical education for vocational training students and primary and secondary teacher. Research Journal of Ecology and Environmental Sciences, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://www.scipublications.com/journal/index.php/rjees/article/view/183. Acesso em: 21 abr. 2022.
OVIGLI, Daniel Fernando B.; BERTUCCI, Monike Cristina S. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, 2009. ISSN 1806-5821. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/134. Acesso em: 21 abr. 2022.
WOHLLEBEN, Peter. A vida secreta das árvores: O que elas sentem e como se comunicam. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
REFLORA, Herbário Virtual. 2020. Disponível em: http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/herbarioVirtual/ConsultaPublicoHVUC/ ConsultaPublicoHVUC.do. Acesso em: 02 out. 2022.
RODRIGUES, Franciele Neris. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. Mas de que te serve saber botânica? Estudos avançados, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/z86xt6ksbQbZfnzvFNnYwZH/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2022
SANTOS, E. A. V.; SODRÉ NETO, L. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Botânica e possíveis alternativas pelas abordagens de educação ambiental e sustentabilidade. Educação Ambiental em Ação, v. 15, 2016. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2574. Acesso em: 21 abr. 2022
SCHULTZ, Ariádine Camili Vitalis; FORTES, Francielle Alves; AGLIARDI, Ketlyn Braga. Trabalho Acadêmico Interdisciplinar IV: O mundo mágico da fantasia e da imaginação. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
STROUD, Sebastian et al. The botanical education extinction and the fall of plant awareness. Ecology and Evolution, v. 12, n. 7, p. 9019-2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/ece3.9019. Acesso em: 21 abr. 2022.
TRAPP, Janete Schwalm. Relatório de aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização. Curso de Pedagogia, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, 2017.
URSI, Suzana et al. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/fchzvBKgNvHRqZJbvK7CCHc/?lang=pt. Acesso em 21 abr. 2022.
WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, v.61, p.84-6, 1999. Doi: https://doi.org/10.2307/4450624. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4450624. Acesso em: 21 abr. 2022.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas; Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZIMMERMAN, E. Review of the hidden life of trees. Forestry Chronicle, v. 94, p. 89–90. 2018. Disponível em: https://pubs.cif-ifc.org/doi/pdf/10.5558/tfc2018-012. Acesso em 02 out. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.