DESVENDANDO A BOTÂNICA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS: POSSIBILIDADES PARA A REDUÇÃO DA INVISIBILIDADE DAS PLANTAS

Autores

  • Mariane Paludette Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Wildner Theves Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Ensino e Currículo (DEC), Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo). Av. Paulo Gama, s/nº, Bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS.
  • João Iganci Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Departamento de Botânica. Instituto de Biologia, Campus Capão do Leão, Travessa Andre Dreyfuss, s/n, Capão do Leão/RS

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v2i1.100

Palavras-chave:

Ciências naturais, Invisibilidade Botânica, Docências com as crianças, Formação inicial de professores, Valorização da natureza

Resumo

A maioria das pessoas é insensível ao mundo vegetal que as cerca; é capaz de perceber e reconhecer os animais, mas ignora as plantas, produzindo o que se pode chamar de “invisibilidade Botânica”. No intuito de contribuir para o avanço do ensino de Botânica, este trabalho teve como objetivo sensibilizar os acadêmicos do curso de Pedagogia para a importância do ensino de temas relacionados com a Botânica. Desta forma, conceitos botânicos foram apresentados aos acadêmicos durante a primeira etapa do trabalho. Na segunda etapa os acadêmicos fizeram o estudo do livro “A vida secreta das árvores” e, a partir deste, foram desafiados a criar propostas didáticas com atividades que pudessem ser desenvolvidas com as crianças na Educação Infantil. Após a finalização dos trabalhos, foi possível observar que a sensibilização e o envolvimento dos acadêmicos oportunizaram a construção de novas conexões, interesses e conhecimentos na área de Botânica. Além disso, destaca-se que as diversas propostas criadas trouxeram diferentes possibilidades de atuação qualificada na docência da Educação Básica.

Biografia do Autor

Mariane Paludette Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Botânica pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santiago e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Agrobiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Trabalhando ativamente com educação de caráter globalizador. Tenho experiência no ensino superior nos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Engenharia Ambiental. Além de trabalhos na extensão e orientação e coordenação de estágio. Desempenhei projetos em escola pública sobre cegueira botânica e projetos interdisciplinares para a formação de professores. Além de orientar pesquisas na área de educação, botânica e ecologia. Educação e sexualidade e educação ambiental são temáticas nas quais também tenho trabalhado, voltadas para a formação e capacitação de professores.

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Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo