Gerenciamento de projetos e a organização de feiras de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.113Palavras-chave:
Feira de Ciências, Gerenciamento de Projetos, Planejamento, GestãoResumo
Neste artigo, apresentaremos o resultado de um questionário de avaliação aplicado a professores orientadores de trabalhos que participaram da XI Feira de Ciências do Campus Bagé da Unipampa, no ano de 2022. Essa avaliação, aplicada aos professores, é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar como os conhecimentos e as técnicas empregados no gerenciamento de projetos (PMBOK) podem contribuir para o aprimoramento na gestão das feiras de ciências organizadas na Universidade. A metodologia adotada foi o estudo de caso do tipo exploratório de cunho qualitativo, na acepção de Yin (2001; 2015). Como resultado desta análise, sugerimos à equipe executora do projeto uma proposta de trabalho organizada em comissão e em subcomissões, além de um fluxograma das atividades a serem desenvolvidas, bem como indicamos uma proposição norteadora, que pode melhorar o desempenho da equipe e do projeto.
Referências
CAVALCANTI, Francisco R. P.; SILVEIRA, Jarbas N. A. Fundamentos de Gestão de Projetos. São Paulo: Grupo GEN, 2016. 9788597005622. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597005622/. Acesso em: 21 dez. 2022.
KERZNER, Harold R. Gestão de projetos as melhores práticas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman 2017.
KITOR, G. L. Feiras de conhecimento na educação básica: estudo de caso do município de Cantagalo- PR. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Ma-temática, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, 2016. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/560. Acesso em: 26 abr. 2024.
LOPES, Roseli de Deus et al. Feiras e mostras científicas [livro eletrônico]: experiências e práticas da feira brasileira de ciências e engenharia - FEBRACE: manual para organizadores. 1. ed. São Paulo: EPUSP - Escola Politécnica, 2021. Disponível em: https://febrace.org.br/arquivos/site/_conteudo/pdf/manual_de_feiras.pdf. Acesso em: 31 dez. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017. 9788597011845. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597011845/. Acesso em: 20 dez. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 9. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9788597026610. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026610/. Acesso em: 05 jan. 2023.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Guia PMBOK 6 ed. Pensilvânia: Newtown Square, 2017.
PRADO, Darci. Gerenciamento de Programas e Projetos nas Organizações. 3. ed. Nova Lima: INDG-Tecs, 2004.
SCAGLIONI, C. G.; DORNELES, P. F. T.; MACIEL, G. S. Feiras de ciências: Pesquisa e análise de dissertações e teses que tratam do planejamento, organização e execução do evento. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 39, n. 121, p. e13095, 2024. DOI: 10.21527/2179-1309.2024.121.13095. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contex-toeducacao/article/view/13095. Acesso em: 17 jun. 2024.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.
YIN, Robert K. Estudo de caso. Porto Alegre : Bookman, 2015. E-book. ISBN 9788582602324. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582602324/. Acesso em: 14 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.