Feiras de ciências na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: finalidades pedagógicas em discussão a partir da perspectiva de docentes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.126Palavras-chave:
Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização, Feira de Ciências, Divulgação Científica, Alfabetização CientíficaResumo
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que analisa finalidades pedagógicas de feiras de ciências escolares desenvolvidas no contexto de ações de extensão universitária em escolas do estado do Rio de Janeiro. Em abordagem qualitativa de pesquisa em educação, por meio de questionários, o estudo analisa a compreensão de uma professora da educação infantil e outra dos anos iniciais do ensino fundamental, cada uma atuante em uma escola, que definem as feiras de ciências como espaços de aprendizagem ativa e interdisciplinar, alfabetização científica, sentimentos de pertencimento, curiosidade, criticidade e interesse pela ciência. A partir dos resultados, discute-se a relevância pedagógica de tais atividades nas escolas, para além da formação científica dos estudantes.
Referências
CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765.
GALLON, M.S.; SILVA, J.Z.; NASCIMENTO, S.S.; ROCHA FILHO, J.B. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. RIS – Revista Insignare Scientia. Vol. 2, n. 4. Set.-Dez. 2019. p. 180-197. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11000
GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.) Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38.
HODSON, D. Teaching and learning science: towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press. 1998. 200p
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D.. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, n. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), 2001 3(1), p. 45–61, jan. 2001. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104.
MANCUSO, R. Produção estudantil, avaliação e consequências. Contexto Educativo – Revista digital de Educaciòn y Nuevas Tecnologías. n. 6. abr. 2000.
MANCUSO, R; LEITE FILHO, I. Feiras de Ciências no Brasil: Uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica FENACEB. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, [2006]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 21 maio2024.
MORAES, T. S. V.; CARVALHO, A. M. P. de. Proposta de sequência de ensino investigativa para o 1º ano do ensino fundamental. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 407-437, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8171. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8171. Acesso em: 23 abr. 2024.
SASSERON, L. M. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: rela-ções entre ciências da natureza e escola. Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Acesso em: 21 maio 2024.
SASSERON, L. M.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SCAGLIONI; C. G.; PEREIRA, B. A. I.; RODRIGUES, T. M.; LEITE FILHO, I.; DORNELES, P. F. T. Es-tudo de teses e dissertações nacionais sobre Feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma Feira de Ciências e suas interligações. Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 3, p. 738-755, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2012. Acesso em: 21 maio 2024.
SILVA, T. R. da; RAJÃO, H.; SANTORI, R. T. O perfil do observador de aves do estado do Rio de Janeiro: uma análise preliminar. Revista Brasileira de Ecoturismo, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.34024/rbecotur.2022.v15.13617. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/13617. Acesso em: 23 abr. 2024.
TOGNI, A. C. Feiras de Ciências no Rio Grande do Sul: um resgate histórico. Destaques Aca-dêmicos, Lajeado, RS, p. 62-67, 2013. Edição Especial. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/364/358. Acesso em: 21 maio 2024.
ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e he-terogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.
ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revis-ta, Curitiba, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454. Acesso em: 21 maio 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.