Feiras de Ciências como Espaços de Extensão Universitária e de Divulgação Científica: O Caso da Feira Ciência Viva
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.128Palavras-chave:
Cultura Científica, Iniciação científica, Escola BásicaResumo
As feiras de ciências têm se revelado grandes aliadas na formação dos estudantes da educação básica e no desenvolvimento da cultura científica. O trabalho aqui relatado traz uma análise dos dados quantitativos da feira de ciências Ciência Viva, do ano de 2014 a 2022, acompanhada de uma análise qualitativa de alguns textos dos trabalhos apresentados, do ano de 2014 a 2017, relacionando-os com a importância que um evento dessa natureza possui para a comunidade que participa de sua realização, tanto como ação extensionista quanto de divulgação científica. A metodologia envolveu uma análise documental dos registros do evento e de uma amostra dos textos publicados nos anais. O resultado indicou que, observados os objetivos e as possíveis dificuldades inerentes ao processo, os eventos de feiras de ciências se apresentam como importantes ações extensionistas, capazes de oportunizar que os estudantes e professores participantes construam diversos saberes e habilidades relacionados à sua formação.
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