Feiras de Ciências como Espaços de Extensão Universitária e de Divulgação Científica: O Caso da Feira Ciência Viva

Autores

  • Ysla Demétrio Cardoso Instituto de Biologia - Universidade Federal de Uberlãndia
  • Manoel Corrêa Paula de Carvalho Palhares Instituto de Filosofia - Universidade Federal de Uberlãndia
  • Silvia Martins Santos Instituto de Física - Universidade Federal de Uberlãndia
  • Adevailton Bernardo Santos Instituto de Física/Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.128

Palavras-chave:

Cultura Científica, Iniciação científica, Escola Básica

Resumo

As feiras de ciências têm se revelado grandes aliadas na formação dos estudantes da educação básica e no desenvolvimento da cultura científica. O trabalho aqui relatado traz uma análise dos dados quantitativos da feira de ciências Ciência Viva, do ano de 2014 a 2022, acompanhada de uma análise qualitativa de alguns textos dos trabalhos apresentados, do ano de 2014 a 2017, relacionando-os com a importância que um evento dessa natureza possui para a comunidade que participa de sua realização, tanto como ação extensionista quanto de divulgação científica. A metodologia envolveu uma análise documental dos registros do evento e de uma amostra dos textos publicados nos anais. O resultado indicou que, observados os objetivos e as possíveis dificuldades inerentes ao processo, os eventos de feiras de ciências se apresentam como importantes ações extensionistas, capazes de oportunizar que os estudantes e professores participantes construam diversos saberes e habilidades relacionados à sua formação.

Referências

ALVES, S. E.; MARTINS, S.; SALES, N. L. L. A Eletricidade a partir do ensino por investigação: uma experiência dialógica na formação continuada de professores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 14, p. 290-307, 2019.

BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “Vida em Sociedade” se concretiza. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a13.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (2006). Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica – Fenaceb. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 3 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 3 abr. 2020.

BRUNO, C. A indissolubilidade da pesquisa, ensino e extensão nos museus universitários.Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 10, n. 10, 1997. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/301. Acesso em: 4 nov. 2019.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

CUNHA, M. B., PERES, O. M. R., GIORDAN, M., BERTOLDO, R. R., MARQUES, G. Q., DUNCKE, A. C. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educación Química. V. 25, n. 4, p. 407-417, 2014.

DICA – Diversão, Ciência e Arte. Ciência Viva. Disponível em: http://dicaufu.com.br/cienciaviva. Acesso em: 10 dez. 2022.

GALLON, M. S.; FILHO, J. B. R.; NASCIMENTO, S. S. Feiras de ciências nos EnPECs (1997-2015): identificando tendências e traçando possibilidades. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1722-1.pdf. Acesso em: 1o jul. 2019.

JONES, G. Gender Differences in Science Competitions. Science Education, v. 75, n. 2, p.159-167, 1991.

LANGE, J. Science Fair is Full of Cocky Girl Geniuses — and It’s Glorious. The Week, 17 set. 2018. Disponível em: https://theweek.com/articles/795936/science-fair-full-cocky-girl-geniuses--glorious. Acesso em: 20 mar. 2020.

MAGALHÃES, D. C.; MASSARANI, L.; ROCHA, J. N. A Feira de Ciências de São Paulo na imprensa brasileira (1960-1976). Cadernos de História da Educação, v. 22, p. 1-22, e168, 2023.

MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo: Revista Digital de Educación y Nuevas Tecnologías, n. 6, 2000. Disponível em: http://www.redepoc.com/jovensinovadores/FeirasdeCienciasproducaoestudantil.htm. Acesso em: 4 maio 2019.

MOTA, S. A. G; MARTINS, S. A elaboração de um aplicativo a partir das necessidades dos professores participantes da feira Ciência Viva. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – SNEF, 2017, São Carlos. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T1340-1.pdf. Acesso em: 1o jul. 2019.

NASCIMENTO, M. G.; PALHANO, D.; OEIRAS, J. Y. Y. Competições escolares: uma alternativa na busca pela qualidade em educação. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2007. Anais... SBIE: Mackenzie, 2007. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/674/660. Acesso em: 29 jan. 2023.

RAMOS, A. E. S. Feiras de ciências: instrumento de divulgação científica e tecnológica ou incentivo ao Desenvolvimento científico e tecnológico do país. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26423/4/ FeirasCi%c3%aanciasInstrumento.pdf. Acesso em: 1o jul. 2019.

RAMOS, M. C.; SALES, N. L. L.; MARTINS, S. Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências. Ensino em Re-Vista, p. 481-503, 2019.

REZENDE, F.; OSTERMANN, F. Olimpíadas de Ciências: uma prática em questão. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 245-256, 2012.

RIBEIRO, F. A. S. Como organizar uma feira de ciências. Natal, RN: Infinita Imagem, 2015.

RODRIGUES, A.; NUNES MAGALHÃES, V.; MARIA LUCCHESE, M. Investigando a participação feminina na feira de ciências. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 18 fev. 2020.

SALES, N. L. L. Problematizando o ensino de física moderna e contemporânea na formação continuada de professores: análise das contribuições dos Três Momentos Pedagógicos para construção da autonomia docente. USP. São Paulo, 2014. 217p (Tese de Doutorado). Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-03122014-110755/publico/Nilva_Lucia_Lombardi_Sales.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.

SANTOS, A. B. Feiras de ciência: um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência e Extensão, São Paulo, v. 8, n. 2, p.155, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/717. Acesso em: 1o jul. 2019.

SANTOS, A. B.; NASCIMENTO, S. S. Feiras de ciência: o caso da mostra de ciência e tecnologia de Ituiutaba (MOCTI). Revista Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 95-102, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27446. Acesso em: 11 jun. 2019.

SANTOS, A. B.; SANTOS, L. R. P.; AVELAR, S. O. Feiras de ciências durante a pandemia de Covid-19: um estudo sobre eventos on-line. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 5, n. 3, p.69-84, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12487. Acesso em: 11 jan. 2023.

SILVA, A. S.; MARTINS, S. Um curso de Física para professores de Ciências Naturais do ensino fundamental. Cadernos da Pedagogia (UFSCAR. ONLINE), v. 10, p. 43-50, 2017.

SILVA, F. F., RIBEIRO, P. F. C. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. Ciência & Educação, v. 20, n. 2, 2014.

UFU – UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. Resolução no 25/2019 do CONSUN. Estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. Uberlândia, 27 mar. 2009. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-25.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências