"Ciência Jovem”, mais que um evento: uma estratégia pedagógica para estimular a experimentação e a pesquisa na escola
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.132Palavras-chave:
Educação Científica, Feiras de Ciência, Pesquisa na EscolaResumo
Este artigo é baseado na experiência da feira Ciência Jovem e busca refletir sobre o conceito de feira de Ciência. Partimos da perspectiva lançada por José Reis, que, em 1965, considerou a feira de Ciência como uma “revolução pedagógica”. Para que essa perspectiva se torne efetiva, é necessário criar raízes nas escolas, fomentando uma educação científica focada na experimentação e na pesquisa. A Ciência Jovem, realizada há 29 anos pelo Espaço Ciência – Museu Interativo de Ciência de Pernambuco –, é um exemplo de como uma feira de Ciência pode ir além do evento anual e se inserir no contexto escolar: desde formações de professores e fomento à realização de feiras escolares e municipais até cláusulas no regulamento, que estimulam a pesquisa continuada na escola. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência para repensar as feiras de Ciência como iniciativas que excedem os eventos e se configuram como sementes de uma transformação pedagógica. É fundamental que tais iniciativas sejam encaradas como oportunidades de incentivar a curiosidade e a criatividade dos alunos, estimulando-os a serem protagonistas de sua aprendizagem e da construção de instrumentos para a transformação social.
Referências
AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 188-204, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024. ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2015. (Arquivo cedido pela instituição)
ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2017. (Arquivo cedido pela instituição)
ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2019. (Arquivo cedido pela instituição)
ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2022. Disponível em: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?atividade=ciencia-jovem. Acesso em 20 abr. 2023.
PAVÃO, A, C.; LIMA, M. E. C. Feiras de ciência, a revolução científica na escola. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1612. Acesso em: 5 jun. 2024.
REIS, J. Feiras de Ciência: uma revolução pedagógica. In: Reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/ COC, 2018.
ROCHA Jr. O valor da Ciência Jovem. In: ESPAÇO CIÊNCIA. Pernambuco: Espaço Ciência, 4 out. 2017. Disponível em: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=11471. Acesso em: 28 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.