"Ciência Jovem”, mais que um evento: uma estratégia pedagógica para estimular a experimentação e a pesquisa na escola

Autores

  • Fabiana Coelho Espaço Ciência de Pernambuco
  • Antonio Carlos Pavão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.132

Palavras-chave:

Educação Científica, Feiras de Ciência, Pesquisa na Escola

Resumo

Este artigo é baseado na experiência da feira Ciência Jovem e busca refletir sobre o conceito de feira de Ciência. Partimos da perspectiva lançada por José Reis, que, em 1965, considerou a feira de Ciência como uma “revolução pedagógica”. Para que essa perspectiva se torne efetiva, é necessário criar raízes nas escolas, fomentando uma educação científica focada na experimentação e na pesquisa. A Ciência Jovem, realizada há 29 anos pelo Espaço Ciência – Museu Interativo de Ciência de Pernambuco –, é um exemplo de como uma feira de Ciência pode ir além do evento anual e se inserir no contexto escolar: desde formações de professores e fomento à realização de feiras escolares e municipais até cláusulas no regulamento, que estimulam a pesquisa continuada na escola. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência para repensar as feiras de Ciência como iniciativas que excedem os eventos e se configuram como sementes de uma transformação pedagógica. É fundamental que tais iniciativas sejam encaradas como oportunidades de incentivar a curiosidade e a criatividade dos alunos, estimulando-os a serem protagonistas de sua aprendizagem e da construção de instrumentos para a transformação social.

Referências

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 188-204, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024. ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2015. (Arquivo cedido pela instituição)

ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2017. (Arquivo cedido pela instituição)

ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2019. (Arquivo cedido pela instituição)

ESPAÇO CIÊNCIA. Ciência Jovem. Pernambuco: Espaço Ciência, 2022. Disponível em: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?atividade=ciencia-jovem. Acesso em 20 abr. 2023.

PAVÃO, A, C.; LIMA, M. E. C. Feiras de ciência, a revolução científica na escola. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1612. Acesso em: 5 jun. 2024.

REIS, J. Feiras de Ciência: uma revolução pedagógica. In: Reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/ COC, 2018.

ROCHA Jr. O valor da Ciência Jovem. In: ESPAÇO CIÊNCIA. Pernambuco: Espaço Ciência, 4 out. 2017. Disponível em: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=11471. Acesso em: 28 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências