A Metodologia Científica ao Alcance de Todos como ferramenta para despertar a vocação científica de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.133Palavras-chave:
Tecnologia Social, Educação Científica, Potencial do estudante, educação básicaResumo
Este estudo analisou o impacto da tecnologia social Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT) em estimular jovens estudantes e seus professores a criarem projetos científicos utilizando a metodologia científica. Também foi avaliado o papel das feiras de ciências como ferramenta de identificação da vocação científica de jovens do Semiárido do Rio Grande do Norte. A MCAT e as feiras de ciências têm sido utilizadas desde 2011 pelo programa de extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar (CPTSP), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em 96 escolas, de 65 municípios do RN. Os resultados mostraram que houve um aumento significativo na participação de estudantes e professores orientadores nas feiras de ciências e no número de eventos realizados pelas escolas. Além disso, a MCAT teve um impacto positivo na participação e no desempenho dos trabalhos do RN na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. Esses resultados indicam que a MCAT e as feiras de ciências têm se mostrado eficientes em despertar a vocação científica de estudantes do ensino médio das escolas públicas nas quais vêm sendo aplicadas.
Referências
ANDRÉ, M. E.; DALMAZO, A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
ANDRE, M. E.; DALMAZO, A. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista Faeeba, v. 22, p. 95-104, 2013.
AZEVEDO, C. M. S. Metodologia Científica ao Alcance de Todos. 3. ed. São Paulo: Manole, 2013.
AZEVEDO, C. M. S.; RIBEIRO. F. A. S.; MOURA, C. C. F. L.; CELEDONIO, N. R.; SOUZA, D. S. L.; SANTOS, S. C. M.; COSTA, J. S.; SILVA, M. G.; SOUSA, A. C. Eu, Cientista? Mossoró: Edufersa, 2016.
AZEVEDO, C. M. S.; RIBEIRO. F. A. S.; MOURA, C. C. F. L.; CELEDONIO, N. R.; SILVA, M. G.; SOUSA, A. C. Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT) como técnica para gera-ção de projetos (Brasil). In: Experiências inovadoras de metodologias ativas: Pasem/ Mercosul. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017.
AZEVEDO, C. M. S.; NETO, A. A. S.; MOURA, C. C. F. L.; CELEDONIO, N. R.; RIBEIRO, F. A. S. Aprendiz de Cientista. Mossoró: Edufersa, 2018.
BLENIS, D. S. The Effects of Mandatory, Competitive Science Fairs on Fifth Grade Students’ Atitudes toward Science and Interests in Science. Reports – Research, v. 143, n. 26, p. 27, 2000.
BUNDENSON E. D; ANDERSON, T. Pre-Service Elementary Teachers’ Attitudes Toward Their Past Experience with Science Fairs. School Science and Mathematics, United States, v. 96, n. 7, p. 371-377, 1996.
DA SILVA CAJUEIRO, D. D.; GONÇALVES, T. V. O. Divulgação e popularização da ciência na Febrace: uma análise do incentivo à cultura científica de clubes de ciências no Pará. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 1, p. 1-23, 2022.
FEBRACE 1. Cerimônia de premiação da 1ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2003. 2003. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2003.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 2. Cerimônia de premiação da 2ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2004. 2004. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2004.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 3. Cerimônia de premiação da 3ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2005. 2005. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2005.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 4. Cerimônia de premiação da 4ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2006. 2006. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2006.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 5. Cerimônia de premiação da 5ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE/2007. 2007. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2007.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 6. Cerimônia de premiação da 6ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2008. 2008. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2008.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 7. Cerimônia de premiação da 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenha-ria – FEBRACE/2009. 2009. Disponível em: http://febrace.org.br/arquivos/site/_conteudo/pdf/premiados2009.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 8. Cerimônia de premiação da 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenha-ria – FEBRACE/2010. 2010. Disponível em: http://febrace.org.br/arquivos/site/_conteudo/pdf/premiados2010.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 9. Lista completa dos prêmios. 2011. Disponível em: http://febrace.org.br/ar-quivos/site/_conteudo/pdf/premiados2011.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 10. Lista completa dos prêmios. 2012. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2012.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 11. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2013. 2013a. Disponível https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/cerimonia_2013_par-te1.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 11. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2013. 2013b. Disponível https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/cerimonia_2013_parte2.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 12. Finalistas premiados na cerimônia de sexta-feira (21/03/2014) – Parte 1. 2014a. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados_fe-brace12_parte1.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 12. Finalistas premiados na cerimônia de sexta-feira (21/03/2014) – Parte 2. 2014b. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados_fe-brace12_parte2.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 13. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2015. Lista completa dos prêmios. 2015a. Disponível em: Texto Cerimônia Parte 1 (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 13. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2015. Lista completa dos prêmios. 2015b. Disponível em: Texto Cerimônia Parte 2 (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 14. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2016. Lista completa dos prêmios. 2016a. Disponível em: premiacao2016_parte1.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 14. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2016. Lista completa dos prêmios. 2016b. Disponível em: premiacao2016_parte2.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 15. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2017. Lista completa dos prêmios. 2017a. Disponível em: premiacao2017_parte1.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 15. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2017. Lista completa dos prêmios. 2017b. Disponível em: premiacao2017_parte2.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 16. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2018. Lis-ta completa dos prêmios. 2018a. Disponível em: premiados_primeira_cerimonia_2018.pdf(febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 16. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2018. Lista completa dos prêmios. 2018b. Disponível em: Texto Cerimônia de Sexta-feira (16/03/2018) (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 17. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2019. Lista completa dos prêmios. 2019a. Disponível em: premiados_primeira_cerimonia_2019.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FEBRACE 17. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2019. Lista completa dos prêmios. 2019b. Disponível em: premiados_segunda_cerimonia_2019.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.
FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.GALEN, D. Science Fair: A Successful Venture. American Biology Teacher, v. 55, n. 8, p. 464-467, 1993.
GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.
GROTE, M. G. Teacher Opinions Concerning Science Projects and Science Fairs. The Ohio Journal of Science, v. 95, n. 4. p. 274-277, 1995.
LIMA, M. E. C. Feiras de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EDUFSCar, 2008. p.195-205.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2003. São Paulo: EPUSP, 2003.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2004. São Paulo: EPUSP, 2004.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2005. São Paulo: EPUSP, 2005.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2006. São Paulo: EPUSP, 2006.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2007. São Paulo: EPUSP, 2007.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2008. São Paulo: EPUSP, 2008.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2009. São Paulo: EPUSP, 2009.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2010. São Paulo: EPUSP, 2010.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2011. São Paulo: EPUSP, 2011.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2012. São Paulo: EPUSP, 2012.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2013. São Paulo: EPUSP, 2013.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2014. São Paulo: EPUSP, 2014.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2015. São Paulo: EPUSP, 2015.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2016. São Paulo: EPUSP, 2016.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2017. São Paulo: EPUSP, 2017.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2018. São Paulo: EPUSP, 2018.
LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2019. São Paulo: Epusp, 2019.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, Argentina, n. 6, abr. 2000.
OLSON, L. S. The North Dakota Science and Engineering Fair – Its History and a Survey of Participants. 1985. Dissertação (Mestrado) – North Dakota State University, Dakota, US, 1985.
PAPERT, S. Situating Constructionism. In: HAREL, I.; PAPERT, S. (ed.). Constructionism. Norwood, NJ: Ablex Publishing, 1991. p. 1-12.
PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E. R.; HENNIG, G. J. Feiras de ciências. Canoas: Ed. Ulbra, 2000.
RESNICK, M. Give P’s a chance: Projects, Peers, Passion, Play. In: PROCEEDINGS OF CONS-TRUCTIONISM AND CREATIVITY CONFERENCE, Vienna, Austria, 2014.
RIBEIRO, F. A. S. Como organizar uma feira de ciências. Mossoró: Edufersa, 2018.
RIBEIRO, F. A. S.; AZEVEDO, C. M. S.; MOURA, C. C. F. L.; SILVA, M. G.; ARAUJO, D. D. A.; SOUSA, A. C. Feira de Ciências. Mossoró: Edufersa, 2016.
SILVA, N. O.; ALMEIDA, C. G. A.; LIMA, D. R. S. Feira de ciências: uma estratégia para pro-mover a interdisciplinaridade. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 10, n. 3, 2018. Dis-ponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/1727/1390. Acesso em: 12 abr. 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.