A Metodologia Científica ao Alcance de Todos como ferramenta para despertar a vocação científica de estudantes

Autores

  • Felipe de Azevedo Silva Ribeiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria Goretti Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Natália Rocha Celedônio Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.133

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Educação Científica, Potencial do estudante, educação básica

Resumo

Este estudo analisou o impacto da tecnologia social Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT) em estimular jovens estudantes e seus professores a criarem projetos científicos utilizando a metodologia científica. Também foi avaliado o papel das feiras de ciências como ferramenta de identificação da vocação científica de jovens do Semiárido do Rio Grande do Norte. A MCAT e as feiras de ciências têm sido utilizadas desde 2011 pelo programa de extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar (CPTSP), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em 96 escolas, de 65 municípios do RN. Os resultados mostraram que houve um aumento significativo na participação de estudantes e professores orientadores nas feiras de ciências e no número de eventos realizados pelas escolas. Além disso, a MCAT teve um impacto positivo na participação e no desempenho dos trabalhos do RN na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. Esses resultados indicam que a MCAT e as feiras de ciências têm se mostrado eficientes em despertar a vocação científica de estudantes do ensino médio das escolas públicas nas quais vêm sendo aplicadas.

Referências

ANDRÉ, M. E.; DALMAZO, A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

ANDRE, M. E.; DALMAZO, A. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista Faeeba, v. 22, p. 95-104, 2013.

AZEVEDO, C. M. S. Metodologia Científica ao Alcance de Todos. 3. ed. São Paulo: Manole, 2013.

AZEVEDO, C. M. S.; RIBEIRO. F. A. S.; MOURA, C. C. F. L.; CELEDONIO, N. R.; SOUZA, D. S. L.; SANTOS, S. C. M.; COSTA, J. S.; SILVA, M. G.; SOUSA, A. C. Eu, Cientista? Mossoró: Edufersa, 2016.

AZEVEDO, C. M. S.; RIBEIRO. F. A. S.; MOURA, C. C. F. L.; CELEDONIO, N. R.; SILVA, M. G.; SOUSA, A. C. Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT) como técnica para gera-ção de projetos (Brasil). In: Experiências inovadoras de metodologias ativas: Pasem/ Mercosul. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017.

AZEVEDO, C. M. S.; NETO, A. A. S.; MOURA, C. C. F. L.; CELEDONIO, N. R.; RIBEIRO, F. A. S. Aprendiz de Cientista. Mossoró: Edufersa, 2018.

BLENIS, D. S. The Effects of Mandatory, Competitive Science Fairs on Fifth Grade Students’ Atitudes toward Science and Interests in Science. Reports – Research, v. 143, n. 26, p. 27, 2000.

BUNDENSON E. D; ANDERSON, T. Pre-Service Elementary Teachers’ Attitudes Toward Their Past Experience with Science Fairs. School Science and Mathematics, United States, v. 96, n. 7, p. 371-377, 1996.

DA SILVA CAJUEIRO, D. D.; GONÇALVES, T. V. O. Divulgação e popularização da ciência na Febrace: uma análise do incentivo à cultura científica de clubes de ciências no Pará. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 1, p. 1-23, 2022.

FEBRACE 1. Cerimônia de premiação da 1ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2003. 2003. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2003.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 2. Cerimônia de premiação da 2ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2004. 2004. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2004.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 3. Cerimônia de premiação da 3ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2005. 2005. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2005.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 4. Cerimônia de premiação da 4ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2006. 2006. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2006.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 5. Cerimônia de premiação da 5ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE/2007. 2007. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2007.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 6. Cerimônia de premiação da 6ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia– FEBRACE/2008. 2008. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2008.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 7. Cerimônia de premiação da 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenha-ria – FEBRACE/2009. 2009. Disponível em: http://febrace.org.br/arquivos/site/_conteudo/pdf/premiados2009.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 8. Cerimônia de premiação da 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenha-ria – FEBRACE/2010. 2010. Disponível em: http://febrace.org.br/arquivos/site/_conteudo/pdf/premiados2010.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 9. Lista completa dos prêmios. 2011. Disponível em: http://febrace.org.br/ar-quivos/site/_conteudo/pdf/premiados2011.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 10. Lista completa dos prêmios. 2012. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados2012.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 11. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2013. 2013a. Disponível https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/cerimonia_2013_par-te1.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 11. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2013. 2013b. Disponível https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/cerimonia_2013_parte2.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 12. Finalistas premiados na cerimônia de sexta-feira (21/03/2014) – Parte 1. 2014a. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados_fe-brace12_parte1.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 12. Finalistas premiados na cerimônia de sexta-feira (21/03/2014) – Parte 2. 2014b. Disponível em: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2021/06/premiados_fe-brace12_parte2.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 13. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2015. Lista completa dos prêmios. 2015a. Disponível em: Texto Cerimônia Parte 1 (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 13. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2015. Lista completa dos prêmios. 2015b. Disponível em: Texto Cerimônia Parte 2 (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 14. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2016. Lista completa dos prêmios. 2016a. Disponível em: premiacao2016_parte1.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 14. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2016. Lista completa dos prêmios. 2016b. Disponível em: premiacao2016_parte2.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 15. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2017. Lista completa dos prêmios. 2017a. Disponível em: premiacao2017_parte1.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 15. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2017. Lista completa dos prêmios. 2017b. Disponível em: premiacao2017_parte2.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 16. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2018. Lis-ta completa dos prêmios. 2018a. Disponível em: premiados_primeira_cerimonia_2018.pdf(febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 16. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2018. Lista completa dos prêmios. 2018b. Disponível em: Texto Cerimônia de Sexta-feira (16/03/2018) (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 17. Premiados na primeira cerimônia de premiação da Febrace 2019. Lista completa dos prêmios. 2019a. Disponível em: premiados_primeira_cerimonia_2019.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FEBRACE 17. Premiados na segunda cerimônia de premiação da Febrace 2019. Lista completa dos prêmios. 2019b. Disponível em: premiados_segunda_cerimonia_2019.pdf (febrace.org.br). Acesso em: 29 abr. 2024.

FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.GALEN, D. Science Fair: A Successful Venture. American Biology Teacher, v. 55, n. 8, p. 464-467, 1993.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.

GROTE, M. G. Teacher Opinions Concerning Science Projects and Science Fairs. The Ohio Journal of Science, v. 95, n. 4. p. 274-277, 1995.

LIMA, M. E. C. Feiras de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EDUFSCar, 2008. p.195-205.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2003. São Paulo: EPUSP, 2003.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2004. São Paulo: EPUSP, 2004.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2005. São Paulo: EPUSP, 2005.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2006. São Paulo: EPUSP, 2006.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2007. São Paulo: EPUSP, 2007.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2008. São Paulo: EPUSP, 2008.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2009. São Paulo: EPUSP, 2009.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2010. São Paulo: EPUSP, 2010.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2011. São Paulo: EPUSP, 2011.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2012. São Paulo: EPUSP, 2012.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2013. São Paulo: EPUSP, 2013.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2014. São Paulo: EPUSP, 2014.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2015. São Paulo: EPUSP, 2015.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2016. São Paulo: EPUSP, 2016.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2017. São Paulo: EPUSP, 2017.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2018. São Paulo: EPUSP, 2018.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; SAGGIO, E. (org.). Resumos Febrace 2019. São Paulo: Epusp, 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, Argentina, n. 6, abr. 2000.

OLSON, L. S. The North Dakota Science and Engineering Fair – Its History and a Survey of Participants. 1985. Dissertação (Mestrado) – North Dakota State University, Dakota, US, 1985.

PAPERT, S. Situating Constructionism. In: HAREL, I.; PAPERT, S. (ed.). Constructionism. Norwood, NJ: Ablex Publishing, 1991. p. 1-12.

PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E. R.; HENNIG, G. J. Feiras de ciências. Canoas: Ed. Ulbra, 2000.

RESNICK, M. Give P’s a chance: Projects, Peers, Passion, Play. In: PROCEEDINGS OF CONS-TRUCTIONISM AND CREATIVITY CONFERENCE, Vienna, Austria, 2014.

RIBEIRO, F. A. S. Como organizar uma feira de ciências. Mossoró: Edufersa, 2018.

RIBEIRO, F. A. S.; AZEVEDO, C. M. S.; MOURA, C. C. F. L.; SILVA, M. G.; ARAUJO, D. D. A.; SOUSA, A. C. Feira de Ciências. Mossoró: Edufersa, 2016.

SILVA, N. O.; ALMEIDA, C. G. A.; LIMA, D. R. S. Feira de ciências: uma estratégia para pro-mover a interdisciplinaridade. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 10, n. 3, 2018. Dis-ponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/1727/1390. Acesso em: 12 abr. 2023

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências