Feira de ciências híbrida: alternativa para a divulgação do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.136Palavras-chave:
Ensino remoto, Divulgação Científica, Ensino de ciênciasResumo
As feiras de ciências representam eventos com potencial para fomentar o espírito científico e investigativo dos estudantes. Devido à pandemia por Covid-19 novos formatos de ensino foram incorporados às práticas pedagógicas valorizando e utilizando os recursos tecnológicos para a concretização das aprendizagens no ensino remoto. Pretende-se, portanto, com este relato destacar a participação de uma escola da rede estadual do Espirito Santo, Brasil, na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Concluiu-se que a feira de ciências na modalidade virtual, além do desenvolvimento das habilidades científicas, também fortaleceu a importância do uso das tecnologias no ensino de ciências da educação básica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 abr. 2023.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, v.2. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2006.
CARVALHO, Fábio; IVANOFF, Gregório. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
CAMPOY ARANDA, Tomás Jesús. Metodologia de la Investigación científica. Ciudad del Este: Escuela de Posgrado, Universidad Nacional del Este, 2016.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. (Coleção Educação em Ciências).
COSTA, Luzinete Duarte; MELLO, Geison Jader; ROEHRS, Marfa Magali. Feira de ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica. Ensino em Revista, v. 26, n. 2, p. 504-523, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GALLON, M.; SILVA, J.; NASCIMENTO, S.; ROCHA FILHO, J. Feiras de ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista InsignareScientia– RIS, v. 2, n. 4, p. 180-197, 19 dez. 2019.DOI: https://doi.org/10.36661/2595--4520.2019v2i4.11000.
KÜCHEMANN, Stefan et al. Physics Task Development of Prospective Physics Teachers Using ChatGPT. ArXivpreprint ar Xiv:2304.10014, 2023.
MAGALHÃES, Danilo Castro et al. 50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 8, n. 2, p. 185-202, 2019. DOI:https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p197-214.
MAGALHÃES, Danilo Castro. A origem das feiras de ciências: resenha de: TERZIAN, Sevan G.Science EducationandCitizenship: Fairs, Clubs, andTalentSearches for American Youth, 1918-1958. Palgrave Macmillan, New York, USA, 2013. Revista Educação Pública, v. 1, n. 3, 2022.DOI: https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.42.
MANCUSO, R.; FILHO, I. L. Feiras de ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica. Fenaceb/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2006.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1984.
RODRIGUES, Chirleide Fátima et al. Educação científica mediada por feira de ciências na educação básica–um enfoque CTSA. Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, p. 58-67, 2019. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/issue/view/159. Acesso em: 23 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.33025/ceb.v4i1.
SAMPIERI, Hernandez Roberto; COLLADO, Carlos Fernádez; LUCIO, Maríadel Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 4. ed. México: McGraw-Hill, 2006.
SANTOS, Leidiany Dias; ANGELO, José A. Calvalcante; SILVA, Jemima Queiróz. Letramento científico na perspectiva biológica: um estudo sobre práticas docentes e educação cidadã. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, vol. 19, n.2, 474-496 (2020). Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_11_ex1707_341F.pdf. Acesso em: 23 abr.2023.
XAVIER, Lucas Antonio; SEGATTO, Breno Rodrigues; FERRACIOLI, Laércio. Feira de ciências: uma proposição metodológica para articular teoria-prática utilizando o diagrama V. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 9, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.