Percepções Discentes Na Elaboração De Projetos Para Feira De Ciências

Autores

  • Erica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem Fundação Osorio - Rio de Janeiro
  • Maria de Fatima Alves de Oliveira PGEBS-IOC/Fiocruz-RJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i2.137

Palavras-chave:

Ensino Por Investigação, Letramento científico, Elaboração e Desenvolvimento de Projetos, Metodologia Científica, Feira de Ciências

Resumo

As Feiras de Ciências constituem-se em oportunidades de estimular o gosto pela pesquisa e afastar os estudantes da postura de meros recebedores do conhecimento, partindo da investigação, tornando-os protagonistas de seu aprendizado. O objetivo desse trabalho foi identificar a percepção dos alunos de 6º ano de uma escola pública do Rio de Janeiro sobre a elaboração e o desenvolvimento de projetos para a Feira de Ciências. A coleta de dados fora realizada mediante aplicação de um questionário após a apresentação na Feira de Ciências. As respostas foram analisadas segundo a Tematização de Fontoura (2011) e revelaram que os estudantes percebem o seu protagonismo na elaboração dos projetos e se apropriam das etapas da metodologia científica durante o seu desenvolvimento. Concluímos o quanto é importante oportunizar aos educandos atividades que partam de suas indagações para que eles se apropriem das etapas de investigação e sintam-se estimulados a desenvolverem seus projetos objetivando o letramento científico previsto na Base Nacional Comum Curricular.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências