Engajamento na abordagem ambiental em feiras de ciências do Rio de Janeiro

Autores

  • Marcia Regina Barbosa Nascimento Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
  • Isabela Cabral Félix de Sousa Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i1.148

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Feira de Ciências, FECTI

Resumo

A escola necessita de experiências educativas que favoreçam a construção de saberes centrados em questões ambientais, como a percepção de pertencimento dos seres humanos à natureza nas dimensões histórica, cultural, biológica e social. Nesse sentido, as feiras de ciências se encaixam como um potencial instrumento pedagógico para a abordagem da educação ambiental (EA), pois oportunizam a troca de saberes entre estudantes, educadores e comunidade. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho enfatiza as contribuições dessas feiras para a promoção da EA em diálogo com o ensino de Ciências. Nele, avaliamos 475 resumos das edições de 2016, 2017 e 2018 da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). Os resultados demostraram que, nas três edições, a EA foi contemplada nos projetos dos estudantes e educadores.

Referências

ARAUJO, R. R; HAUSCHILD, M. E. Feiras de ciências: o que emerge sobre controvérsias sociocientíficas e interdisciplinaridade nesse espaço não formal de educação? e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 288-304, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/49821. Acesso em: 10 abr. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BARROS, P. C. O. G. de; RIGHI, E.; BULHÕES, F. M. Hortas escolares sustentáveis: um estudo de caso no município de Alvorada (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 5, p. 81-100, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14663. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14663. Acesso em: 9 set. 2023.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

BIELSCHOWSKY, C.; BARRETO, C.; BASTOS, E.; CONSTÂNCIO, K.; BENTO, L.; MARCHIORI, M. L.; BERNSTEIN, M.; ALENCAR, M. D.; DAHMOUCHE, M.; CUNHA, U. S. Fundação Cecierj: ontem, hoje e amanhã. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2018. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica Estadual 2019: resumo técnico. [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia? Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html. Acesso em: 25 abr. 2023.

CRUZ, B. de S da. M.; SOUZA, M. L. de; FREITAS, A. B. R. de. Reutilização de plásticos: uma forma de articular a educação ambiental e o ensino de polímeros através de uma feira de ciências. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 12, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2020.v12.p.103-121. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/revistapct/article/view/1645. Acesso em: 10 abr. 2023.

DORNFELD, C. B.; MALTONI, K. L. A feira de ciências como auxílio para a formação inicial de educadores de ciências e biologia. Revista eletrônica de Educação, São Carlos, v. 5, n. 2, p.42-58, 2011. DOI: https://doi.org/10.14244/%2519827199200. Acesso em: 10 abr. 2023.

FARIAS, L. R. A.; SANTOS, S. G. dos. Horta escolar: prática de educação ambiental e de alimentação saudável para crianças em uma escola da zona rural no município de São Miguel dos Campos (AL). Interseção, Palmeira dos Índios, v. 2, n. 1, p. 161-179, 2021. DOI:10.48178/intersecao.v2i1.276. Disponível em: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/intersecao/article/view/276. Acesso em: 9 set. 2023.

FREIRE, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GONZATTI, S. E. M.; BERGMANN, A. B.; MAGEDANZ, A.; DE MAMAN, A. S.; HERBER, J.;STACKE, P. Análise de objetos de estudo escolares em uma feira de ciências: (possíveis) transgressões metodológicas e epistemológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017. Anais [...]. Florianópolis, 2017. p. 1-9.

GUIMARÃES, M. A dimensão da educação ambiental. São Paulo: Papirus, 2015.

GUIMARÃES, M. A formação dos educadores ambientais. São Paulo: Papirus, 2011.

GUIMARÃES, M; VASCONCELOS, M. M. N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementariedade dos espaços formais e não formais de Educação. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, n. 27, p. 147-162, 2006.

INACIO, B. S.; SANTOS, S. D.; SILVA, E. M. C.; CALAZANS, M. V. F.; NOVAIS, J. S. Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, São Mateus, v. 2, n. 5, 2020.

MANCUSO, R.; LEITE FILHO, I. Feira de ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica - Fenaceb. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

MASSARANI, L.; DIAS, E. M. S. (org.). José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.

MEZZARI, S.; FROTA, P. R. O.; MARTINS, M. C. Feiras multidisciplinares e o ensino de Ciências. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Número Monográfico, octubre, p.107-119, 2011. Acesso em: 10 abr. 2013.

MOLANO, J. G. Sánchez; DE ALMEIDA, R. O. Olhares ambientais na 6a Feira de Ciências da Bahia. Revista Sergipana de Educação Ambiental, Jaén, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13603. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13603. Acesso em: 7 abr. 2023.

NASCIMENTO, M. R. B.; SOUSA, I. C. F. As contribuições de Feiras de Ciências para abordagem de questões socioambientais. In: SOUZA, C. T. V.; VIANNA, D. M; OLIVEIRA, M. F.(Org.). Produção de conhecimentos em práticas educativas em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, Autografia, v. 1, p. 151-167, 2023.

OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JUNIOR, A. P. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2546. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546. Acesso em: 9 set. 2023.

PAVÃO, A. C.; LIMA, M. E. C. Feiras de ciência, a revolução científica na escola. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 15, n. 34, p. 1-11, 2019. DOI: 10.21713/rbpg.v15i34.1612. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1612. Acesso em: 7 abr. 2023.

RIBEIRO, J. P. M. Educação ambiental em clubes de ciências: uma análise de três trabalhos apresentados na Feira de Ciências da USP. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 17, p. 529-542, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/2221/1663. Acesso em: 10 abr. 2023.

SÁNCHEZ, C.; PELACANI, B.; ACCIOLY, I. Editorial Educação Ambiental: insurgências, re-existências e esperanças. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, 2020. Acesso em 10 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43012.

SANTOS SILVA, J.; VENTURA, G.; SOUZA, P. C. M. de; RODRIGUES, G. Análise da Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas. Lat. Am. J. Sci. Educ, Matanzas v. 6, p. 22036, 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências