Engajamento na abordagem ambiental em feiras de ciências do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i1.148Palavras-chave:
Educação Ambiental, Feira de Ciências, FECTIResumo
A escola necessita de experiências educativas que favoreçam a construção de saberes centrados em questões ambientais, como a percepção de pertencimento dos seres humanos à natureza nas dimensões histórica, cultural, biológica e social. Nesse sentido, as feiras de ciências se encaixam como um potencial instrumento pedagógico para a abordagem da educação ambiental (EA), pois oportunizam a troca de saberes entre estudantes, educadores e comunidade. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho enfatiza as contribuições dessas feiras para a promoção da EA em diálogo com o ensino de Ciências. Nele, avaliamos 475 resumos das edições de 2016, 2017 e 2018 da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). Os resultados demostraram que, nas três edições, a EA foi contemplada nos projetos dos estudantes e educadores.
Referências
ARAUJO, R. R; HAUSCHILD, M. E. Feiras de ciências: o que emerge sobre controvérsias sociocientíficas e interdisciplinaridade nesse espaço não formal de educação? e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 288-304, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/49821. Acesso em: 10 abr. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BARROS, P. C. O. G. de; RIGHI, E.; BULHÕES, F. M. Hortas escolares sustentáveis: um estudo de caso no município de Alvorada (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 5, p. 81-100, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14663. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14663. Acesso em: 9 set. 2023.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
BIELSCHOWSKY, C.; BARRETO, C.; BASTOS, E.; CONSTÂNCIO, K.; BENTO, L.; MARCHIORI, M. L.; BERNSTEIN, M.; ALENCAR, M. D.; DAHMOUCHE, M.; CUNHA, U. S. Fundação Cecierj: ontem, hoje e amanhã. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2018. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica Estadual 2019: resumo técnico. [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia? Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html. Acesso em: 25 abr. 2023.
CRUZ, B. de S da. M.; SOUZA, M. L. de; FREITAS, A. B. R. de. Reutilização de plásticos: uma forma de articular a educação ambiental e o ensino de polímeros através de uma feira de ciências. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 12, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2020.v12.p.103-121. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/revistapct/article/view/1645. Acesso em: 10 abr. 2023.
DORNFELD, C. B.; MALTONI, K. L. A feira de ciências como auxílio para a formação inicial de educadores de ciências e biologia. Revista eletrônica de Educação, São Carlos, v. 5, n. 2, p.42-58, 2011. DOI: https://doi.org/10.14244/%2519827199200. Acesso em: 10 abr. 2023.
FARIAS, L. R. A.; SANTOS, S. G. dos. Horta escolar: prática de educação ambiental e de alimentação saudável para crianças em uma escola da zona rural no município de São Miguel dos Campos (AL). Interseção, Palmeira dos Índios, v. 2, n. 1, p. 161-179, 2021. DOI:10.48178/intersecao.v2i1.276. Disponível em: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/intersecao/article/view/276. Acesso em: 9 set. 2023.
FREIRE, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GONZATTI, S. E. M.; BERGMANN, A. B.; MAGEDANZ, A.; DE MAMAN, A. S.; HERBER, J.;STACKE, P. Análise de objetos de estudo escolares em uma feira de ciências: (possíveis) transgressões metodológicas e epistemológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017. Anais [...]. Florianópolis, 2017. p. 1-9.
GUIMARÃES, M. A dimensão da educação ambiental. São Paulo: Papirus, 2015.
GUIMARÃES, M. A formação dos educadores ambientais. São Paulo: Papirus, 2011.
GUIMARÃES, M; VASCONCELOS, M. M. N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementariedade dos espaços formais e não formais de Educação. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, n. 27, p. 147-162, 2006.
INACIO, B. S.; SANTOS, S. D.; SILVA, E. M. C.; CALAZANS, M. V. F.; NOVAIS, J. S. Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, São Mateus, v. 2, n. 5, 2020.
MANCUSO, R.; LEITE FILHO, I. Feira de ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica - Fenaceb. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
MASSARANI, L.; DIAS, E. M. S. (org.). José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
MEZZARI, S.; FROTA, P. R. O.; MARTINS, M. C. Feiras multidisciplinares e o ensino de Ciências. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Número Monográfico, octubre, p.107-119, 2011. Acesso em: 10 abr. 2013.
MOLANO, J. G. Sánchez; DE ALMEIDA, R. O. Olhares ambientais na 6a Feira de Ciências da Bahia. Revista Sergipana de Educação Ambiental, Jaén, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13603. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13603. Acesso em: 7 abr. 2023.
NASCIMENTO, M. R. B.; SOUSA, I. C. F. As contribuições de Feiras de Ciências para abordagem de questões socioambientais. In: SOUZA, C. T. V.; VIANNA, D. M; OLIVEIRA, M. F.(Org.). Produção de conhecimentos em práticas educativas em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, Autografia, v. 1, p. 151-167, 2023.
OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JUNIOR, A. P. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2546. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546. Acesso em: 9 set. 2023.
PAVÃO, A. C.; LIMA, M. E. C. Feiras de ciência, a revolução científica na escola. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 15, n. 34, p. 1-11, 2019. DOI: 10.21713/rbpg.v15i34.1612. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1612. Acesso em: 7 abr. 2023.
RIBEIRO, J. P. M. Educação ambiental em clubes de ciências: uma análise de três trabalhos apresentados na Feira de Ciências da USP. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 17, p. 529-542, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/2221/1663. Acesso em: 10 abr. 2023.
SÁNCHEZ, C.; PELACANI, B.; ACCIOLY, I. Editorial Educação Ambiental: insurgências, re-existências e esperanças. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, 2020. Acesso em 10 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43012.
SANTOS SILVA, J.; VENTURA, G.; SOUZA, P. C. M. de; RODRIGUES, G. Análise da Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas. Lat. Am. J. Sci. Educ, Matanzas v. 6, p. 22036, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.