Teatro e Saúde: Peça Itinerante Engaja Jovens na Prevenção da Aids

Autores

  • Carolina Habergric Folino Fundação Oswaldo Cruz
  • Carla Almeida Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i1.19

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Engajamento Público na Ciência, Ciência e Teatro, HIV/Aids, Jovens

Resumo

Atividades teatrais com motes científicos têm se tornado prática cada vez mais comum na divulgação científica, alcançando novos espaços e públicos. No Brasil, uma parcela significativa dessa prática acontece em museus e centros de ciência. No Museu da Vida/Fiocruz, por exemplo, o teatro integra organicamente a programação de atividades oferecida aos visitantes. Em 2015, face ao aumento no número de casos de HIV/Aids entre jovens, o museu desenvolveu uma atividade teatral para engajar esse público no debate sobre o tema. Com o objetivo de analisar o potencial da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca, seguida de debate, como estratégia de divulgação científica, visitamos quatro escolas em que o espetáculo fora apresentado cerca de seis meses antes e realizamos 25 entrevistas e oito grupos focais com um total de 72 estudantes que haviam participado da atividade. Os resultados indicam que a iniciativa foi bem-sucedida como estratégia de divulgação científica, uma vez que se conectou com a realidade dos jovens, agradou-os em diferentes aspectos e estimulou – em alguns casos – reflexões e conversas sobre o tema das IST, do HIV/Aids e da sexualidade, entre os estudantes e entre eles e seus professores e familiares.

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Publicado

2022-03-29