A Interdisciplinaridade Entre O Ensino De Física E O Grafite

Autores

  • Admilson Luiz Navarro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Alexandra Siqueira Mello Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Dayana Aparecida Brito dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i2.20

Palavras-chave:

Arte, Física, Grafite, Interdisciplinaridade

Resumo

O referido artigo é um relato de experiência de uma aplicação didática e dia-lógica para alunos dos segundos anos e terceiros anos do ensino médio da escola pública em meio à pandemia do Covid-19, que tem como objetivo aproximar através da interdisciplinaridade a Arte urbana do grafite e o ensino de Física estabelecendo uma conexão entre o ensino e a aprendizagem. A análise do discurso, segundo o teórico Mikhail Bakhtin, nasce além das rela-ções da metalinguística, ou seja, se insere a partir das interações discursivas entre os indivíduos. Na perspectiva das relações humanas, a ciência e a Arte fazem parte da formação social e da evolução tecnológica. A construção da interdisciplinaridade entre o ensino de Física e a Arte urbana do grafite trazem as abordagens entre as relações que construíram a nossa sociedade. A escola é um espaço provocador de possibilidades reflexivas e que promove o diálogo, trazendo a interação da análise do discurso em sala de aula. Dessa maneira os gêneros discursivos estabelecem uma interconexão da linguagem com a vida social. Portanto a Física e a Arte criam um processo de produção discursiva estabelecida pelas interações sociais.

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Publicado

2022-06-29