A Ciência alinhada ao desenvolvimento sustentável: comunicação estratégica e integrada

Autores

  • Bárbara Duque Federal University of Juiz de Fora
  • Carolina Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.220

Palavras-chave:

Comunicação pública da ciência, Comunicação estratégica, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O compromisso social e a capacidade de resolver problemas é inerente à razão de existir das universidades, reforçando a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão. Como instituições estratégicas para as nações, elas contribuem para o êxito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Considerar o desenvolvimento científico e tecnológico sem a inclusão da sociedade no debate constitui um erro com consequências irreversíveis. Apresentamos um estudo de caso sobre a Universidade Federal de Juiz de Fora, com discussões e reflexões sobre mobilização e estratégias de comunicação para reforçar o papel e a contribuição das universidades para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa intersetorial de estruturação dos ODS tem engajado a comunidade científica para alinhar suas pesquisas às metas estabelecidas. Os resultados já aparecem em rankings, mas ainda é preciso avançar para estabelecer uma rede articulada de comunicação pública da ciência. Fica visível a relevância do setor de comunicação institucional para a promoção do engajamento da comunidade acadêmica quanto aos ODS: tanto realizando uma divulgação capaz de articular diversas instâncias para que os esforços se convertam em resultados; quanto com práticas inovadoras de comunicação, que incorpore os ODS em suas dimensões teóricas e práticas. 

Biografia do Autor

Carolina Araújo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2017) e mestrado em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz (2012). Graduação em Comunicação Social pela UFJF (2008) e MBA em Marketing pela FEA/UFJF (2009). Atua como jornalista na UFJF, tendo também passado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na UFV, chefiou a Divisão de Divulgação em 2017, na Diretoria de Comunicação Institucional (DCI). Foco na pesquisa interdisciplinar, articulando a Comunicação aos campos da Divulgação Científica, Saúde, Educação e Ciência Política. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, voltada para assessoria de comunicação e organização de eventos, como o Simpósio Farmacêutico (2011), realizado pela UFJF em parceria com a Fiocruz e a Funed. Participou do projeto Educanvisa, desenvolvendo o vídeo "Educação & Saúde: uma união de sucesso nas escolas"

Referências

CASTELFRANCHI, Y. & FAZIO, M. E. Comunicación de la ciencia en América Latina: construir derechos, catalizar ciudadanía. Em El estado de la ciencia: principales indicadores de ciencia y tecnología iberoamericanos/interamericanos. 2020. p. 145-156. Red de Indicadores de Ciencia y Tecnología Iberoamericana e Interamericana (RICYT). Disponível em: http://www.ricyt.org/2020/11/ya-se-encuentra-disponible-el-estadode-la-ciencia-2020/. Acesso em: 16 fev. 2023

______. Comunicación pública de la ciência. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. Oficina Regional de Ciencias de la UNESCO para América Latina y el Caribe. 2021. Disponível em: http://forocilac.org/wp-content/uploads/2021/04/PolicyPapers-CILACComunicacionPublicaCiencia-ES.pdf Acesso em: 17 fev. 2023

COSTA, A.R.F.; SOUSA, C.M.; MAZOCCO, F.J. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v.9, n.18, jul./dez.2010. Páginas 149 a 158. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/624/463 Acesso em: 17 fev. 2023.

DÁVILA-RODRÍGUEZ, L. P. (2020). Apropiación social del conocimiento científico y tecnológico. Un legado de sentidos. Trilogía - Ciencia, Tecnología y Sociedad, 12 (22), 127–147. doi:10.22430/21457778.1522

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in Theory and Practice. Boston: Elsevier, 2005.

DIAVI. Relatório de Resultados 2022 - THE University Impact Rankings. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1liWTExnpSRBq_wH3EGyg6hKPkUeFKFlA/view. Acesso em: 25 fev. 2023.

INEP. Censo da Educação Superior 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2023

IRWIN, A. Ciência cidadã: um estudo das pessoas especialização e desenvolvimento sustentável. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

MONTAÑÉS-PERALES, O. (2010). La cultura científica como fundamento epistemológico de la comunicación pública de la ciencia. ArtefaCToS. Journal of Science and Technology Studies, p. 187-229.

POLINO, C. e CASTELFRANCHI, Y. (2012): “Comunicación pública de la ciencia. Historia, prácticas y modelos”, E. Aibar e M. A. Quintanilla (orgs.). Enciclopedia Iberoamericana de Filosofía, Vol. 32: Ciencia, Tecnología y Sociedad, Madrid, Editorial Trotta, p. 351-378.

STEPHENS, J.C., HERNANDEZ, M.E., ROMÁN, M., GRAHAM, A.C. e SCHOLZ, R.W. (2008). Higher education as a change agent for sustainability in different cultures and contexts. International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. 9, N. 3, p. 317-338. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14676370810885916. Acesso em: 10 fev. 2023.

UFJF. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 04 de out. 2019. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/10/04/17-metas-para-transformar-nosso-planeta/. Acesso em: 15 fev. 2023.

______. Juiz de Fora, 11 de set. 2020; Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/09/11/inovacao-em-prol-da-sustentabilidade/. Acesso em: 15 fev. 2023.

______. Juiz de Fora, 28 de abr. 2022. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/04/28/ufjf-e-avaliada-pelo-impact-ranking-2022/. Acesso em: 15 fev. 202.3

URANGA, W. (2012). Comunicación para la transformación: Un itinerario para la acción. Washington Uranga Comunicación. Disponível em: http://www.wuranga.com.ar/images/propios/02_transformacion.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência