Potencialidades das redes sociais virtuais para a Divulgação Científica
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.221Palavras-chave:
Divulgação Científica, Redes Sociais, Disseminação de InformaçãoResumo
Em um cenário de aumento significativo do uso das redes sociais na web, divulgadores de ciências passam a utilizar as diversas plataformas disponíveis para o compartilhamento de informações sobre Ciências e Tecnologia. Considerando a importância da divulgação do conhecimento científico, este estudo objetivou analisar discussões acerca das potencialidades promovidas pelas redes sociais virtuais para a realização da Divulgação Científica. Para isso realizamos um levantamento bibliográfico na plataforma de periódico da CAPES. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram analisados 28 artigos, publicados entre 2014 e 2022. A categoria emergente “Potencialidades das redes sociais virtuais para a promoção da Divulgação Científica”, permitiu evidenciar que as redes sociais possibilitam uma maior interação, aproximação e acesso do público às discussões sobre Ciência e Tecnologia, por meio do uso de diversos recursos das plataformas de rede social, além de diferenças a respeito da produção da Divulgação Científica em relação à mídia tradicional.
Referências
ARAÚJO, T. P. de. et al. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciências & Ideias, v. 13, n. 3, p. 198-209, 2022. DOI: 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.1926.
ARROIO, A. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of Education in the 21st Century, Siauliai, v. 75, n. 5, p. 416-418, 2017. Disponível em: http://oaji.net/ articles/2017/457-1509895265.pdf.
BOLLER, S. et al. A prevenção da incontinência urinária no contexto da pandemia da Covid-19: Ações educativas de uma Liga Acadêmica de Enfermagem. Extensão em Foco, n. 23, 2021.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, v. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985.
CALDAS, Graça. Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder. Informação & Informação; v. 15, n. 1esp (2010); 31-42, v. 24, n. 2, p. 42-31, 2010.
CARVALHO, T. G. M. et al. DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA PELA TEMÁTICA DA CÁRIE DENTÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E DE REDES SOCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 63–70, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.118976.
FILIPIN, G.; CASAROTTO, F.; MARONEZE, B.; MELLO-CARPES, P. POPNEURO: RELATO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO QUE BUSCA DIVULGAR E POPULARIZAR A NEUROCIÊNCIA JUNTO A ESCOLARES. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 87-95, 30 dez. 2015. DOI: 10.36661/2358-0399.2015v6i2.3066.
FREITAS, T. P. R. de. et al. Museus de ciências em tempos de pandemia: uma análise no Instagram do museu da vida. Revista Práxis, v. 12, n. 1sup, 2020. DOI: 10.47385/praxis.v12.n1sup.3483.
FURTADO, L. F. V.; ROSSETTO, C. S.; VALE, G. T. do. Central de Atendimento Covid-19 UEMG-Passos. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, p. 107–119, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-63023.
GIACOMETT, J.; MIYASAKI, F.; SANTOS, L.; AMARAL, T.; MORAIS, I.; AZEVEDO, J. Pesca em foco: Divulgação e extensão em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 433-444, 27 dez. 2021. DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12n3.12480.
GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. DOI: /10.1590/1516-731320200018
GONZAGA, B. M. de S. et al. Divulgação Científica Através do Instagram: Informação Segura e Clara Durante a Pandemia da COVID-19. Revista Ciências & Idéias, v. 13, n. 3, p. 1 - 14, July./Sept. 2022. DOI: 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2213.
GREGÓRIO, G. B. S. et al. Análise de uma fanpage do facebook: promoção da saúde de pessoas com fibromialgia. Saúde e Pesquisa, v. 10, n. 3, p. 511-518, 2017. DOI: 10.17765/1983-1870.2017v10n3p511-518.
LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007.
MENDES, M. M.; MARICATO, J. M. Das apresentações públicas às redes sociais: apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, v. 23, 2020.
MOCHIUTTI, N. F. B.; GUIMARÃES, G. B. A comunicação para a conservação: o caso do movimento em prol da APA da Escarpa Devoniana (Paraná, Brasil). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 455–462, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654196.
MODOLO, A. D. R. O ato de curtir: a estandardização da responsividade no Facebook. Linguagem em (Dis) curso, v. 18, p. 623-645, 2018.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 2007.
MOREIRA, H. M. Popularizando a ciência: um veículo para a construção e disseminação do conhecimento científico sobre zoodermatoses. Revista Extensão & Cidadania, v. 10, n. 17, p. 152-162, 2022. DOI: .22481/recuesb.v10i17.10603.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. 2020.
PERRONI, B. M.; FILIPIN, G.; MELLO-CARPES, P. B. Divulgação e popularização da neurociência através de uma rede social. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 3, p. 95-104, 2016.
PIRES, E. da C. R. et al. Instagram como ferramenta informativa do projeto ciência news. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 26, n. 3, 2022.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: E-Compós. 2007.
RECUERO, Raquel. A rede é a mensagem: Efeitos da Difusão de Informações nos Sites de Rede Social. Lo que Mcluhan no previó. 1ed. Buenos Aires: Editorial La Crujía, v. 1, p. 205-223, 2012.
RODRIGUES, M. F. dos R. et al. Um Clube de Ciências virtual em tempos de pandemia: o uso da rede social Instagram como uma possível ferramenta para a divulgação científica . The Journal of Engineering and Exact Sciences, Viçosa/MG, BR, v. 7, n. 4, p. 13292–01, 2021. DOI: 10.18540/jcecvl7iss4pp13292-01-10e.
ROSA, T. dos S.; FALEIROS, F.; ASITO, L. Y.; SILVA, N. H.; SILVA, C. B. P. da; SILVA, S. S. da C. Facebook® como meio de divulgação científica: aliado ou inimigo?. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, Goiás, Brasil, v. 22, p. 55122, 2020. DOI: 10.5216/ree.v22.55122.
SANTOS-SILVA, J.; ARAÚJO, T. de J. Galhas e divulgação científica: mapeamento desta temática nas redes sociais. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 5, p. e87, 2022. DOI: 10.33447/paubrasilia.2022.e0087.
SCHIAVI, M. T.; CAMARGO, G. M.; HOFFMANN, W. A. M. As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa–estudo de caso. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 48, p. 223-238, 2021. DOI: 10.3895/rts.v17n48.12431.
SOUTO, L. P. G. et al. Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos. Revista ELO–Diálogos em Extensão, v. 11, 2022. DOI: 10.21284/elo.v11i.14693.
SOUZA, C. B. dos S. de.; FREIRE, G. H. de A. Divulgação científica, uma vacina para combater fake news em tempos de pandemia de covid-19 no Brasil. BIBLOS, [S. l.], v. 36, n. 1, 2022. DOI: 10.14295/biblos.v36i1.14124.
SOUZA, R. V. F. de; MACEDO, R. P. P. ; ALMEIDA, J. C. de L. de. A Divulgação Científica em Tempos Remotos: construindo & contextualizando os conhecimentos científicos e educacionais nas redes sociais. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 4, p. 13319-01-13e, 2021. DOI: 10.18540/jcecvl7iss4pp13319-01-13e.
SILVA FILHO, P. R. G.; GALLUZZI, M. L. A utilização de redes sociais para a divulgação científica e ensino de Astronomia. Revista de enseñanza de la física, v. 33, n. 2, p. 259-265, 2021. DOI: 10.55767/2451.6007.v33.n2.35219.
SILVA, M. F.; PRAIS, E. C. M.; NEVES , L. P.; PERINI, A. P. As ações extensionistas do programa "Meninas da Física" durante a pandemia da Covid-19. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, p. 265–280, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-63009.
SILVA, V. P. R. da; SILVA, A. C. de M. O papel do Facebook na divulgação científica de notícias relacionadas ao meio ambiente. Revista Extraprensa, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 177-192, 2015. DOI: 10.11606/extraprensa2014.87767.
WANER-MARIQUITO, R. et al. Programa de extensão on-line? Resiliência frente ao distanciamento social. Vivências, v. 17, n. 34, p. 135-148, 2021.
XAVIER, M. M.; LIMA, F. A. P. de B. A revolta da vacina e as valorações verticalizadas na dinâmica discursiva das redes sociais digitais Facebook e Instagram. Letras de Hoje, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 624–638, 2021. DOI: 10.15448/1984-7726.2021.3.40747.
ZANANDREA, A. C. V.; RODRIGUES, B. M.; ALENCAR, A. S. Ensino e aprendizagem de Biologia: estudo de caso da exposição “O Brasil na Antártica” realizada na Universidade Veiga de Almeida. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 4, n. 3, p. 487-500, 2018. DOI: 10.21674/2448-0479.43.487-500.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.