Histórias para inspirar futuras cientistas: a experiência de entrelaçar divulgação científica, literatura infantojuvenil e pró-equidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.237Palavras-chave:
Divulgação científica. Equidade de gênero. Literatura infantojuvenil.Resumo
Apesar de serem maioria na base da carreira científica no Brasil, mulheres ainda estão em menor quantidade do que homens nas carreiras relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática e, especialmente, em cargos de liderança. A equidade de gênero, afinal, é um desafio social e acadêmico no país. Preconceitos de gênero, encontrados desde cedo nas famílias e no ambiente escolar, dificultam o interesse de meninas pelas ciências. Não raro, elas não são encorajadas a prosseguir no campo científico da mesma forma do que meninos. O livro infantojuvenil ‘Histórias para inspirar futuras cientistas’ (KRAPP; BONFIM, 2021) foi criado para buscar fortalecer a representatividade e a identificação de meninas com pesquisadoras do gênero feminino. Para isso, narra a jornada de 13 cientistas mulheres da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), buscando desestabilizar imaginários sociais a respeito da ciência. Neste artigo, narramos o processo de idealização e de produção do livro, bem como pontuamos desafios e reflexões sobre projetos dessa natureza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.