Divulgação Científica e Educação:
as frentes pedagógicas do Potencial Biótico
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.239Palavras-chave:
Divulgação científica, Educação, Ensino de Ciências, Plataformas Digitais, EducomunicaçãoResumo
Potencial Biótico é uma iniciativa de divulgação científica que busca auxiliar o professor dentro de sala de aula. Nós promovemos materiais acessíveis a professores para que eles tenham aulas cada vez mais contextualizadas, lúdicas e criativas. Nesse relato de experiência, buscamos apresentar algumas das nossas frentes pedagógicas com o intuito de fomentar o desenvolvimento de professores e divulgadores científicos ressaltando a ponte entre a ciência e a educação, aliado aos conceitos da educomunicação e seus efeitos na construção do conhecimento. Algumas das atividades descritas nesse artigo foram: i) seções de “uso para professor em sala de aula” em nossas publicações (blog e demais redes sociais); ii) a organização do nosso evento anual de DC Educa; iii) materiais para uso de professores de ciências; iv) publicação de textos dos alunos via disciplinas da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, relatamos a estrutura de cada uma delas bem como alguns resultados alcançados até então. Acreditamos que iniciativas que unem e discutem o importante papel dessas duas temáticas são uma forma de potencializar a capacidade transformadora da educação por meio da divulgação científica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Mídia e Educação. Perspectivas para a qualidade da informação, recomendações. Brasília: MEC, 2000.
CAMPOS, R. P. C. (org.) DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: Debates preliminares. Vitória: Editora IFES, 2015.
CASTRO FILHO, Pedro Júlio; BRANDÃO, Amaurícia Lopes Rocha; BENEDITO, Samiles Vasconcelos Cruz. O papel da educomunicação no contexto escolar em tempos de pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 17, 2022.
COLPO, C. C.; WENZEL, J. S. Uma revisão acerca do uso de textos de divulgação científica no ensino de ciências: inferências e possibilidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, ano 2021, v. 14, n. 1, 21 maio 2021. DOI https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67344. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/67344>. Acesso em: jun. 2023.
COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 162-177, 2021.
CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. DOI https://doi.org/10.11606/T.48.2010.tde-02032010-091909. Disponível em <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032010-091909/pt-br.php>. Acesso em: 08 set. 2021.
CLEBSCH, A. B.; VENTURI, T. Ensino do Câncer de Pele na Escola Básica utilizando material de divulgação científica. Revista de Investigación, v. 40, n. 88, p. 229–247, ago. 2016.
DAVIES, Sarah R.; HORST, Maja. Science communication: Culture, identity and citizenship. New York: Springer, 2016
FREITAS, Ricardo Oliveira. Educomunicação como recurso de midiartivismo. Revista Exitus, v. 9, n. 4, p. 232-261, 2019.
GIORDAN, M; E CUNHA, M.B. Divulgação Científica na Sala de Aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí/RS: Ed da UNIJUÍ. 360 p., 2015.
LIMA, G. DA S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 375–392, 28 jun. 2021.
MARANDINO, Martha et al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz. 2003, Anais.. Bauru, SP: ENPEC/ABRAPEC, 2003. . Acesso em: 16 dez. 2022.
MICELI, B. S.; ROCHA, M. B. Análise de textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos de biologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 121–138, 29 nov. 2019.
SANTOS, Jonan de Oliveira; SOUZA, Divanizia Nascimento. Textos de divulgação científica no ensino de física: a opinião de professores da educação básica. Scientia Plena, v. 18, n. 8, 2022.
PINTO, Gisnaldo, Amorim. (Org). Divulgação Científica e Práticas Educativas. 1 Ed. Curitiba: Editora CRV, 2010. 209p.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: as perspectivas do reconhecimento de um novo campo de intervenção social. O caso dos Estados Unidos. Revista Eccos, v. 2, n. 2, p. 61-80, 2000.
SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, n. 23, p. 16-25, 2002.
TUMA, A. B. C.; SALDANHA, F. G. G.; MELO JUNIOR, G. S.; DEL CLARO, K. Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência. Revista Alterjor, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 11-24, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040. Acesso em: 14 dez. 2022.
VERISSIMO, Ana Carolina Brandão; SANTOS, Andréia Mendes. Por que pensar o lúdico na Universidade?. [Anais] XV Seminário Internacional de Educação: Educação e Interdisciplinaridade, percursos teóricos e metodológicos, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.