Allah-La-Ô: Caminhos para a Conscientização sobre o Consumo de Álcool por meio das Marchinhas Carnavalescas da Década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i2.24Palavras-chave:
Marchinhas, Anos 50, Bebidas alcoólicas, ConscientizaçãoResumo
Os festejos carnavalescos podem ser entendidos como retratos populares dos mais diversos momentos já vividos pelo país, criando um conjunto de quadros históricos em que estão, por exemplo, as marchinhas cantadas em Carnavais da década de 1950. Logo, considerando a importância da realização de pesquisas voltadas para a arte nacional e da produção de estudos interdisciplinares relacionados à experiência com bebidas (tema que está intimamente ligado à saúde pública), o artigo tem como objetivo investigar possíveis caminhos para a sensibilização acerca da ingestão excessiva de álcool por meio de cinco marchinhas carnavalescas cantadas na década de 50 do século XX. Para tanto, foi escolhida uma metodologia qualitativa e procedimentos típicos da análise de discurso. Pelos caminhos percorridos, acredita-se que as escolas, assim como ambientes de educação não formal, podem ser espaços onde tais canções têm o potencial de se tornarem ferramentas lúdicas para a compreensão das múltiplas dimensões que envolvem o consumo alcoólico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.