Estudo de métodos de modelagem tridimensional para a implementação de um Museu Virtual 3D sobre Ciências Antárticas
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.242Palavras-chave:
Museu virtual, Modelagem 3D, Divulgação Científica, Ciências AntárticasResumo
Este trabalho objetiva analisar metodologias para a produção de objetos 3D para a implementação de um museu virtual de ciências antárticas. O Museu Virtual 3D sobre Ciências Antárticas oferecerá duas formas de acesso ao acervo. A primeira permitirá que o usuário faça download dos objetos e possa imprimi-los em impressoras 3D. A segunda será o acesso interativo on-line, pelo qual o usuário poderá manipular os objetos, girando-os em todas as direções de um eixo XYZ. Foram modelados seis animais antárticos utilizando-se sculpt modeling, fotogrametria e tomografia. A comparação entre os processos permitiu identificar o tempo de produção, os recursos necessários, o conhecimento técnico e artístico, a facilidade de uso de softwares, a precisão alcançada nos resultados, a escalabilidade e a maleabilidade de cada método. Como resultado concluiu-se que a tomografia pode ser um método mais apropriado para modelar organismos microscópicos, o sculpt modeling é um processo mais lento e exige conhecimentos artístico e técnico e a fotogrametria é um método significativamente mais rápido e fácil de aplicar, favorecendo a produção em grande escala.
Referências
AMARAL, Sandra Regina; CRUZ BENTO, Denissandro; SILVA KAUARK, Fabiana. MUSEUS DE CIÊNCIA: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO CIÊNTÍFICA. In: Anais do CIET: EnPED: 2020- (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.
AMERICAN SOCIETY OF PHOTOGRAMMETRY. Manual of Photogrammetry, 1966. 1220p.
AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica: geração de imagens. Eduardo Azevedo, Aura Conci. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
BRICKEN, M. Virtual worlds: No interface to design. Cambridge: MIT Press, 1994.
COHEN, Marcelo; MANSSOUR, Isabel Harb. OpenGL: uma abordagem prática e objetiva. Novatec editora, 2006.
EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Claudio. Museus virtuais de ciências: uma revisão e indicações técnicas para o projeto de exposições virtuais. RENOTE, v. 5, n. 2, 2007.
FOLADOR, Heloísa de Faria et al. Museus Virtuais de Ciências: possibilidades e desafios para a divulgação científica. Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais, UFTM, 2021. [Dissertação de Mestrado].
GALYEAN, Tinsley A.; HUGHES, John F. Sculpting: An interactive volumetric modeling technique. ACM SIGGRAPH Computer Graphics, v. 25, n. 4, p. 267-274, 1991.
HICKMAN, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; KEEN, Susan L. Princípios integrados de zoologia. Grupo Gen-Guanabara Koogan, 2016.
LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual? Rio de Janeiro, Editora 34, 2003.
MORGANTI, F.; RIVA, G. Conoscenza, comunicazione e tecnologia: aspetti cognitivi della realtà virtuale. LED Edizioni Universitarie, 2006.
OLIVEIRA, Rafael G. et al. Modelagem de objetos 3D no contexto do cangaço. Época: Escola Potiguar de Computação, 2010. Disponível em: https://di.uern.br/epoca2010/artigos/78543_1.pdf. Acesso em 30 de maio de 2023.
RENAN, Juliana Manso Sayão; BANTIM, Alfredo Machado. A paleontologia no século XXI: novas técnicas e interpretações. Ciência e Cultura, v. 67, n. 4, p. 45-49, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602015000400015
SABBATINI, Marcelo. Museus e centros de ciência virtuais: uma nova fronteira para a cultura científica. Com Ciência, v. 45, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.