O que podemos aprender com o trabalho dos produtores de desinformação?
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.247Palavras-chave:
Divulgação Científica, Desinformação, YouTubeResumo
Nas últimas décadas, os produtores de desinformação se especializaram, cativaram audiências e desenvolveram estratégias para manter e monetizar conteúdo. Parte deles passou a disputar o nicho da divulgação científica, ganhando espaço não apenas online, mas também nos meios de comunicação tradicionais, resultando em cada vez mais atenção e engajamento para a desinformação. Por outro lado, o conteúdo científico de qualidade dificilmente consegue os mesmos resultados. Esta apresentação explora o que divulgadores de ciência podem aprender a partir de estratégias de desinformação. Embora um conjunto de medidas de mitigação seja discutido, ressalta-se a necessidade de institucionalização da divulgação científica, que exige recursos, infraestrutura, especialistas, planejamento estratégico e incentivo constantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.