O que podemos aprender com o trabalho dos produtores de desinformação?

Autores

  • Dayane Fumiyo Tokojima Machado DPCT/IG - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.247

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Desinformação, YouTube

Resumo

Nas últimas décadas, os produtores de desinformação se especializaram, cativaram audiências e desenvolveram estratégias para manter e monetizar conteúdo. Parte deles passou a disputar o nicho da divulgação científica, ganhando espaço não apenas online, mas também nos meios de comunicação tradicionais, resultando em cada vez mais atenção e engajamento para a desinformação. Por outro lado, o conteúdo científico de qualidade dificilmente consegue os mesmos resultados. Esta apresentação explora o que divulgadores de ciência podem aprender a partir de estratégias de desinformação. Embora um conjunto de medidas de mitigação seja discutido, ressalta-se a necessidade de institucionalização da divulgação científica, que exige recursos, infraestrutura, especialistas, planejamento estratégico e incentivo constantes.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência