Combate à desinformação, currículo escolar e educação midiática

furando a bolha da desinformação

Autores

  • Cesar Augusto Gomes Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.248

Palavras-chave:

Combate à Desinformação, Base Nacional Comum Curricular, Currículo Escolar, Educação Midiática

Resumo

Neste relato, abordarei a importância de incluir a educação midiática e a divulgação científica no currículo escolar, conforme exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. Neste documento há a sugestão que divulgadores científicos possam ministrar cursos de formação para professores ou assumir aulas sobre esses temas. A complexidade de dos algoritmos de redes sociais, aliado ao hiperpartidarismo e a crise na confiança na mídia tradicional são desafios significativos e a educação de jovens e adolescentes, mesmo em contextos polarizados, pode melhorar a análise crítica de estudantes. Desta forma, argumentarei apontando que esta é um bom direcionamento para pensarmos o combate à desinformação.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência