Combate à desinformação, currículo escolar e educação midiática
furando a bolha da desinformação
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.248Palavras-chave:
Combate à Desinformação, Base Nacional Comum Curricular, Currículo Escolar, Educação MidiáticaResumo
Neste relato, abordarei a importância de incluir a educação midiática e a divulgação científica no currículo escolar, conforme exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. Neste documento há a sugestão que divulgadores científicos possam ministrar cursos de formação para professores ou assumir aulas sobre esses temas. A complexidade de dos algoritmos de redes sociais, aliado ao hiperpartidarismo e a crise na confiança na mídia tradicional são desafios significativos e a educação de jovens e adolescentes, mesmo em contextos polarizados, pode melhorar a análise crítica de estudantes. Desta forma, argumentarei apontando que esta é um bom direcionamento para pensarmos o combate à desinformação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.