Como dar visibilidade na internet para iniciativas presenciais?

Autores

  • Eduardo Akio Sato Doutorando em Ensino de Ciências (PECIM/UNICAMP) e Coordenador de Divulgação Científica (Instituto Principia).
  • Luiz Fernando Jardim Bento Doutor em Ecologia (UFRJ) e especialista em Educação a Distância (UFF). Divulgador de Ciências da Fundação Cecierj (SECTI-RJ)
  • Alessandra Leite Jornalista, especialista em Comunicação, Cultura e Arte e Docência do Ensino Superior
  • Claudio Machado Biologo, Doutorado em Medicina Tropical, Instituto Vital Brazil
  • Dalton Giovanni Nogueira Silva Doutor, Professor Doutor Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Gabriela Larissa Lima Silva Mestre em Biologia Geral e Aplicada (IBB-Unesp) e doutoranda em Cirurgia e Medicina Translacional (FMB-Unesp)
  • Iris Moreira Silva Graduada em Ciências Biológicas (UFES) e residente em atenção ao câncer (HAC
  • Kevin Silva Muller Mestre em Cirurgia e Medicina Translacional (FMB/Unesp)
  • Lilian Soja Mestranda em Ensino de Astronomia (IAG-USP)
  • Lívian Kessy de Oliveira Costa Licenciada em Química e mestranda em Química - UFMG
  • Luana Carolina de Almeida Santos Graduada em Comunicação Social e Vice Coordenadora do projeto “Mar à Vista” (UFAL)
  • Renan Vinicius Araújo Doutorando em Genetica e Biologia Molecular na Universidade estadual de Campinas, pesquisador visitante na Universidade de Oxford
  • Victor Guida Doutor em Arqueologia (MN/UFRJ), Coordenador do coletivo Arqueologia e História
  • Wandeclayt Martins Melo Graduando em Física (UFSM/UNIP), Especialista em Imagens (DCTA/Instituto de Aeronáutica e Espaço)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.250

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Projetos Presenciais, Midia Sociais

Resumo

O Grupo de Trabalho 3, no II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência em 2023, discutiu estratégias para trabalhar com projetos que iniciam em espaços presenciais e migram parte de sua produção para espaços virtuais. O grupo apontou a necessidade de compreender melhor as diferenças entre os planejamentos, produções de conteúdos e maneiras de interagir com o público. Também foram ressaltadas diferenças entre mensurar impactos presenciais e virtuais e analisar nossos impactos a partir das premissas que temos - acerca do que é divulgar ciência e o papel de nosso projeto neste cenário. Por fim, elaboramos linhas guia, em um exercício de produzir um caminho que pode ser pensado como ponto de partida para desenvolver projetos que funcionam de modo híbrido, no Brasil contemporâneo.

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Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência