Estudo de caso do Grupo de Astronomia UFMG no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.252Palavras-chave:
Física, Astronomia, Divulgação Científica, Experimentos, Pós-pandemiaResumo
O grupo de Astronomia da UFMG é um grupo de extensão voltado para a divulgação científica em astronomia. A divulgação é realizada de duas formas: primeiro, através do podcast e das redes sociais, com conteúdos sobre cientistas, notícias, filmes, livros e curiosidades da astronomia. Em segundo lugar, atendimentos presenciais, que incluem sessões no planetário móvel, onde é ministrada uma palestra e são mostradas projeções do céu, observações com telescópios e a oficina “Física Fácil”, que consiste em experimentos interativos cujo objetivo é explicar conceitos ligados à astronomia.
O estudo do caso visa mostrar como é feito o trabalho de extensão na física da Universidade Federal de Minas Gerais. Almeja-se, com isso, mostrar a importância do uso de experimentos para tirar a abstração e distância da física e da astronomia, tornando-as mais acessíveis para o público, o qual possui diferentes níveis de conhecimento na área. Por fim, pretende enfatizar a importância das observações astronômicas com telescópios, instrumentos estes que muitos não teriam acesso sem os eventos do grupo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.