Mais Meninas nas Exatas: Relato de Experiência de uma Prática de Pesquisa e Extensão no Ensino Médio em Francisco Beltrão-PR
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.299Palavras-chave:
Educação, Gênero, Ciências Exatas, Ensino Médio, Iniciação CientíficaResumo
O presente artigo apresenta o relato de experiência de um projeto voltado à promoção da participação de meninas do ensino médio nas áreas de ciências exatas e engenharias, desenvolvido em escolas públicas do município de Francisco Beltrão, Paraná. Considerando o histórico de exclusão feminina nesses campos do conhecimento, o projeto buscou enfrentar estigmas e desigualdades por meio de ações práticas e pedagógicas integradas. As atividades propostas incluíram atividades de iniciação científica, construção de estufas sustentáveis de secagem solar com materiais de baixo custo, modelagem matemática do processo de desidratação de frutas, visitas ao campus universitário e aulas complementares de matemática. As estudantes participaram ativamente das etapas de planejamento, execução e análise dos resultados, favorecendo o desenvolvimento de competências científicas, senso de pertencimento e valorização da trajetória acadêmica na área das exatas. Os resultados observados apontam para o fortalecimento do interesse das alunas pelas ciências, o aumento do engajamento escolar e a ampliação de suas perspectivas quanto à continuidade dos estudos em áreas tradicionalmente masculinas. Conclui-se que ações educativas dessa natureza, quando desenvolvidas de forma sensível às questões de gênero e em articulação entre escola e universidade, são eficazes na promoção da equidade e no estímulo à participação feminina nas ciências exatas e engenharias.
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