Mais Meninas nas Exatas: Relato de Experiência de uma Prática de Pesquisa e Extensão no Ensino Médio em Francisco Beltrão-PR

Autores

  • Camila Nicola Boeri Di Domenico Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.299

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Ciências Exatas, Ensino Médio, Iniciação Científica

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de experiência de um projeto voltado à promoção da participação de meninas do ensino médio nas áreas de ciências exatas e engenharias, desenvolvido em escolas públicas do município de Francisco Beltrão, Paraná. Considerando o histórico de exclusão feminina nesses campos do conhecimento, o projeto buscou enfrentar estigmas e desigualdades por meio de ações práticas e pedagógicas integradas. As atividades propostas incluíram atividades de iniciação científica, construção de estufas sustentáveis de secagem solar com materiais de baixo custo, modelagem matemática do processo de desidratação de frutas, visitas ao campus universitário e aulas complementares de matemática. As estudantes participaram ativamente das etapas de planejamento, execução e análise dos resultados, favorecendo o desenvolvimento de competências científicas, senso de pertencimento e valorização da trajetória acadêmica na área das exatas. Os resultados observados apontam para o fortalecimento do interesse das alunas pelas ciências, o aumento do engajamento escolar e a ampliação de suas perspectivas quanto à continuidade dos estudos em áreas tradicionalmente masculinas. Conclui-se que ações educativas dessa natureza, quando desenvolvidas de forma sensível às questões de gênero e em articulação entre escola e universidade, são eficazes na promoção da equidade e no estímulo à participação feminina nas ciências exatas e engenharias.

Biografia do Autor

Camila Nicola Boeri Di Domenico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora do Departamento Acadêmico de Física, Estatística e Matemática - DAFEM, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Francisco Beltrão. Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro, Portugal. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), especialização em Ciências com ênfase em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e mestrado em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando em pesquisas que envolvem secagem de produtos agroalimentares, simulação numérica, controle e otimização de processos. Possui também pesquisas na área de Educação Matemática, em assuntos relacionados à etnomatemática e ensino-aprendizagem de Matemática bem como em projetos na área STEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática e Estatística - GEPME.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência