Enculturamento Científico Em Meninas Em Vulnerabilidade: O Clube Das EstrELAS Como Porta De Entrada Para A Ciência
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.306Palavras-chave:
Clube De Astronomia, Enculturamento Científico, Meninas Na Ciência, Clube Das EstrelasResumo
A presença de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação ainda é marcada por barreiras estruturais e simbólicas, que se agravam quando consideramos questões étnico-raciais e de classe social. Em resposta a esse cenário, iniciativas de longo prazo voltadas ao enculturamento científico emergem como estratégias fundamentais para promover não apenas o acesso, mas também a permanência e o protagonismo feminino na ciência. Neste artigo, será apresentado o Clube das EstrELAS, projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão), voltado à formação científica de meninas da Educação Básica em situação de vulnerabilidade. A partir da Astronomia como eixo mobilizador, o clube articula ensino, mentoria e pertencimento científico, com resultados que apontam para impactos formativos significativos e duradouros.
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