Incentivos e Barreiras para o Acesso de Meninas nas Engenharias: Levantamento de Opinião de Adolescentes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.323Palavras-chave:
Gênero, Meninas, Ensino médio, Ciências exatas, Escolha ProfissionalResumo
Este estudo visa identificar incentivos e barreiras para o acesso de meninas nos cursos de ciências exatas, especificamente, nas Engenharias. Participaram 91 estudantes do Ensino Médio, do gênero feminino, com idade média de 16,07 anos, provenientes de escolas pública e privada do Estado da Bahia. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicaram que em relação ao incentivo para o acesso de meninas nas engenharias observou-se: exemplos de mulheres bem-sucedidas nas exatas; programa de reforço nas disciplinas no ensino fundamental e médio; bolsas de estudos. Como barreiras, verificaram-se: dificuldade na aprendizagem em disciplinas de exatas; estereótipos de gênero, que dificultam o acesso na área das engenharias. Recomenda-se o fomento de práticas educacionais que promovam a desmistificação quanto aos estereótipos de gênero que atravessam a escolha profissional de meninas, além de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência de estudantes do gênero feminino no ensino superior.
Referências
BARROS, A. P. R.; OLIVEIRA-SILVA, L. C. Expectativas Profissionais de
Universitárias em Áreas Predominantemente Masculinas: Uma Análise
Qualitativa. Revista de Psicologia da IMED, v. 12, n. 2, 2020.
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174161
BELLO, A. Women in Science, Technology, Engineering and Mathematics
(STEM) in the Latin America and the Caribbean Region. UN Women,
Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://
lac.unwomen.org/sites/default/files/Field%20Office%20Americas/Documentos/
Publicaciones/2020/09/Women%20in%20STEM%20UN%20Women%20Unesco%20
EN32921.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025
BELLO, A.; ESTÉBANEZ, M.E. An Unbalanced Equation: Increasing Participation
of Women in STEM in LAC. 2022. Disponível em: chrome-extension://
efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://forocilac.org/wpcontent/uploads/2022/02/PolicyPapers-CILAC-Gender-ENG-VFEB22.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025.
CARVALHO, J. B.; MELO, M. C. A família e os papéis de gênero na adolescência.
Psicologia & Sociedade, v. 31, 2019. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31168505
DETONI, H.R. Investigando a compreensão conceitual em física de alunos do ensino médio e o surgimento da “lacuna de gênero”. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0113
FUNK, C.; PARKER, K. Women in STEM see more gender disparities at work, especially those in computer jobs, majority-male workplaces. Women and Men in STEM Often at Odds Over Workplace Equity, 2018. p. 55-71. Disponível em: https://www.pewresearch.org/social-trends/2018/01/09/women-in-stem-see-more-gender-disparities-at-work-especially-those-in-computer-jobs-majority-male-workplaces/. Acesso em: 30 mar. 2025
GUIMARÃES, V.; PESSOA, L.; FOLZ, R.; MARTINS, L.; FREITAS, R. E aí meninas, qual vai ser? Agora sua carreira o jogo STEM ParPow pode te ajudar a escolher. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 71-80. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/15843 . Acesso em: 23 mai. 2025.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pd. Acesso em: 19 de mai. 2025.
KORTE, Satu-Maarit et al. Teacher education in the frontline: Improving future teacher’s digital competencies for enhancement of learning outcomes and to promote equality (UNESCO Chairs/UNITWIN Policy Brief). In: WORLD HIGHER EDUCATION CONFERENCE WHEC 2022 KNOWLEDGE REPOSITORY, III. 2022. UNESCO. UNESCO, 2022. Disponível em: https://whec2022.net/resources.php#resources2 . Acesso em 10 de mar. 2025.
KULIS, S.; SICOTTE, D.; COLLINS, S. More than a pipeline problem: Labor Supply Constraints and Gender Stratification Across Academic Science Disciplines. Research in Higher Education, v. 43, n. 6, p. 657-691, 2002. https://doi.org/10.1023/A:1020988531713
MAIA, D.L.; CARVALHO, R.A.; APPELT, V.K. Abordagem STEAM na educação básica brasileira. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p.68-88, 2021. 10.3895/rts.v17n49.13536
MAIATO, A. M.; CARVALHO, F. A. H. DE. Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 509–523, 2020. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192
OLIVEIRA, N. Mulheres nas engenharias: dificuldades no mercado de trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Minho. Portugal, 2011. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/6a0e6efe6e077639d 5033bd2731c85e7/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em: 20 de mar. 2025.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 19 de mar. 2025.
ONU Mulheres Brasil. ONU Mulheres defende investimentos públicos e privados em igualdade de gênero para aumentar participação de meninas e mulheres em ciência e tecnologia. Brasília, 15 fev. 2018. Disponível em: https://www.onumulheres.org.br/selecoes-2019/ . Acesso em: 18 mar. 2025
PESSOA, M. F.; VAZ, D. V.; BOTASSIO, D. C. Viés de gênero na escolha profissional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 51, 2021. https://doi.org/10.1590/198053148400
REZNIK, G.; MASSARANI, L.; BARTON, A.C. Informal science learning experiences for gender equity, inclusion and belonging in STEM through a feminist intersectional lens. Cultural studies of science education, v. 18, n. 3, p. 959–984, 2023. https://doi.org/10.1007/s11422-023-10149-4
RODRIGUES, A. I. T. Participação de mulheres em STEM: uma reflexão interseccional. Estudos feministas, v. 33, n. 1, 2025. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n193606
SAAVEDRA, L.; TAVEIRA, M.; SILVA, A. A sub-representatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: Factores explicativos e pistas para a intervenção. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 1, p. 49- 59, 2010. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v11n1/v11n1a06.pdf. Acesso em: 10 de mai.2025.
SANTOS, C. B.; OLIVEIRA FILHO, A. Costa. Robótica e Interdisciplinaridade: Aprendizagem Criativa Atraindo Meninas para a Tecnologia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY, XIV. 2020. SBC. Anais [...]. SBC: 2020, p. 120-128. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11282.
SILVA, A. M. Metodologia da pesquisa. 2. ed. rev. Fortaleza, CE: EDUECE, 2015. 108. Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://educapes. capes.gov.br/bitstream/capes/432206/2/Livro_Metodologia%20da%20Pesquisa%20%20 Comum%20a%20todos%20os%20cursos.pdf. Acesso em: 18 mar. 2025.
SUZUKI, E. C.; POLLI, G. M. Programas de orientação profissional: modelos para desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., v. 14, n.1, p. 1-22, 2021. https://doi.org/10.36298/gerais202114e16006 .
TONINI, A. M.; ARAÚJO, M. T. de. A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 118-125, 2019. Disponível em: https://revista.abenge.org.br/index.php/abenge/article/view/1693/905. Acesso em: 18 mar. 2025.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. EQUALS Skills Coalition. I’d blush if I could: closing gender divides in digital skills through education. UNESCO Digital Library. Retrieved, v. 3, p. 09-21, 2019. https://doi.org/10.54675/RAPC9356
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.
