Incentivos e Barreiras para o Acesso de Meninas nas Engenharias: Levantamento de Opinião de Adolescentes do Ensino Médio

Autores

  • Elaine Cristina de Jesus Tavares Universidade Senai CIMATEC.
  • Camila de Sousa Pereira-Guizzo Universidade Senai CIMATEC.
  • Marinilda Lima de Souza Universidade Senai CIMATEC.
  • Thais Afonso Andrade Universidade Senai CIMATEC
  • Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz Universidade Senai CIMATEC.
  • Josiane Dantas Viana Barbosa Universidade Senai CIMATEC.
  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Aguillera Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.323

Palavras-chave:

Gênero, Meninas, Ensino médio, Ciências exatas, Escolha Profissional

Resumo

Este estudo visa identificar incentivos e barreiras para o acesso de meninas nos cursos de ciências exatas, especificamente, nas Engenharias. Participaram 91 estudantes do Ensino Médio, do gênero feminino, com idade média de 16,07 anos, provenientes de escolas pública e privada do Estado da Bahia. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicaram que em relação ao incentivo para o acesso de meninas nas engenharias observou-se: exemplos de mulheres bem-sucedidas nas exatas; programa de reforço nas disciplinas no ensino fundamental e médio; bolsas de estudos. Como barreiras, verificaram-se: dificuldade na aprendizagem em disciplinas de exatas; estereótipos de gênero, que dificultam o acesso na área das engenharias.  Recomenda-se o fomento de práticas educacionais que promovam a desmistificação quanto aos estereótipos de gênero que atravessam a escolha profissional de meninas, além de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência de estudantes do gênero feminino no ensino superior.  

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Jesus Tavares, Universidade Senai CIMATEC.

Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Senai CIMATEC. Especialista em Engenharia de Confiabilidade e Gestão de Ativos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduanda em Gestão de Projetos pela USP. Vivência na área de Engenharia, Mecânica, Confiabilidade, Desenvolvimento de Produto e Produção, Industrialização de Processos e Produtos e Manufatura.

Camila de Sousa Pereira-Guizzo , Universidade Senai CIMATEC.

Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. É Professora Adjunta da Universidade SENAI CIMATEC e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologia Industrial e Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial do SENAI CIMATEC. Lidera o PEECLab – Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia, Educação, Engenharia e Computação – dedicado à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de métodos e instrumentos nas áreas de educação, saúde e trabalho.

Marinilda Lima de Souza, Universidade Senai CIMATEC.

Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial pela Universidade SENAI CIMATEC. Possui MBA em Gestão da Manutenção; Pós-Graduada em Gênero, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (UFBA); Bacharel em Ciências Sociais (UFBA), concentração Antropologia. Possui experiência na área de manutenção de aeronaves. Trabalhou por 18 anos com manutenção de aeronaves, incluindo as funções técnicas de manutenção, inspeção e auditoria de qualidade de manutenção de aeronaves. Atua em pesquisa e docência na área de Confiabilidade Humana em Sistemas Produtivos; Gênero e Educação e Gestão de Ativos em Manutenção. Orienta / coorienta trabalhos de conclusão de curso da graduação, pós-graduação lato sensu e bolsistas de Iniciação Cientifica. É conselheira do grupo de afinidade Mulheres na Engenharia, WIE CIMATEC e coordena o programa de extensão comunitária Garotas 4.0: conexão para mudar o mundo. Integra o grupo de pesquisa Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica. Membro do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia, Educação, Engenharia e Computação (PEECLab) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-CIMATEC).

Thais Afonso Andrade, Universidade Senai CIMATEC

Pós-doutorado em curso pela Universidade Senai CIMATEC. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Formação em Terapia Sistêmica de Indivíduos, Casal e Família pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Psicóloga pela PUC Minas. Membro do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia, Educação, Engenharia e Computação (PEECLab) da Universidade Senai CIMATEC.

Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz, Universidade Senai CIMATEC.

Doutora em Gestão e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC (2023), mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2001) e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1998). Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial da Construção (2008) e Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Atualmente, atua como Pró-reitora Administrativo Financeira da Universidade SENAI CIMATEC, Gerente Executiva da Escola Técnica SENAI CIMATEC e gestora da área de Educação On-line na mesma instituição.

Josiane Dantas Viana Barbosa, Universidade Senai CIMATEC.

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (UFCG), mestre e graduada em Ciência e Engenharia de Materiais pela (UFCG). Realizou pós-doutorado em Nanotecnologia e Materiais Bio-inspirados na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) em 2019. Em 2022, foi homenageada como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o mandato 2022-2026. Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Educação e Ciência e Vice-Reitora da Universidade SENAI CIMATEC. Como pesquisadora, tem trabalhado com biomateriais e engenharia de tecidos.

Vanessa Barbosa Romera Leme, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga, Doutora e Professora Associada no Departamento de Cognição e Desenvolvimento no Instituto de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa - NuDERI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais).

Fernanda Aguillera , Universidade de São Paulo

Psicóloga e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), onde atua como docente pesquisadora na área da Orientação Profissional e de Carreira. Membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), da qual foi conselheira na gestão 2022/2023 e gestão 2024/2025. Componente do GT “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento” da ANPEPP.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência