Qual é a cor da Ciência? Oficina “Colorindo Personalidades Femininas Negras” como estratégia de Popularização da Ciência nas áreas STEAM

Autores

  • Aline Silva Dejosi Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Pereira Laurindo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lohrene de Lima da Silva Navegantes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.334

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial, Arte, Ciência, Oficina pedagógica, Mulheres negras

Resumo

A Oficina “Colorindo Personalidades Femininas Negras” foi desenvolvida com o objetivo de aproximar crianças e jovens das trajetórias de intelectuais negras e promover a representatividade de mulheres negras nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A atividade partiu do reconhecimento de que as desigualdades de gênero e raça ainda impactam fortemente o interesse, o acesso e a permanência de meninas e mulheres negras em carreiras científicas e tecnológicas. A metodologia consistiu na seleção de imagens de personalidades negras atuantes nas STEAM, disponibilizadas gratuitamente online, impressas e oferecidas como material de colorir. Os participantes puderam utilizar lápis de cor com diferentes tonalidades de pele, promovendo o reconhecimento da diversidade racial e a valorização das múltiplas formas de existir. As atividades ocorreram durante o evento “Sábado da Ciência”, promovido pelo Espaço Ciência Viva, museu interativo e participativo de ciências voltado à divulgação e popularização científica para diversos públicos. A Oficina contou com a participação de 204 pessoas, sendo 58% do público composto por meninas e mulheres. Os resultados evidenciam o interesse por materiais mais representativos e demonstram o potencial dessas ações para fomentar debates sobre racismo estrutural, identidade e pertencimento. A experiência mostrou que práticas educativas sensíveis e lúdicas podem ser eficazes para ampliar a compreensão sobre a importância da diversidade étnico-racial e de gênero na Ciência, além de estimular o interesse de meninas negras pelas áreas STEAM.

Biografia do Autor

Aline Silva Dejosi Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduada em Ciências Biológicas (bacharelado com habilitação em biologia ambiental e licenciatura plena) e tem especialização em Gestão Ambiental. Também é graduada em Publicidade e Propaganda. É coordenadora de Comunicação Social no Museu de Ciência Espaço Ciência Viva e atua como Divulgadora Científica no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) e no Museu Itinerante Ciência Móvel do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz. É co-fundadora e integrante dos projetos de extensão "Mulheres Negras Fazendo Ciências" (CEFET/RJ) e "As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência" (UFRJ).

Renata Pereira Laurindo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e especialista em Saúde Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Atualmente, é pós-graduanda em Sistema de Informação, Monitoramento e Análise em Saúde Pública pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz). É integrante dos projetos de extensão "Mulheres Negras Fazendo Ciências" (CEFET/RJ) e "As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência" (UFRJ). Atua como assistente de pesquisa no estudo para atualização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, na Fiocruz Brasília, e também como enfermeira visitadora na Multiplying Care Assistência em Saúde (Four Care Assistência em Saúde).

Lohrene de Lima da Silva Navegantes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Química na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Ensino de Química e graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química da UFRJ. Compõe a equipe que atua no projeto de extensão "Mulheres Negras Fazendo Ciências" (CEFET/RJ) e "As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência" (UFRJ). Membro da Comissão de Heteroidentificação de Pretos e Pardos para o acesso à graduação e pós-graduação da UFRJ. Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde (NEGRECS).

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência