Percepções de Gênero no Ensino de Ciências

uma Etnografia em uma Comunidade de Prática de Professoras de Escolas Públicas

Autores

  • Daniela Pedrosa de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Helaine Sivini Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.338

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Gênero, Comunidade de prática, Professoras de escolas públicas, Etnografia

Resumo

Este artigo investiga como professoras de ciências da rede pública constroem sentidos sobre desigualdades de gênero a partir de suas trajetórias pessoais e das interações em uma Comunidade de Prática. Adota-se uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, centrada na escuta das participantes e na análise de narrativas produzidas ao longo de quatro encontros presenciais. Participaram 25 professoras que atuam em escolas públicas de diferentes municípios de Pernambuco. As experiências compartilhadas envolveram relatos autobiográficos, reflexões individuais e discussões coletivas sobre vivências pessoais, normas sociais e práticas escolares relacionadas ao gênero. Os dados foram construídos por meio de observação participante, produções escritas e histórias de vida, com atenção às expressões verbais e não verbais das participantes. A análise evidenciou que as desigualdades de gênero são percebidas pelas professoras como elementos presentes em suas vivências familiares, profissionais e escolares. As interações no grupo permitiram identificar tensões entre as normas socialmente instituídas e os modos como cada professora se posiciona diante dessas regras. Conclui-se que a Comunidade de Prática constituiu-se como um contexto significativo para que as participantes elaborassem interpretações mais conscientes sobre suas experiências, revelando deslocamentos nas formas de compreender o próprio percurso e os desafios do ensino de ciências diante das desigualdades de gênero.

Biografia do Autor

Daniela Pedrosa de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais e Especialização e Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e Doutoranda em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência e Gênero, Abordagem STEAM e Comunidades de Prática.

Helaine Sivini Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia e Ciências de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação da UFRPE e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da referida instituição. Neste Programa atua na linha de construção de significados e vem se dedicando, nos últimos anos, às pesquisas em espaços não formais de aprendizagem, à pesquisa baseada em desenho e abordagens STEAM e às questões de gênero nas ciências.

Referências

ALMEIDA, Ester Aparecida Ely de; FRANZOLIN, Fernanda; MAIA, Roberta Assis. Intencionalidade das Ações Pedagógicas à Desconstrução de Estereotipias de Gênero nas Aulas de Ciências Naturais. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, p. e20048, 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320200048

ANDRÉ, Marli Eliza. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2002.

ARCHER, Louise. Happier teachers and more engaged students? Reflections on the possibilities offered by a pedagogical approach co-developed by teachers and researchers. Research in Teacher Education, v. 7, n. 1, p. 29-32, 2017. https://doi.org/10.15123/uel.891xw

ARCHER, Louise; MOOTE, Julie; FRANCIS, Becky; DEWITT, Jennifer; YEOMANS, Lucy. The “exceptional” physics girl: A sociological analysis of multimethod data from young women aged 10–16 to explore gendered patterns of post-16 participation. American Educational Research Journal, v. 54, n. 1, p. 88-126, 2017. https://doi.org/10.3102/0002831216678379

AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. Editora Contexto, 2006.

BANDURA, Albert; WESSELS, Sebastian. Self-efficacy. Cambridge: Cambridge University https://doi.org/10.1007/s10639-021-10782-y Press, 1997.

BELLO, Alessandro; ESTÉBANEZ, María Elina. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC 2022. UNESCO. Paris, France, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2022. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilacgender-pt.pdf. Acesso em: 12 jul. 2025.

BIAN, Lin; LESLIE, Sarah-Jane; CIMPIAN, Andrei. Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests. Science, v. 355, n. 6323, p. 389-391, 2017. https://doi.org/10.1126/science.aah6524

CALABRESE BARTON, Angela; TAN, Edna; MCDANIEL, Autumn. Becoming in STEM: Developing a culture of criticality in the space between person and institution. In: Frontiers in Education. Frontiers Media SA, 2020. p. 37. https://doi.org/10.3389/feduc.2020.00037

CARLONE, Heidi B.; JOHNSON, Angela. Understanding the science experiences of successful women of color: Science identity as an analytic lens. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 44, n. 8, p. 1187-1218, 2007. https://doi.org/10.1002/tea.20237

CARLONE, Heidi B. Understanding and contextualizing the field of science identity research. In: Science Identities: Theory, method and research. Cham: Springer International Publishing, 2023. p. 3-20.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

CARROLL, Sarah; MCCAULEY, Veronica; GRENON, Muriel. Science self-efficacy beliefs of upper primary students in Ireland. International Journal of Science Education, v. 46, n. 6, p. 503-523, 2024. https://doi.org/10.1080/09500693.2023.2245947

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. Cadernos de pesquisa, v. 34, p. 41-58, 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000100003

CHAN, Randolph CH. A social cognitive perspective on gender disparities in selfefficacy, interest, and aspirations in science, technology, engineering, and mathematics (STEM): The influence of cultural and gender norms. International Journal of STEM Education, v. 9, n. 1, p. 1-13, 2022. https://doi.org/10.1186/s40594-022-00352-0

COLLINS, Patricia Hill. Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. Boitempo Editorial, 2022.

CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the intersection of race and sex: A Black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics [1989]. Contemporary sociological theory, v. 1, p. 354, 2022.

DOU, Remy; CIAN, Heidi. Constructing STEM identity: An expanded structural model for STEM identity research. Journal of Research in Science Teaching, v. 59, n. 3, p. 458-490, 2022. https://doi.org/10.1002/tea.21734

EL-HANI, Charbel N.; GRECA, Ileana M. ComPratica: A virtual community of practice for promoting biology teachers’ professional development in Brazil. Research in science education, v. 43, p. 1327-1359, 2013. https://doi.org/10.1007/s11165-012-9306-1

FREEDMAN, Gili; GREEN; Melanie C.; KUSSMAN; Mia; DRUSANO; Mason. MOORE, Melissa M. “Dear future woman of STEM”: letters of advice from women in STEM. International Journal of STEM Education, v. 10, n. 1, p. 20, 2023. https://doi.org/10.1186/s40594-023-00411-0

FREITAS, Bruno Miranda; BARGUIL, Paulo Meireles. Histórias de vida e pesquisa (auto)biográfica: contribuições para a formação da identidade docente. Revista Educar Mais, v. 5, n. 2, p. 280-293, 2021. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2242

HARAWAY, Donna. Situated knowledges: The science question in feminism and the privilege of partial perspective 1. In: Women, science, and technology. Routledge, 2013. p. 455-472.

HERMANS, Seppe; GIJSEN, Marijn.; MOMBAERS, Tine; VAN PETEGEM, Peter. Gendered patterns in students’ motivation profiles regarding iSTEM and STEM test scores: A cluster analysis. International Journal of STEM Education, 9, n. 1, p. 67, 2022. https://doi.org/10.1186/s40594-022-00379-3

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press, 1991.

LORDE, Audre. Irmã Outsider. Tradução de Stephanie Borges. BH: Autêntica Editora, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação docente–revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, v. 3, n. 4, p. 62-70, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 2006.

LUO, Tian.; SO, Winnie Wing Mui; WAN, Zhi Hong; LI, Wai Chin . STEM stereotypes predict students’ STEM career interest via self-efficacy and outcome expectations. International Journal of STEM Education, 8, n. 1, p. 36, 2021. https://doi.org/10.1186/s40594-021-00295-y

LYKKEGAARD, Eva; ULRIKSEN, Lars. In and out of the STEM pipeline–a longitudinal study of a misleading metaphor. International Journal of Science Education, v. 41, n. 12, p. 1600-1625, 2019. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1622054

MILES, Jeffrey A.; NAUMANN, Stefanie E. Science self-efficacy in the relationship between gender & science identity. International Journal of Science Education, v. 43, n. 17, p. 2769-2790, 2021. https://doi.org/10.1080/09500693.2021.1986647

MILLER, David I.; NOLLA, Kyle M.; EAGLY, Alice H.; UTTAL,David H. The development of children's gender‐science stereotypes: A meta‐analysis of 5 decades of US Draw‐a‐Scientist studies. Child development, 89, n. 6, p. 1943-1955, 2018. https://doi.org/10.1111/cdev.13039

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 6ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1996

ROSENO, Camila dos Passos; AUAD, Daniela. Formação docente em universidades públicas do Nordeste: gênero como resistência democrática nos currículos. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 273-292, 2019. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5682

SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Da crítica feminista à ciência a uma ciência feminista?. In: Costa AAA, Sardenberg C. Feminismo, ciência e tecnologia. Salvador: Universidade Federal da Bahia; Faculdade Filosofia e Ciências Humanas; 2007.

SENGUPTA-IRVING, Tesha; VOSSOUGHI, Shirin. Not in their name: Re-interpreting discourses of STEM learning through the subjective experiences of minoritized girls. Race Ethnicity and Education, v. 22, n. 4, p. 479-501, 2019. https://doi.org/10.1080/13613324.2019.1592835

SÍGOLO, Vanessa Moreira; GAVA, Thais; UNBEHAUM, Sandra. Equidade de gênero na educação e nas ciências: novos desafios no Brasil atual. cadernos pagu, p. e216317, 2021. https://doi.org/10.1590/18094449202100630017

VALOIS, Raquel Sousa; SASSERON, Lúcia Helena. Comunidades de prática locais do ensino de ciências: Proposição de uma ferramenta de análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 3, p. 181-194, 2021. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p181

WADE‐JAIMES, Katherine; KING, Natalie S.; SCHWARTZ, Reneé. “You could like science and not be a science person”: Black girls' negotiation of space and identity in science. Science Education, v. 105, n. 5, p. 855-879, 2021. https://doi.org/10.1002/sce.21664

WENGER, Etienne. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge university press, 1999.

WU, Zihua. Understanding teachers' cross-disciplinary collaboration for STEAM education: Building a digital community of practice. Thinking Skills and Creativity, v. 46, p. 101178, 2022. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2022.101178

ZELDIN, Amy L.; PAJARES, Frank. Against the odds: Self-efficacy beliefs of women in mathematical, scientific, and technological careers. American educational research journal, v. 37, n. 1, p. 215-246, 2000. https://doi.org/10.3102/00028312037001215

Downloads

Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência