Caminhos Para a Inclusão Feminina nas áreas STEM: Experiência Formativa no Programa “Pesquisa para Elas”
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.339Palavras-chave:
Inclusão feminina, Áreas STEM, Gênero e ciênciaResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no programa “Pesquisa para Elas”, uma iniciativa voltada a estimular o interesse de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As atividades consistiram em aulas expositivas e dialogadas ministradas por uma pesquisadora (mentora) para duas estudantes (mentoradas) do ensino médio. Os conteúdos abordados foram elaborados com o intuito de introduzir temas relacionados à pesquisa científica e à participação feminina. A dinâmica dos encontros e os temas trabalhados culminaram na elaboração de um projeto científico, no qual foi possível observar o engajamento das participantes com o tema proposto. A experiência gerou reflexões sobre a importância da criação de mais espaços que favoreçam a inserção feminina no meio acadêmico.
Referências
BINNING, K. R. et al. Changing social contexts to foster equity in college science courses: An ecological-belonging intervention. Psychological Science, v. 31, n. 9, p. 1059-1070, 2020.
BINNING, K. R. et al. Unlocking the benefits of gender diversity: How an ecological-belonging intervention enhances performance in science classrooms. Psychological Science, v. 35, n. 3, p. 226-238, 2024.
BETZ, A. R. et al. Improving academic self-concept and stem identity through a research immersion: Pathways to STEM summer program. In Frontiers in Education. v. 6, p. 674817, 2021.
BUENESTADO-FERNÁNDEZ, M. et al. Stories about gender inequalities and influence factors: a science club case study. International Journal of Science Education, v. 46, n. 5, p. 403–420, 2023.
DU, W. et al. Promoting sense of belonging and interest in the geosciences among undergraduate women through mentoring. Mentoring & Tutoring: Partnership in Learning, v. 31, n. 4, p. 446–465, 2023
GONZÁLEZ-PÉREZ, S.; CABO, R. M.; SÁINZ, M. (2020). Girls in STEM: Is it a female role-model thing?. Frontiers in psychology, v. 11, p. 564148, 2020.
IWAMOTO, H. M.. MULHERES NAS STEM: UM ESTUDO BRASILEIRO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Cadernos De Pesquisa, v. 52, 2022.
JAMAL, N. O. E.; GUERRA, A. O CASO MARIE CURIE PELA LENTE DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: DISCUTINDO RELAÇÕES ENTRE MULHERES, CIÊNCIA E PATRIARCADO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências (belo Horizonte), V. 24, p. 35963, 2022.
KUCHYNKA, S. L.; GATE, A. E.; RIVERA, L. M. When and why is faculty mentorship effective for underrepresented students in STEM? A multicampus quasi-experiment. Cultural Diversity & Ethnic Minority Psychology, 2023.
OLIVEIRA-CIABATI, L, S. et al. Sexismo científico: o viés de gênero na produção científica da Universidade de São Paulo. Rev Saúde Pública,v. 55, p. 46, 2021.
PACTO GLOBAL. ODS e Agenda 2030. Rede Brasil do Pacto Global, [s.d.]. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/ods-e-agenda-2030/. Acesso em: 17 jun. 2025.
LIU, S. et al. Effectiveness of stereotype threat interventions: A meta-analytic review. Journal of Applied Psychology, v. 106, n. 6, p. 921, 2021.
O’Brien, L. T. et al. Improving girls’ sense of fit in science: Increasing the impact of role models. Social Psychological and Personality Science, v. 8, n. 3, p. 301-309, 2017.
SCHMADER, T. Gender inclusion and fit in STEM. Annual Review of Psychology, v. 74, n.1, p. 219-243, 2023.
STEWART, R. et al. Gendered stereotypes and norms: A systematic review of interventions designed to shift attitudes and behaviour. Heliyon, v. 7, n. 4, 2021.
SHIN, J. E. L.; LEVY, S. R.; LONDON, B. Effects of role model exposure on STEM and non‐STEM student engagement. Journal of Applied Social Psychology, v. 46, n. 7, p. 410-427, 2016.
ZHANG, Y; RIOS, K. Exploring the effects of promoting feminine leaders on women’s interest in STEM. Social Psychological and Personality Science, v. 14, n. 1, p. 40-50, 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.
