A Ciência que se Aprende Fazendo
Experiências de Alunas e Professoras da Rede Pública em um Projeto de Imersão Científica
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.341Palavras-chave:
Mulheres na Ciência, Empoderamento Feminino, Desmistificação da Ciência, Química Analítica, ArduinoResumo
O programa Futuras Cientistas tem como objetivo promover a equidade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) por meio de iniciativas como as imersões científicas para alunas do segundo ano do ensino médio e professoras da rede pública. O projeto desenvolvido na <instituição dos autores>, em duas edições, janeiro de 2024 e de 2025, foi a construção de um fotômetro utilizando a plataforma Arduino. Este artigo busca avaliar o impacto do projeto e do programa na vida das participantes e também das monitoras, para isso as mesmas responderam um questionário online de forma anônima e voluntária. A análise das respostas foi realizada de forma qualitativa utilizando a metodologia da categorização temática das respostas de Bardin, tendo o objetivo de identificar qual a influência e as mudanças provocadas na vida das participantes das Imersões Científicas realizadas na <instituição dos autores>. A análise resultou em quatro categorias temáticas emergentes: (1) Empoderamento e superação de desafios; (2) Desmistificação da ciência e do ambiente universitário; (3) Impacto na visão de futuro e na trajetória acadêmica; e (4) Trabalho coletivo e colaboração. A partir da análise foi possível concluir que a participação na Imersão Científica teve impactos positivos e significativos na vida das estudantes. As alunas superaram desafios e desmistificaram a visão de ciência e de universidade, passando a vê-las como algo possível para as mulheres. Além disso, identificou-se a preferência das alunas pelas atividades práticas, evidenciando a metodologia do aprender fazendo como o fator principal do engajamento e aprendizagem das participantes.
Referências
ANDRADE, J. C. S.; OLIVEIRA, C. H. R.; OLIVEIRA, F. B.; ANGELOS, J. S.; SCHIMIDT, M. Q. Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de programação: revisão sistemática de literatura. Terrae Didatica. [S. l.], v. 19, p. e023041-e023041, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674408/33308. Acesso em: 15 jul. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016, 279p.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso editora, 2015.
BERTOLDO, K. L. T. Revisão bibliográfica acerca da temática meninas e mulheres na ciência STEM e os obstáculos enfrentados para continuidade da carreira científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU. Anais [...], 2024. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19651_TB8394_24102024153534.pdf#page=11.58. Acesso em: 18 jul. 2025.
CARDOSO, M.; LANÇA, J. F.; SANADA, V. R. S.; ARAÚJO, V. S. Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. [S. l.], v. 11, n. 6, p. 682-697, 2020. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/86763154/2691-Texto_do_artigo-8935-1-10-20201018-libre.pdf?1653993657=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DRobotica_Educacional_enquanto_recurso_pe.pdf&Expires=1752865118&Signature=ZkXyJPtYmAnHATdflcGyhoB-M4gOo6QFwGe1a4B~df1HFP3esnI1-fCNlZByLVVNGWGki17PGITqBCxWe~bjU-bBfQ1Iolf~ljKrEwg~pEIoQEZp2h6sYgSk6jU-0Fydp-JkK-1pBsCQkMVRdMp6JcvXxeGN1zSBN35S~hdRXhyN~B48LGX1jVFORcP9tRWCQuyckZ~8Rd8jiFUwWsYBaW6S5czpx19gZJ8mg1a7vfU48qZ6eYskGM0lg9nCvIHUGQnVOb6tf0kWGc7JxOdiWryO69~k6ADbaIdE~esMqGG5qXo6IuxvxGdl8tsWJ6X4fxlRZCNM60EMuRDcEa6rPg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 18 jul. 2025.
CARVALHO, P. R.; ROSA, V. S.; MORAES FILHO, A. V. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos na área das ciências da natureza. Educação e Cultura em Debate. [S. l.], v. 8, n. 1, p. 303-321, 2022. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/837. Acesso em: 16 jul. 2025.
CENTRO DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS DO NORDESTE (CETENE). Futuras Cientistas. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas-1/futuras-cientistas. Acesso em: 18 jul. 2025.
DAHMOUCHE, M.; LACERDA, M.; PINTO, S. P.; LOPES, T. Museu, universidade e escola: tríade para promoção de meninas em STEM. Em Questão. Porto Alegre, v. 30, p. 132879, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.132879. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/132879. Acesso em: 16 jul. 2025.
FERNEDA, R. A.; PARISOTO, M. F. A Desmistificação Do Conceito De Cientista . Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino. [S. l.], v. 8, n. 2, p. 2561–2582, 2024. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1562. Acesso em: 18 jul. 2025.
GONÇALVES, S. Z.; DALL’AGNOL, C. Visibilidade feminina na ciência: a contribuição do projeto ‘meninas e mulheres nas ciências’. Revista Faz Ciência. [S. l.], v. 27, n. 45, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i45.35401. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/35401. Acesso em: 18 jul. 2025.
IKESHOJI, E. A. B.; TERÇARIOL, A. A. L.; GITAHY, R. R. C.; ROSA, T. A. Uma revisão sistemática da literatura sobre a integração de projetos, abordagem STEAM, robótica criativa e sustentável no ensino técnico integrado ao ensino médio. REI - Revista de Educação do UNIDEAU. [S. l.], v. 5, n. 1, p. e258, 2025. DOI: 10.55905/reiv5n1-014. Disponível em: https://www.periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/258. Acesso em: 17 jul. 2025.
MOREIRA, A. F.; SANTOS, S. R. B.; COSTA JÚNIOR, A. G. Construção e caracterização de um fotômetro destinado ao uso de aulas experimentais de química sobre a lei de Beer-Lambert. Holos. [S. l.], v. 2, p. 142-151, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481554865013.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.
MUNARETTO, A. C. C.; SIQUEIRA, D.; ROSSETTO, D. R.; BRAMBILA; L. C. O impacto de políticas públicas em projetos de incentivo a meninas em STEM: um relato de experiência. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics. [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1-7, 2025. Disponível em: https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/view/4457/4518. Acesso em: 18 jul. 2025.
OLIVEIRA, J. V. A.; SOUZA, R. L.; TEIXEIRA, A. Z. A. Aprendizagem Baseada Em Projetos Em Práticas Pedagógicas Na Educação Profissional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. [S. l.], v. 9, n. 6, p. 1715–1731, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i6.10242. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10242. Acesso em: 18 jul. 2025.
SANTANA, M. E. B.; FERREIRA, A. A.; LUZ, A. G. S.; SILVA, C. P.; BRITO, G. G.; LIMA, M. L. M. ; BOTELHO, P. S.; ASSIS FILHO, R. B. Inovação no Desenvolvimento de um Fotômetro LED para Monitoramento de Poluentes Ambientais em Água — uma Abordagem a Partir da Colaboração com o Programa Futuras Cientistas. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024, p. 177-180. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238749. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsc_estendido/article/view/28150/27961. Acesso em: 10 jul. 2025.
UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília: Unesco, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 3 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.
