A Universidade é um Lugar para as Meninas Negras: Um Relato de Experiência no Projeto de Extensão “Julho das Pretinhas na Química”
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.346Palavras-chave:
Extensão, Meninas Negras, Julho das Pretas, Educação para as Relações Étnico-RaciaisResumo
Este texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as atividades realizadas pelo projeto de extensão “Julho das Pretinhas na Química”. O referido projeto é uma ação que aproxima meninas negras da Escola Básica da universidade por meio de uma imersão que inclui projeto de pesquisa experimental, participação em rodas de conversa e palestras com universitárias, universitários e pesquisadoras e visita ao campus. Todas as atividades foram construídas centradas nas relações étnico-raciais e na perspectiva antirracista nas Ciências e os resultados da experiência demonstram que iniciativas que busquem oportunizar a aproximação de meninas negras com as ciências são urgentes e necessárias, e o diálogo com universitárias e pesquisadoras ainda no Ensino Médio é uma alternativa para incentivar meninas negras a planejarem um futuro para si no Ensino Superior.
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