Arduínas: Um Relato de Experiência de Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.347Palavras-chave:
Educação Científica, Pré-Iniciação Científica, Equidade de Gênero, Ensino Médio, Capital Científico.Resumo
Este relato de experiência apresenta os principais aprendizados, desafios e impactos observados durante a implementação do projeto de pré-iniciação científica Arduínas, voltado à promoção do engajamento de alunas do ensino médio público em atividades de pesquisa em física e tecnologia. Realizado em Campos dos Goytacazes (RJ), o projeto se propôs a aproximar jovens em situação de vulnerabilidade social do ambiente científico universitário, por meio de práticas experimentais com placas Arduino e acompanhamento por mentores da graduação. A análise das entrevistas e observações revelou obstáculos estruturais, sociais e pedagógicos significativos à permanência das alunas no projeto, mas também indicou impactos positivos sobre o senso de pertencimento, a autoconfiança e o interesse por carreiras científicas. As experiências vivenciadas evidenciam que projetos dessa natureza exigem escuta ativa, flexibilidade e sensibilidade institucional para se adaptar às múltiplas realidades das estudantes. Com a renovação do apoio institucional, o projeto inicia uma nova fase com a ampliação das ações e aprofundamento das estratégias de acompanhamento. O relato busca contribuir com a literatura sobre capital científico e equidade de gênero nas ciências, oferecendo subsídios para pesquisadores, professores e gestores interessados na construção de práticas mais inclusivas na educação científica.
Referências
AGRELLO, Deise Amaro; GARG, Reva. Mulheres na física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista brasileira de ensino de física, SciELO Brasil, v. 31, p. 1305–1, 2009.
ARCHER, Louise et al. Science Capital: A conceptual, methodological, and empirical argument for extending Bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922–948, 2015. DOI: 10.1002/tea.21227.
AVOLIO, Beatrice; CHAVEZ, Jessica. Professional development of women´ in STEM careers: Evidence from a Latin American country. Global Business Review, SAGE Publications Sage India: New Delhi, India, p. 09721509221141197, 2023.
BANDURA, Albert. Self-efficacy mechanism in human agency. American psychologist, American Psychological Association, v. 37, n. 2, p. 122, 1982.
BARROS, Aparecida da Silva Xavier; ALVES, Thelma Panerai.
Desigualdade de Gênero Na Ciência Brasileira: Distribuição De Bolsas PQ 1A do CNPQ nas Areas de Matemática, Física E Química. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 22, n. 64, p. 187–213, 2025.
BERTOLIN, Julio; MCCOWAN, Tristan. The persistence of inequity in Brazilian higher education: Background data and student performance. In: EQUITY policies in global higher education: Reducing inequality and increasing participation and attainment. [S. l.]: Springer International Publishing Cham, 2022. p. 71–88.
BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Editions de Minuit, 1979.
BOURDIEU, Pierre. The Forms of Capital. In: RICHARDSON, John G. (ed.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. [S. l.]: Greenwood, 1986. p. 241–258.
BRASIL. Lei N 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [S. l.]: Brasília, 1996.
CHARLESWORTH, Tessa ES; BANAJI, Mahzarin R. Gender in science, technology, engineering, and mathematics: Issues, causes, solutions. Journal of Neuroscience, Society for Neuroscience, v. 39, n. 37, p. 7228–7243, 2019.
CHERYAN, Sapna et al. Why are some STEM fields more gender balanced than others? Psychological Bulletin, v. 143, n. 1, p. 1–35, 2017. DOI: 10.1037/bul0000052.
CLARKE, Victoria; BRAUN, Virginia. Thematic analysis. In: ENCYCLOPEDIA of critical psychology. [S. l.]: Springer, 2014. p. 1947–1952.
DASGUPTA, Nilanjana; STOUT, Jane G. Girls and women in science, technology, engineering, and mathematics: Stemming the tide and broadening participation in STEM careers. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, v. 1, n. 1, p. 21–29, 2014. DOI:
1177/2372732214549471.
DEWITT, Julie; ARCHER, Louise. Participation in informal science learning experiences: the rich get richer? International Journal of Science Education, Part B, v. 7, n. 4, p. 356–373, 2017. DOI:
1080/21548455.2017.1360531.
DIAS, Robson Santos. Expansão e crise no mercado de trabalho formal fluminense entre 1985 e 2019. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, n. 19, p. 92–126, 2020.
FUNDAÇAO CARLOS CHAGAS. Elas nas Ciências: um estudo para a equidade de gênero no Ensino Médio. São Paulo, 2017.
GAVA, Thais; UNBEHAUM, Sandra. O gênero como uma chave analítica para explorar as concepções de jovens sobre a Ciência. Ciência & Educação (Bauru), SciELO Brasil, v. 30, e24017, 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: População e Domicílios – Resultados Preliminares. [S. l.: s. n.], 2022. https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 15 jul. 2025.
IBGE. Censo Demográfico 2010: Características da população e dos domicílios da Cidade de Campos dos Goytacazes. Acesso em: 20 jul. 2025. 2012. Disponível em: %5Curl%7Bhttps:
//www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censodemografico-2010.html?t=o-que-e%7D.
IBGE. Produto Interno Bruto dos Municípios. Rio de Janeiro, 2023. Acesso em: 20 jul. 2025. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contasnacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?t=oque-e.
INEP. Taxa de Evasão Escolar por Município – Campos dos Goytacazes. [S. l.: s. n.], 2023.
https://qedu.org.br/municipio/3301009-campos-dos-goytacazes. Acesso em: 17 jul. 2025.
MAIA, Marcel Maggion. Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. cadernos pagu, SciELO Brasil, p. 223–244, 2016.
MARCHEZINI, Victor et al. Participatory early warning systems: Youth, citizen science, and intergenerational dialogues on disaster risk reduction in Brazil. International Journal of Disaster Risk Science, Springer, v. 8, n. 4, p. 390–401, 2017.
NASCIMENTO, Luciana Maria Azevedo et al. Paridade de Gênero no Ensino Superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos. In: SBC.
WOMEN in Information Technology (WIT). [S. l.: s. n.], 2023. p. 217–227.
SEEBACHER, Lisa M et al. Is science for everyone? Exploring intersectional inequalities in connecting with science. In: LEARNING Science in Out-of-School Settings. [S. l.]: Frontiers in Education, 2021. v. 6, p. 673850.
SILVA, Napiê Galvê Araújo; SOUZA MOURA, Leonel Ritchie de; OLIVEIRA, Talita de et al. Desigualdade de gênero na ciência: Uma realidade nas engenharias. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 18, especial, p. 1–21, 2022.
THOMAS, John W. A review of research on project-based learning. [S. l.]: San Rafael, CA, USA, 2000.
VALENTOVA, Jaroslava V et al. Underrepresentation of women in the senior levels of Brazilian science. PeerJ, PeerJ Inc., v. 5, e4000, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.
