Cartas na Mesa:
adaptação do “jogo do mico” para divulgação de mulheres cientistas
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.350Palavras-chave:
Extensão, Mulheres na Ciência, Ciências da Natureza, Engenharias, MatemáticaResumo
O jogo “Mulheres Cientistas” têm como objetivo principal promover a valorização das mulheres na Ciência e ampliar o debate sobre igualdade de gênero nas áreas de Ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por meio de atividades realizadas na Instituição A, em escolas de educação básica e em espaços públicos, buscou-se incentivar meninas a seguirem carreiras em áreas científicas, resgatar a cultura e a ludicidade e conectar a universidade com a sociedade local. O público-alvo foram estudantes do ensino fundamental a partir do sexto ano, com especial foco nas meninas. As metas incluíam alcançar um público de 2.000 pessoas em 5 municípios. Essas metas foram superadas, visto que participaram 4.765 estudantes em 15 municípios. Para possibilitar a participação de mais grupos de estudantes e garantir a inclusão, foram produzidos vários exemplares do jogo com adaptações para estudantes com deficiência auditiva e visual. Entre os principais resultados, destacam-se uma maior conscientização sobre o papel das mulheres na Ciência e a motivação de meninas para explorar carreiras nas áreas de Ciência, tecnologia, engenharia e matemática. As atividades geraram um impacto positivo tanto nas escolas participantes quanto na comunidade acadêmica. Como conclusão, as atividades tiveram êxito em fortalecer a interação entre a universidade e a sociedade, promovendo inclusão, diversidade e educação científica de forma inovadora e acessível.
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