Mulheres nas Ciências:
A Extensão Universitária Como Ponte Entre Meninas do Ensino Médio e Mulheres da Academia
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.357Palavras-chave:
Direitos humanos, Gênero, Equidade, Ensino médioResumo
A igualdade de gênero na ciência enfrenta desafios, como a baixa representação feminina em áreas exatas e cargos de liderança, apesar do aumento da participação feminina no ensino superior. O projeto “Elas nas Ciências”, desenvolvido entre a UFRRJ e o Colégio Estadual Baldomero Barbará, buscou despertar o interesse de jovens mulheres pela carreira científica, promovendo encontros com cientistas e incentivando a pesquisa e a escrita. O trabalho foi desenvolvido com uma equipe de três orientadoras e uma bolsista da universidade, três alunas de ensino médio e uma professora, bolsistas do colégio. uma A iniciativa, apoiada pela FAPERJ, foi desenvolvida durante o ano de 2022, com encontros presenciais e online, resultou em um e-book e na aproximação dos estudantes com o sonho universitário. As ações incluíram vídeos com depoimentos de cientistas brasileiras, rodas de conversa, palestras, comunicação educativa no mural da escola e questionários sobre interesses profissionais com alunos do ensino médio. O desenvolvimento do projeto motivou a visita dos alunos à UFRRJ, onde puderem conhecer os cursos disponíveis, laboratórios e políticas de ingresso e permanência estudantil, motivando-os para o ensino superior. Como resultados principais, foi possível identificar a importância da iniciação científica no ensino médio e a estratégia de propiciar a vivência na realidade, como estímulos significativos para o engajamento dos jovens e de inspiração à carreira científica.
Referências
PINHEIRO, A. L. L. Direitos humanos das mulheres. IPEA, Ministério da Economia, Governo Federal, Brasil. 12p. 2019. Disponível em < https://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/190327_tema_i_direitos_humanos_das_mulheres.pdf> Acesso em 09jun.2021.
DE NEGRI, F. Women in Science: Still Invisible? In: Prusa, A.; Picanço, L. (eds). A Snapshot of the Status of Women in Brazil: 2019. Brazil Institute, Wilson Center, Washington, DC. Cap. 6, p. 18-19, 2019.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Educação 2018 (PNAD Educação). ISBN 978-85-240-4495-3. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf> Acesso 10jun.2021.
INEP. Notas estatísticas do Censo da Educação Superior 2019. Governo Federal, Brasil. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf> Acesso em 09jun.2021.
LINO, T. R.; MAYORGA, C. As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna. Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.7, n.3, p.96-107, 2016.
MACHADO, L. S.; et al. Parent in Science: the impact of parenthood on the scientific career in Brazil. 2019 IEEE/ACM 2nd International Workshop on Gender Equality in Software Engineering (GE). Disponível em: <https://327b604e-5cf4-492b-910b-e35e2bc67511.filesusr.com/ugd/0b341b_f53ac6eee19f454193a3ae5ef84682f4.pdf> Acesso em 09jun.2021.
ONU Mulheres; Fundo Elas; Fundação Carlos Chagas; Instituto Unibanco. Por mais mulheres nas engenharias, ciências e tecnologias. Jornal O GLOBO, 15/03/2015. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/noticias/por-mais-mulheres-nas-engenharias-ciencias-e-tecnologias-artigo-da-onu-mulheres-fundo-elas-fundacao-carlos-chagas-e-instituto-unibanco/> Acesso em 10jun.2021.
OPEN BOX DA CIÊNCIA. 50+ Mulheres Protagonistas. Gênero e Número, 2020. Disponível em: <http://www.openciencia.com.br/ > Acesso em 09jun.2021.
PINHEIRO, A. L. L. Direitos humanos das mulheres. IPEA, Ministério da Economia, Governo Federal, Brasil. 12p. 2019. Disponível em < https://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/190327_tema_i_direitos_humanos_das_mulheres.pdf> Acesso em 09jun.2021.
SILVA, L. V. Em busca de uma educação sustentável. CGE, v. 1, n. 2, p. 82-100, 2013.
SILVA, F. F.; RIBEIRO, P. R. C. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 2, p. 449-466, 2014.
UNICEF. COVID-19 and School Closures, one year of education disruption. 2021. Disponível em: https://data.unicef.org/resources/one-year-of-covid-19-and-school-closures/ Acesso em 09jun.2021.
Moster, Claudia; Vargas, Karine; Moreira, Carolina. 2022. Elas nas Ciências: Incentivando meninas na carreira científica das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/367394130_Elas_nas_Ciencias_Incentivando_meninas_na_carreira_cientifica_das_areas_de_Ciencias_Exatas_e_da_Terra_Engenharias_e_Computacao/citation/download> Acesso em 20jul.2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.
