Brilhante Mente

Um Projeto que Busca Encorajar Meninas e Mulheres nas Ciências Através da Criação de Redes de Pesquisadoras em Diversos Níveis da Carreira

Autores

  • Michele Bertoldo Coêlho USP
  • Itiara Mayra B. de Albuquerque IFUSP
  • Raiana W. L. Oliveira E. E. E. I. Marcos Antônio Cavalcanti Silva
  • Ana Carolina C. Soares E. E. E. I. Marcos Antônio Cavalcanti Silva
  • Fernanda Selingardi Matias IF/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.358

Palavras-chave:

Diversidade na ciência, Mulheres na ciência, Iniciativas de equidade

Resumo

O “Brilhante Mente” visa inspirar e empoderar meninas e mulheres a seguirem carreiras em ciências exatas, utilizando Física Estatística e Computacional aplicada à Neurociência. Com uma abordagem interdisciplinar, como desenvolvimento de pesquisa, palestras, monitorias e oficinas, o projeto conecta as alunas do ensino médio à universitárias e cientistas renomadas. Com isso, espera-se fortalecer a autoconfiança das participantes, construir uma rede de apoio entre pesquisadoras experientes e iniciantes, ensinar as alunas do ensino médio sobre ferramentas de matemática, física estatística e programação para análise de dados e discutir temas como gênero, raça e saúde mental, propondo soluções coletivas. Financiado pelo CNPq, o projeto fornece atualmente 27 bolsas para meninas e mulheres em diferentes estágios da carreira. Esse apoio é essencial, pois, além de contribuir individualmente para as participantes, contribui nacionalmente ao alinhar-se às diretrizes do Plano Nacional de Educação. Neste artigo apresentamos as atividades realizadas, os resultados obtidos por um questionário que avalia o impacto do projeto, e discussões sobre temas como gênero, raça, maternidade e carreira nas exatas. Mostramos que o projeto tem impactos positivos, como a satisfação das participantes em integrar uma rede colaborativa e o aumento do interesse pelas ciências exatas. As alunas do ensino médio relataram ampliação de conhecimentos e perspectivas de carreira, enquanto as universitárias valorizaram a oportunidade de monitorar e inspirar as mais jovens. Os próximos passos incluem fortalecer as conexões entre as participantes, ampliar a produção científica e continuar avaliando os impactos do projeto, endossando a importância de políticas públicas que reduzam desigualdades nas ciências.

Biografia do Autor

Itiara Mayra B. de Albuquerque, IFUSP

Doutoranda no Instituto de Física da USP (IFUSP) com o projeto "Portinari sob olhares interdisciplinares: estudos criativo, material e computacional". Essa linha de pesquisa utiliza técnicas de espectroscopia, imageamento e análise computacional para investigar obras de Cândido Portinari. Também é integrante do projeto Brilhante Mente, que incentiva meninas e mulheres nas ciências exatas, aprovado na Chamada Pública CNPq nº 31/2023.

Raiana W. L. Oliveira, E. E. E. I. Marcos Antônio Cavalcanti Silva

Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia, Licenciada e Bacharel em Química pela mesma instituição e Técnica em Química pela Universidade Salvador. Atua como Professora de Química do Estado de Alagoas e integra o projeto Brilhante Mente desde 2024.

Ana Carolina C. Soares, E. E. E. I. Marcos Antônio Cavalcanti Silva

Doutora em Física pela Universidade Federal de Alagoas, Licenciada em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua como Professora de Física do Estado de Alagoas e integra o projeto Brilhante Mente desde 2024.

Fernanda Selingardi Matias, IF/UFAL

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Física pela
Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado conjunto em Física pela Universidade Federal
de Pernambuco e pela Universidad de las Islas Baleares (2014, cum laude). Realizou um Estágio Pós Doutoral no Laboratório de Neurociência Cognitiva (Unicog/NeuroSpin/Université Paris-Saclay) como
bolsista CAPES em 2017-2018. Desde 2014 é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas
e parte do Corpo Docente e do Colegiado da Pós Graduação do Instituto de Física. É bolsista de
produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e
doutorado. Atua principalmente nas seguintes áreas: física de sistemas complexos, dinâmica cerebral,
neurociência computacional, análise de dados eletrofisiológicos, causalidade e complexidade em
circuitos neuronais. Está ativamente envolvida em projetos de divulgação científica e promoção de
mulheres na ciência e é coordenadora do Soapbox Science Maceió. Faz parte Comissão de Justiça,
Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI) da Sociedade Brasileira de Física. Em 2022 ganhou o prêmio
Para Mulheres na Ciência da L'Oreal em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a UNESCO
na categoria de Física.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência