Os Microorganismos, Saúde e Ambiente: Entrelaçando Currículo e Entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i1.36Palavras-chave:
Ensino de Ciências, CienciArte, Prática docenteResumo
Temas sobre os microrganismos estão presentes tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. É comum a abordagem da temática estar relacionada a uma visão negativa, cujo enfoque é somente na indicação destes como causadores de doenças. Em contrapartida, saúde e meio ambiente são questões agudas no contexto do Ensino de Ciências e ambos devem ter um enfoque transversal. O campo da CienciArte tem contribuído como subsídio para a abordagem pedagógica de temas sobre a saúde. Os animês e mangás podem ser compreendidos como integrantes desse campo. Portanto, esses possuem o potencial para ser empregado como recurso de apoio por docentes. In Hand, Parasyte e Cells at work são exemplos de recursos que apresentam uma abordagem integrada dos microrganismos pouco valorizada no ensino. E, portanto, oportunizam ao docente tratar diversas questões que são muitas vezes negligenciadas. Estimulamos os docentes a empregarem esses materias como ponto de partida para discursão junto aos estudantes e a produção de outros materiais inspirados nesses que fomentem o senso crítico, o pensamento integrado, a formação para a cidadania e a criatividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.