Os Microorganismos, Saúde e Ambiente: Entrelaçando Currículo e Entretenimento

Autores

  • Sheila Soares de Assis Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • Ana Isabelle Santana Baptista Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • Fernanda Sant Ana Pereira Silva Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • Rafael Magalhães Lyra Centro Universitário Augusto Motta
  • Anunciata Sawada Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i1.36

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, CienciArte, Prática docente

Resumo

Temas sobre os microrganismos estão presentes tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. É comum a abordagem da temática estar relacionada a uma visão negativa, cujo enfoque é somente na indicação destes como causadores de doenças. Em contrapartida, saúde e meio ambiente são questões agudas no contexto do Ensino de Ciências e ambos devem ter um enfoque transversal. O campo da CienciArte tem contribuído como subsídio para a abordagem pedagógica de temas sobre a saúde. Os animês e mangás podem ser compreendidos como integrantes desse campo. Portanto, esses possuem o potencial para ser empregado como recurso de apoio por docentes. In Hand, Parasyte e Cells at work são exemplos de recursos que apresentam uma abordagem integrada dos microrganismos pouco valorizada no ensino. E, portanto, oportunizam ao docente tratar diversas questões que são muitas vezes negligenciadas. Estimulamos os docentes a empregarem esses materias como ponto de partida para discursão junto aos estudantes e a produção de outros materiais inspirados nesses que fomentem o senso crítico, o pensamento integrado, a formação para a cidadania e a criatividade.

Downloads

Publicado

2022-03-29